Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Liga esclarece polémica dos "falsos positivos" e aplaude papel da Unilabs

Organismo assegura que "se mantém inalterada a confiança nos procedimentos que foram implementados" no futebol.

Liga esclarece polémica dos "falsos positivos" e aplaude papel da Unilabs

A Liga Portugal reuniu, esta quarta-feira, com a Associação Nacional de Médicos do Futebol (AMEF) e assegurou que "se mantém inalterada a confiança nos procedimentos que foram implementados no sector e que têm sido o garante que os campeonatos profissionais se mantenham em atividade".

Em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da noite desta quarta-feira, o organismo liderado por Pedro Proença assume, ainda assim, que "foram suscitadas várias questões por parte das Sociedades Desportivas".

Uma delas teve a ver com os chamados "falsos positivos" nos testes à Covid-19, que, recorde-se, deu que falar antes da primeira meia-final da Taça da Liga, quando o Sporting anunciou que iria convocar Nuno Mendes e Andraz Sporar devido a erros laboratoriais, o que suscitou um protesto da parte do FC Porto.

A Liga esclarece, agora, que "os testes de PCR positivos são sempre considerados positivos, independentemente da presença de sintomas ou da realização de outros testes nas 48 horas anteriores ou posteriores".

"O conceito de falso positivo apenas poderá ser equacionado pela Autoridade de Saúde Territorial (AST) e se o laboratório responsável pela sua realização assumir por escrito e em declaração enviada à AST o diagnóstico de 'Falso Positivo'", pode ler-se na nota.

A Liga Portugal e a AMEF destacaram, ainda, o "meritório trabalho que todos os laboratórios portugueses" têm desenvolvido "no que diz respeito "à testagem da Covid-19  e relativamente ao qual é reforçada a confiança no trabalho desenvolvido".

Aqui, é deixada uma palavra especial de ambos os organismos à Unilabs, "parceiro da Liga desde a primeira hora da retoma e que acompanha, ao dia de hoje e por opção das mesmas, 26 sociedades desportivas".

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório