Francisco J. Marques marcou, esta terça-feira, presença no Porto Canal, onde revelou uma troca de correspondência entre o clube e a UEFA, da qual saiu a certeza de que o clube está a um curto passo de abandonar o regime de incumprimento do fair-play financeiro.
O diretor de comunicação dos campeões nacionais em título assumiu que existiu um "aviso" por parte do organismo, mas sublinhou que "assim a pandemia o permita, o FC Porto irá sair do fair-play financeiro no final desta época".
"Só não posso garantir a 100% por causa da pandemia porque não sabemos se as competições vão concluir-se. Correndo a época normalmente - como até agora, que não é normalmente, porque não há público -, o FC Porto sairá do fair-play financeiro", afirmou.
"Este ano, com a pandemia, o FC Porto enviou, na altura, uma carta à UEFA a dizer o que normalmente se faz em setembro pedimos para que deste ano seja adiado para mais tarde porque a época de transferências ainda não terminou nem sequer o mercado fechou, portanto é esperar por isso e enviaremos toda a documentação até 15 de dezembro", prosseguiu.
"Assim foi, o FC Porto enviou tudo até 15 de dezembro e a UEFA agora, finalmente, respondeu, dizendo que tendo as circunstâncias excecionais causadas pela pandemia e o impacto económico que teve em todos os clubes, porque esta situação não é vivida unicamente pelo FC Porto mas por um sem número de clubes por essa Europa fora, tendo em conta o impacto adverso nos clubes de futebol, o Club Financial Control Body decidiu que este não era um caso de incumprimento, apesar de não ter respeitado a data de 15 de setembro e ter enviado até 15 de dezembro, não é um caso de infração, que não iria haver decisão disciplinar sobre isto, iria haver apenas um aviso e que o assunto ficava encerrado", completou.
Leia Também: Luís Díaz puxou do pé direito e fez o primeiro frente ao Nacional