Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Se perdermos o Clássico, a luta pelo título fica difícil"

Sérgio Conceição espera um jogo "muito competitivo e difícil" contra o Benfica.

"Se perdermos o Clássico, a luta pelo título fica difícil"
Notícias ao Minuto

12:57 - 14/01/21 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição assumiu, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que o FC Porto não pode perder pontos na receção ao Benfica se quiser continuar na luta pelo título. O treinador dos campeões nacionais assegurou, ainda, que o cansaço acumulado não servirá de desculpa para um eventual 'deslize' no Clássico.

FC Porto pode chegar às 5 vitórias consecutivas sobre o Benfica: Esperamos um jogo dentro daquilo que são os Clássicos, jogos muito competitivos e difíceis para as três equipas. São jogos muito intensos e importantes, cuja importância nós percebemos. São três pontos que ganhamos e três pontos que não deixamos o adversário ganhar.

Otávio em dúvida: Espero ter todos os jogadores disponíveis para o jogo. O departamento médico saberá responder. Já tivemos outros jogadores positivos e essa questão nunca se colocou. Espero ter todos os jogadores disponíveis.

FC Porto é favorito: Espanta-me estas estatísticas. Para amanhã, conta zero. Somos nós e o Benfica que vão escrever a história, não depende de nenhuma estatística ou dado. Depende do que fizermos naquele momento. Costumo desvalorizar, e neste tipo de jogos ainda mais.

Dupla de ataque contra o Benfica: O essencial é que os jogadores percebam o que têm que fazer com a bola para potenciar as caraterísticas de cada um deles. Não é jogando com mais avançados que se ganham mais jogos ou se é mais ofensivo. Tentamos encontrar o equilíbrio que acho necessário para que a equipa seja forte em todos os momentos de jogo.

FC Porto mais desgastado fisicamente: É um facto. Tivemos uma viagem, jogámos 120 minutos, regressámos e chegámos às 3h da manhã... Não podemos não ir a jogo por essas situações, é o que é. Sabemos que o adversário vai jogar com um 'onze' em que nenhum teve muitos minutos. Estão há sete dias sem competir e é natural que haja uma diferença. Mas não me verão a utilizar esse facto para justificar alguma coisa. Somos uma equipa de topo, todos os departamentos são de grande qualidade. Claro que preferia ter uma semana limpa para preparar o jogo da melhor forma, mas não foi possível.

Melhor momento da época: Vamos ver isso amanhã. Se não ganharmos amanhã, deixa de ser um bom momento. A hegemonia é o próximo jogo. Se amanhã não ganharmos o jogo, já teremos aqui algumas pistolas e fisgas apontadas. É como na vida.

Shoya Nakajima de saída: Não é opção para o jogo.

FC Porto mais forte mentalmente do que o Benfica: O que aconteceu nos jogos passados, tive oportunidade de explicar o porquê desses resultados. Amanhã falaremos.

Historial positivo motiva: Não entra. Os treinadores sabem o que estou a dizer. A preparação do jogo é tentar perceber como o Benfica vai jogar, o que fizemos no jogo da Supertaça bem e menos bem, o que mudou no decorrer do jogo, o que aconteceu depois... Isto é que é a preparação do jogo, o apaixonante do futebol. Com que cara chego ao pé dos jogadores e digo 'Meus amigos, vocês sabem que ganhámos ali e agora resolvam isso'? Isto não existe no futebol.

Laterais ofensivos ou mais resguardados: Faz parte da estratégia para o jogo. Isso muda a nossa forma de jogar, jogar com Manafá ou alguém mais posicional e dar outra dinâmica ao corredor de jogo. Não posso responder [risos].

Jornalistas vigiados pelo Ministério Público: Não é tema para hoje. Temos o jogo com o Benfica amanhã.

Impacto nas contas do título: Falei sempre em final, não é por amanhã ser contra o Benfica. É um ciclo grande e importante em todas as competições, onde todos os jogos são finais. Não podemos perder mais pontos porque já os perdemos para o primeiro classificado. Se perdermos mais, fica difícil essa luta pelo título, que é o principal objetivo.

Vitória com importância redobrada: Não é redobrada, é um jogo importante, é um Clássico. Se ganharmos, ganhamos três pontos e o adversário não ganha.

'Onze' inicial do Benfica: Até lhe dava dois... Um jogador que não possa jogar e que seja importante na manobra da equipa, por vezes, faz com que possa mudar outro. O jogo é feito de relações. Estamos com alguma leveza a falar disto [Covid-19], mas é um assunto importante para nós. O Benfica tem duas ou três possibilidades de jogar de forma diferente e estamos atentos a isso.

Antevisão

FC Porto e Benfica medem, esta sexta-feira, forças no estádio do Dragão, naquele que é o mais aguardado encontro da 14.ª jornada do campeonato português.

Antes disso, esta quinta-feira, Sérgio Conceição passa pela sala de imprensa do complexo do Olival, onde irá antever o Clássico com os encarnados.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 12h30 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador do conjunto azul e branco.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório