Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Liga esclarece polémica dos "falsos positivos" e aplaude papel da Unilabs

Organismo assegura que "se mantém inalterada a confiança nos procedimentos que foram implementados" no futebol.

Liga esclarece polémica dos "falsos positivos" e aplaude papel da Unilabs
Notícias ao Minuto

20:26 - 27/01/21 por Notícias Ao Minuto

Desporto Comunicado

A Liga Portugal reuniu, esta quarta-feira, com a Associação Nacional de Médicos do Futebol (AMEF) e assegurou que "se mantém inalterada a confiança nos procedimentos que foram implementados no sector e que têm sido o garante que os campeonatos profissionais se mantenham em atividade".

Em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da noite desta quarta-feira, o organismo liderado por Pedro Proença assume, ainda assim, que "foram suscitadas várias questões por parte das Sociedades Desportivas".

Uma delas teve a ver com os chamados "falsos positivos" nos testes à Covid-19, que, recorde-se, deu que falar antes da primeira meia-final da Taça da Liga, quando o Sporting anunciou que iria convocar Nuno Mendes e Andraz Sporar devido a erros laboratoriais, o que suscitou um protesto da parte do FC Porto.

A Liga esclarece, agora, que "os testes de PCR positivos são sempre considerados positivos, independentemente da presença de sintomas ou da realização de outros testes nas 48 horas anteriores ou posteriores".

"O conceito de falso positivo apenas poderá ser equacionado pela Autoridade de Saúde Territorial (AST) e se o laboratório responsável pela sua realização assumir por escrito e em declaração enviada à AST o diagnóstico de 'Falso Positivo'", pode ler-se na nota.

A Liga Portugal e a AMEF destacaram, ainda, o "meritório trabalho que todos os laboratórios portugueses" têm desenvolvido "no que diz respeito "à testagem da Covid-19  e relativamente ao qual é reforçada a confiança no trabalho desenvolvido".

Aqui, é deixada uma palavra especial de ambos os organismos à Unilabs, "parceiro da Liga desde a primeira hora da retoma e que acompanha, ao dia de hoje e por opção das mesmas, 26 sociedades desportivas".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório