Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Notas do Famalicão-FC Porto: Taremi marcou e Uribe não complicou

Dragões venceram na deslocação a Vila Nova de Famalicão e garantiram continuidade no segundo lugar.

Notas do Famalicão-FC Porto: Taremi marcou e Uribe não complicou
Notícias ao Minuto

08:10 - 09/01/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Nem o gelo que se instalou no relvado impediu o FC Porto de vencer (e convencer) na visita ao Famalicão (4-1), em jogo registado na noite de sexta-feira e referente à 13.ª jornada da I Liga. Os dragões cedo se colocaram na dianteira do marcador, ainda apanharam um susto, mas a noite era mesmo de Mehdi Taremi que voltou a resolver. 

O Famalicão voltou a evidenciar ter sérios problemas que colocam em causa a permanência no máximo escalão do futebol português, ao passo que os dragões conseguiram obter um triunfo importante até de forma algo categórica. 

Mas vamos aos protagonistas. 

A figura 

Mehdi Taremi foi o grande protagonista da partida e os factos não podiam levar a outra escolha: marcou dois golos e ainda 'arrancou' a grande penalidade que Sérgio Oliveira transformou em golo. Está num bom momento de forma, parece cada vez mais entrosado com os companheiros de equipa e já contabiliza oito golos ao serviço dos dragões. 

A surpresa 

Uribe parece estar a recuperar as exibições mais conseguidas e ontem funcionou como um verdadeiro terceiro central em muitos momentos. Além disso não complicou na hora de sair a jogar e esteve sempre muito atento nas alturas em que Sérgio Oliveira se tinha aventurado na manobra ofensiva. Por esta altura, são poucos os adeptos que reclamam a saída de Danilo

A desilusão 

Vaná acaba por ficar ligado diretamente ao resultado e a uma nova derrota do Famalicão. Cometeu uma grande penalidade, no terceiro golo escorregou e ficou mal na fotografia e no quarto tento também parece ter sido surpreendido pelo remate de João Mário. Noite para esquecer. 

Sérgio Conceição 

O treinador do FC Porto viu-se obrigado a mexer no onze por força das baixas provocadas pela Covid-19, mas conseguiu manter a senda vitoriosa e os dragões protagonizaram uma exibição sólida e muito competente. Nota ainda para a forma como mexeu na equipa ao longo do jogo. Luis Díaz e João Mário 'cozinharam' o quarto golo dos dragões e selaram a vitória. 

João Pedro Sousa 

Apostou num esquema tático diferente do habitual, de forma a dar mais músculo ao meio-campo e à linha defensiva, mas aos 13 minutos viu a defesa adormecer e Taremi marcar. No final admitiu que os erros individuais podem custar caro e nada mais certo há a dizer. O Famalicão pode acabar esta jornada no último lugar da tabela classificativa. 

O árbitro 

Rui Costa teve uma noite fria... e complicada. No primeiro lance de penálti decidiu prontamente, mas no segundo ficou com dúvidas, foi aconselhado pelo VAR a ver as imagens e acabou por reverter a decisão e apontar novamente para a marca do castigo máximo. No final da primeira parte teve de mediar alguns conflitos, pediu calma a Sérgio Conceição e na segunda parte conseguiu controlar melhor os intervenientes. Noite atribulada. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório