Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Dragões e águias medem pulso à hierarquia de forças entre eternos rivais

O FC Porto e o Benfica disputam esta quarta-feira, em Aveiro, uma partida que ditará quem será o vencedor da Supertaça.

Dragões e águias medem pulso à hierarquia de forças entre eternos rivais
Notícias ao Minuto

07:13 - 23/12/20 por Sérgio Abrantes

Desporto Supertaça

Depois de conquistar a dobradinha na temporada passada, o FC Porto volta esta quarta-feira a reencontrar o Benfica em jogos a contar para títulos. 

Os dragões e as águias medem forças em Aveira na final da Supertaça de Portugal, num jogo em que o grande ausente será Pizzi, atleta que está a contas com uma infeção por Covid-19.

Depois de na última temporada os dragões terem vencido os três encontros frente às águias, este será o primeiro grande teste de fogo a Jorge Jesus desde o seu regresso a Portugal.

No lançamento da partida, ambos os treinadores defenderam a ideia de ter pela frente um adversário poderoso, atirando para 'canto' quando bate-boca relativamente a qualquer coisa que não seja o espetáculo dentro das quatro linhas.

Mas vamos à antevisão do encontro.

Treinadores em discurso direto:

Sérgio Conceição:

Benfica: Cabe-nos a nós perceber que dinâmica tem a equipa do Benfica e conhecer individualmente os jogadores. Por isso, estamos preparados para os diferentes cenários. Obviamente não controlamos o que o treinador do Benfica pensa para o onze e para a estratégia. O meu conhecimento de Jorge Jesus é do seu trabalho dos últimos anos. O que me passava no Felgueiras já não me lembro. Sei que é um treinador que empresta muita determinação e convicção no que faz. No plano tático e estratégico é diferente. 

Benfica com muito investimento: Temos de olhar para o historial do FC Porto e do Benfica. São duas equipas fortes independentemente dos orçamentos. Na Champions somos se calhar a equipa com orçamento mais baixo nos oitavos. Não vai ser por isso que não vamos lutar. Se fosse pelos orçamentos já estava definido quem ganhava os títulos. Não vejo as coisas por aí. O FC Porto é o clube com mais Supertaças. Temos a nossa responsabilidade e gostamos de a assumir, dentro do que é a responsabilidade de jogar cada jogo para ganhar. 

FC Porto na melhor série. Jogo na altura certa: Há situações em que, já ouviram falar disso, a equipa que está melhor não vence. O jogo de futebol é uma caixa de surpresas, temos de estar preparados para o que está lá dentro. Às vezes não é a equipa que está mais consistente que ganha. Mesmo em equipas de patamares inferiores, se chegam a finais melhoram-se. Acho que há outras situações que serão determinantes. 

Jorge Jesus:

Jogo: O FC Porto é uma grande equipa. Sabe quantas vezes o Benfica jogou com o FC Porto o ano passado? Três. Sabe quem ganhou? Ganhou o FC Porto as três vezes. Tenho que respeitar os meus adversários. Sejam eles querem forem. Tenho muito respeito pela final e pelo nosso adversário. Se estou confiante e os jogadores também que podemos ganhar? Sem dúvida. 

Estratégia no ataque: Estratégia é sempre um pormenor que os treinadores tentam esconder, faz parte da surpresa. Se disser quem vai jogar, eu, treinador, percebo a movimetação que a equipa vai ter. Há uma estratégia que se tenta sempre esconder, até para uma final. Não vamos fugir à nossa ideia de jogo. Cada jogo tem a sua estratégia. Há duas estratégias: uma individual e outra coletiva

Otamendi capitão: Temos o André Almeida, o Jardel, o Pizzi e o Samaris no lote de capitães, e depois há um quinto, que pode ser o Otamendi ou o Taarabt. Nunca daria a braçadeira ao Otamendi como provocação, nem para o FC Porto nem para ninguém, faria isso pela regra. O Otamendi é um dos capitães. Mas pode ser o Taarabt também

Forma das equipas nos últimos cinco jogos: 

FC Porto: V-V-V-V-V

Benfica: V-E-V-E-V

Últimos onzes:

FC Porto: Marchesín; Nanu, Mbemba, Diogo Leite e Zaidu; Corona, Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Marega e Taremi.

Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Jardel, Vertonghen e Grimaldo; Weigl, Pizzi, Pedrinho e Everton; Darwin e Seferovic

Lesionados e castigados:

FC Porto: Marcano e Mbaye (lesionados); Pepe, Otávio e Corona (em dúvida)

Benfica: Pizzi (Covid); André Almeida (lesionado); Gabriel (em dúvida)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório