Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Jogos mentais? Não sou estúpido nenhum, mas não sou de mind games"

Dragões e aguias têm encontro marcado para esta quarta-feira, numa partida que tem início marcado para as 20h45. Esta terça-feira, pelas 12h30, técnico fará a antevisão da partida.

"Jogos mentais? Não sou estúpido nenhum, mas não sou de mind games"
Notícias ao Minuto

13:04 - 22/12/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição:

FC Porto na melhor série. Jogo na altura certa: Há situações em, já ouviram falar disso, que a equipa que está melhor não vence. O jogo de futebol é uma caixa de surpresas, temos de estar preparados para o que está lá dentro. Às vezes não é a equipa que está mais consistente que ganha. Mesmo em equipas de patamares inferiores, se chegam a finais melhoram-se. Acho que há outras situações que serão determinantes. 

Pepe: Está 50-50. Não está descartada a utilização dele. 

FC Porto com dois títulos vai ser utilizado?: Não vou utilizar isso. O estatuto não joga. Será por outros caminhos que vou puxar pelos jogadores. Ter este símbolo é uma grande responsabilidade. 

Benfica com muito investimento: Temos de olhar para o historial do FC Porto e do Benfica. São duas equipas fortes independentemente dos orçamentos. Na Champions somos se calhar a equipa com orçamento mais baixo nos oitavos. Não vai ser por isso que não vamos lutar. Se fosse pelos orçamentos já estava definido quem ganhava os títulos. Não vejo as coisas por aí. O FC Porto é o clube com mais Supertaças. Temos a nossa responsabilidade e gostamos de a assumir, dentro do que é a responsabilidade de jogar cada jogo para ganhar. 

Pizzi com CovidNão vejo como uma vantagem e o Pizzi não jogar, até porque quero que esteja bem de saúde. No momento que atravessamos, é impensável ter algum tipo de alegria disto acontecer. Tendo em conta o jogo, é com estas situações negativas que os jogadores se unem mais e descobrem um espírito mais solidário. É um jogador influente e capitão. Não sei se será mais positivo ou negativo. Gostava de ter todos os jogadores.

FC Porto venceu na Luz o ano passado. Equipas vão voltar a defrontar-se em três semanas. Há ascendente em caso de vitória?: Mal seria se isso acontecesse. Isto é um título relativo a duas conquistas da última temporada. Queremos muito ganhar, mas temos outros objetivos para a temporada. Num jogo tudo pode acontecer. Faremos tudo para que as coisas corram bem.

Jesus disse que Benfica é segunda equipa que joga melhor. Concorda com os parametros?: São parecidos com os dos treinador do Benfica. Quem está na frente é quem tem merecido mais. Não vejo aqui nada de espanto. Temos Sporting e Benfica à frente no campeonato... mas isto é uma maratona. Acho que não tem nada especial. Quem está em primeiro é quem está melhor. Eu não tenho de comentar o que ele pensou, mas o que me deu a entender é que queria dizer que quem está primeiro é quem está melhor. Hoje falaram de mind games, eu falei à RTP e acho que foi completamente normal. Vou dizer isto a pensar noutra coisa?! Quando estamos a responder de uma forma natural... não sou estúpido nenhum, mas não sou de mind games. O jogo jogado é que é importante. 

Ciclo longo sem perder. Jogo mais decidido taticamente ou animicamenteO que o Pepe disse é o que eu penso também. O capitão usa a braçadeira mas todos têm responsabilidade. Aí temos de ter muitos capitães no balneário. O Pepe, jogando ou não, vai sempre ser importante. Taticamente... sempre que há jogos ricos a nível tático, para mim, são espetaculares. Depende de como olhamos para as coisas, para o plano estratégico e tático para amanhã. Sabemos que o Benfica tem uma equipa técnica experiente e nós também não andamos cá desde ontem. 

Mudanças no Benfica: Isso faz parte do que é a nossa preparação do jogo. Na véspera do jogo não vou falar do que é a equipa do Benfica. É uma equipa muito ofensiva, talvez a que tem mais ataques e chances de golo na Liga. Defensivamente muda algumas coisas. Percebemos e sabemos o que é a equipa do Benfica. Cada jogo é um jogo e há situações que não podemos prever: o estado dos jogadores, um erro ou outro dos jogadores... é mesmo assim. O que podemos controlar, a concentração competitiva, que começa no treinador e termina no roupeiro, também trabalhamos. Um jogo é um jogo e por isso é tão apaixonante. 

Jorge Jesus costuma tentar surpreender. Consegue prever o onze do Benfica?: Cabe-nos a nós perceber que dinâmica tem a equipa do Benfica e conhecer individualmente os jogadores. Por isso, estamos preparados para os diferentes cenários. Obviamente não controlamos o que o treinador do Benfica pensa para o onze e para a estratégia. O meu conhecimento de Jorge Jesus é do seu trabalho dos últimos anos. O que me passava no Felgueiras já não me lembro. Sei que é um treinador que empresta muita determinação e convicção no que faz. No plano tático e estratégico é diferente. 

Corona e Otávio: Não sei até à hora do jogo. Ninguém é bruxo, ninguém adivinha nada. Eles estão a melhorar e a fazer tratamento diariamente. 

FC Porto superior nos jogos da época passada (3 jogos): Os jogos são todos diferentes. Sabemos da importância deste jogo por ser uma final e valer um título. Todo o jogo tem a sua história e vida. Dentro de um jogo podem acontecer tantas coisas... Temos de estar preparados para o que controlamos. Queremos dar uma resposta positiva e tentar ganhar.

Pepe

Problemas com a máscara: Não há desculpas sobre a máscara

Diogo Leite: Já falei do Leite há dois anos atrás. Temos jogadores muito bons, não é só ele. Pouco a pouco vão demonstrar o trabalho sério que temos vindo a fazer.

Vitória na Supertaça seria cereja no topo do bolo?: As nossas vitórias o ano passado foram bastante importantes. Deu-nos a possibilidade de estar na Champions. Havia jogadores que nunca tinham vencido o campeonato e Taça. Poderam sentir o sabor da vitória. É sempre bom ganhar, mas também temos de saber gerir quando não ganhamos. A equipa está com fome de querer ganhar sempre. Isso cria níveis de competitividade bastante importantes.

FC Porto em boa fase. Sente que uma vitória pode ser clique para o que resta de temporada: Quando se trabalha com seriedade e com objetivos, não é o facto de podermos ganhar um jogo ao rival na Supertaça, que é um título da época passada, que possa dar-nos o clique. Quando vestimos a camisola o querer ganhar tem de estar sempre presente. É muito mais fácil trabalhar em cima de vitórias. Amanhã vai ser um jogo para podermos desfrutar. É um prémio da época passada e do trabalho que fizemos. Estamos no bom caminho porque estamos a trabalhar bem e com fome de poder fazer as coisas da melhor forma possível.

Está a 100%?: Eu tenho bastante experiência e a forma como trabalhamos aqui... quando um jogador vai para dentro de campo tem de estar bem fisicamente. Essa é a exigência do treinador. O míster já disse que é nos treinos que se ganha a oportunidade de jogar. Se entrar, tenho de estar em plenas condições.

Benfica com novo treinador. Mais forte que o da última temporada?: Sou jogador, não posso fazer essa avaliação. Espero que seja um jogo bem jogado, vamos fazer o nosso melhor para que isso aconteça

Máscara: Sinto-me bem e agora temos de esperar a decisão do treinador.

Jogo: Sempre que vestimos esta camisola o objetivo é ganhar, respeitando o adversário. Trata-se de uma final e estamos com muita vontade de jogar. É este o sentimento que nós temos. Mas quando entramos no Olival e vestimos esta camisola, ganhar faz parte do nosso dia a dia.

Expetativas do grupo para a final: A equipa está bem, estamos desejosos que chegue o jogo para podermos jogar. É este o sentimento do grupo. 

Lesão: Sinto-me bem.

Antevisão: Depois de somar uma vitória frente ao Nacional no último domingo, o FC Porto disputa esta quarta-feira o primeiro troféu da temporada, enfrentando o Benfica na Supertaça de Portugal. 

Com Corona e Otávio em dúvida para o encontro, não se sabendo ainda se Pepe terá o 'ok' do departamento médico para ir a jogo, Sérgio Conceição deverá esclarecer algumas dúvidas relativamente à utilização destes atletas.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe a conferência de antevisão da partida do técnico do FC Porto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório