Filipa Patão quer elevar futebol feminino e Benfica "para outro patamar"

A treinadora de futebol feminino do Benfica mostrou-se hoje entusiasmada por poder elevar a modalidade e o clube "para outro patamar", na véspera da primeira de duas finais consecutivas com o Sporting de Braga.

Notícia

© FPF

Lusa
05/01/2021 15:31 ‧ 05/01/2021 por Lusa

Desporto

Apresentação

"Foi para isto que trabalhei uma vida inteira, a lutar para ter oportunidade de fazer algo diferente. O Benfica é o meu clube de coração e foi aqui que fui formada. Acaba por ser o culminar de anos de trabalho e o alcançar de um objetivo que sempre pretendi, fazer com que o futebol feminino e o Benfica pudessem dar o passo para outro patamar", disse Filipa Patão.

Treinadora adjunta na equipa técnica de Luís Andrade, a ex-defesa central assumiu o cargo em 27 de dezembro, após a saída do antigo internacional português, numa altura em que o Benfica enfrenta vários jogos decisivos, entre os quais as finais da Taça da Liga, na quarta-feira, e da Taça de Portugal, em 13 de janeiro, ambas diante do Sporting de Braga.

"Se queremos que o futebol feminino atinja esse patamar profissional, temos de nos preparar e estar ao nível que as competições exigem. Não temos de nos queixar, mas sim ver isto como uma perspetiva positiva de que o futebol feminino está a aproximar-se cada vez mais do futebol masculino", sublinhou.

Essa aproximação é um dos principais objetivos de Filipa Patão, ao afirmar que "o futebol é igual", apenas dependendo dos intervenientes e da forma de jogar: "Vamos dar continuidade aos objetivos, mas com um cunho pessoal diferente. Quanto melhor nós formos, melhor vai ter de ser o adversário, e assim sucessivamente".

Dividindo o favoritismo entre as duas formações, a treinadora de 31 anos frisou que a equipa minhota "merece todo o respeito", mas o símbolo do Benfica "representa sempre uma obrigação de fazer mais e melhor", partindo para o jogo "com a vontade, a necessidade, o querer e a ambição de o ganhar".

"Espero um Sporting de Braga motivado, tal como nós. Ninguém joga uma final sem ser para ganhar. Perderam algumas jogadoras na transição de um ano para outro, mas tenho a certeza que não é indicador de fraqueza, mas sim de ainda mais trabalho. O nosso rigor e forma de estar foi a pensar num Sporting de Braga muito, muito forte", realçou.

A imprevisibilidade no jogo torna-se ainda mais fundamental em duas finais seguidas diante do mesmo adversário, com a treinadora das 'encarnadas' a querer estimular às jogadoras esse fator, pois "tudo o que for um padrão é mais fácil de ser anulado".

"Queremos que elas percebam o jogo, que trabalhem sempre a perceber as suas limitações e as suas fortes capacidades, retirar o melhor delas e torná-las cada vez mais imprevisíveis no jogo", explicou, pretendendo igualmente passar a mensagem de respeito e atitude: "Podem querer tramar-nos em qualquer campo, em qualquer coisa, mas na atitude ninguém nos vai tramar".

A internacional brasileira Ana Vitória, de 20 anos, contou que as atletas estão "felizes por poder disputar dois títulos", após a paragem e interrupção das provas da temporada passada, devido à pandemia de covid-19, tendo pela frente uma equipa "muito forte, com tradição no futebol".

"É sempre um jogo difícil, já ganhámos e perdemos, mas cada jogo é um jogo. Temos de estar preparadas para novas situações, novos resultados e novos desafios", afirmou a centrocampista, que expressou a vontade do plantel em ouvir e executar as ideias de jogo de cada treinador e, "acima de tudo, honrar o Benfica".

O Benfica e o Sporting de Braga defrontam-se na quarta-feira, na final da Taça da Liga de futebol feminino, com início marcado para as 19:45, no Estádio Municipal de Aveiro.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mais um erro de Onana? Guardião do United falha... até na estrada

Inglaterra

Mais um erro de Onana? Guardião do United falha... até na estrada

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas