Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Não vou esperar por retirar-me para dizer que sou gay"

"Um treinador chegou-me a dizer que a homossexualidade era uma doença e que eles (os gays) se deveriam matar".

"Não vou esperar por retirar-me para dizer que sou gay"
Notícias ao Minuto

17:15 - 15/01/21 por Notícias Ao Minuto

Desporto Marco Lehmann

Marco Lehmann para muitos será um desconhecido, mas a partir desta semana tornou-se um exemplo para muitos. Um desportista que assumiu a sua homossexualidade, porque já não aguentava mais. 

"O meu nome é Marco Lehmann. Tenho 27 anos, sou jogador profissional de basquetebol 3x3 e decidi que não vou esperar por me retirar para anunciar que sou gay."

Numa carta enviada à Player's Voice no site oficial da FIBA, Lehmann, considerado um dos melhores atiradores do circuito 3x3 e que levou a Suíça a duas presenças no Europeu, relatou o motivo da sua decisão:

"Isto é para todas aquelas pessoas que já não querem ter uma vida dupla, para aquelas que vivem num sistema que já não existe, isto é para as futuras gerações, para que possam viver e desfrutar de uma vida desportiva sem terem de se esconder. Não vou mentir, isso é para mim também, viver sem esse fardo".

O basquetebolista assume que "não estava feliz", apesar de todos os seus sucessos desportivos e uma carreira brilhante. "Todas as semanas, quando o meu namorado me levava ao aeroporto, eu deixava de ser o homossexual feliz num relacionamento para ser um atleta profissional sem emoções que não queria falar sobre a sua vida pessoal".

O seu pior momento surgiu em dezembro de 2019. "Cheguei ao fundo do poço. Comecei a chorar, suores frios nas costas ... e para quê? Só de pensar no próximo treino. Não conseguia suportar a ideia de mudar minha personalidade mais uma vez.Ser gay num desporto colectivo parece um tabu. E isso tem que parar desde já. Há jovens jogadores que abandonam os desportos colectivos quando descobrem que são gays", explicou ao relatar uma situação que vivenciou: "Um treinador chegou-me a dizer que a homossexualidade era uma doença e que eles se deveriam matar".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório