Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Braga junta-se a FC Porto e mostra-se "indignado" com atitude do Sporting

Arsenalistas sublinham que os leões querem "ter um tratamento de exceção neste contexto pandémico".

Braga junta-se a FC Porto e mostra-se "indignado" com atitude do Sporting
Notícias ao Minuto

10:29 - 19/01/21 por Notícias Ao Minuto

Desporto Comunicado

O departamento clínico do Sporting fez ontem, segunda-feira, saber que Nuno Mendes e Sporar têm condições de ir a jogo diante do FC Porto no dia de hoje para a primeira meia-final da Taça da Liga.

Os leões dão conta que os dois jogadores são "falsos positivos" daí que considerem que nem um nem outro tenham de cumprir o devido isolamento profilático até ao fim.

Se o FC Porto já veio apelidar de "crime de saúde pública" aquilo que o clube de Alvalade está a fazer, agora foi a vez do Sporting de Braga se juntar ao coro de críticas e sublinhar, em comunicado, que os pupilos de Rúben Amorim não podem "ter um tratamento de exceção neste contexto pandémico".

Comunicado do Sporting de Braga:

Como é do conhecimento público, o SC Braga viu-se privado de vários jogadores devido a testes positivos à Covid-19. Mais: diante do Boavista e do Sporting (ambos fora de casa), a nossa defesa foi totalmente dizimada pelo vírus, com Bruno Viana, Tormena e David Carmo a ficarem arredados das opções, aos quais se juntou ainda o André Castro.

Como Clube cumpridor das regras, o SC Braga aceitou o impacto da pandemia, colocou imediatamente os jogadores em isolamento durante os 10 dias exigidos pelo protocolo da DGS para o futebol, não contestou resultados positivos e, após este período, só voltou a reintegrá-los em treino no momento em que testaram negativo à Covid-19, alguns dos casos bem depois dos 10 dias exigidos por lei.

As regras são explicitas e, julgávamos nós, tinham sido elaboradas com a obrigatoriedade de TODOS os clubes as cumprirem. Qual não é a nossa surpresa quando ontem, ao final da tarde, somos confrontados com dois ‘falsos positivos’ por parte do Sporting, alegando um putativo erro do laboratório de análises (entretanto desmentido ao jornal OJOGO pelo diretor clínico da UNILABS, Maia Gonçalves).

O SC Braga mostra-se profundamente indignado pela intenção do Sporting em ter um tratamento de exceção neste contexto pandémico, não só face ao protocolo vigente a nível da Liga profissional de futebol, como no que diz respeito à sociedade em geral. Iremos estar particularmente atentos à decisão soberana das autoridades locais de saúde, confiando que se mantenha o cumprimento escrupuloso das normas vigentes.

Saliente-se que o não cumprimento do protocolo (aceite por todos os clubes na altura da retoma) irá, certamente, provocar um cenário anárquico, caótico e disruptivo no futebol português, havendo, inclusivamente, o sério risco de todas as competições profissionais serem feridas de morte ao ponto de não se concluírem.

O SC Braga continuará a cumprir escrupulosamente as regras definidas pelo protocolo da DGS, mas exige que todos os restantes clubes o façam de forma igual e sem exceções, nem que para isso seja necessária a imediata intervenção da Liga, da FPF ou do Governo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório