Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Ter todos os jogadores atrás da linha da bola não é antijogo"

Jorge Jesus fez hoje a antevisão ao duelo frente ao Paços de Ferreira.

"Ter todos os jogadores atrás da linha da bola não é antijogo"
Notícias ao Minuto

15:34 - 05/12/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

Benfica e Paços de Ferreira defrontam-se, neste domingo, pelas 20 horas, num duelo relativo à nona jornada da I Liga.

Depois das águias golearem o Lech Poznan, por 4-0, e selarem o consequente apuramento para os 16-avos de final da Liga Europa, os encarnados procuram agora encurtar distâncias para a liderança do Sporting no campeonato nacional.

A formação lisboeta encontra-se na terceira posição, com 18 pontos, já o Paços é quinto, com apenas menos quatro pontos. 

Na conferência de antevisão à partida, Jorge Jesus voltou a esclarecer o que é antijogo e qual a prenda que mais gostava de receber neste Natal.

Maior senda de golos de Darwin na Liga Europa: O Darwin foi crescendo no decorrer da época. Na Liga portuguesa os treinadores são mais crescidos tacticamente do que na Liga Europa, daí que haja maior competência dos nossos rivais internos em conseguir anular o Darwin. 

Condição atual de Pizzi: O Pizzi é um jogador com mais características ofensivas, do que defensivas. Uns podem pensar mais que ele é um jogador de corredor central e outros dirão de ala, mas eu acho que ele é jogador de corredor central e aí pode jogar em duas posições. Nós vamos alternando essa posição, consoante o adversário. Falamos de um jogador com faro de golo e por isso tenho sempre de olhar para ele de forma positiva. Todavia é um jogador que temos de ter cuidado, afinal tem feito muitos jogos, à semelhança do Everton e do Vertonghen.

Situação de Taarabt: O Taarabt vai estar na lista de convocados e se der indicações que está apto no treino de hoje vai estar na convocatória.

Weigl e Gabriel são compatíveis no mesmo onze? Compatíveis são, mas são compatíveis quando, como e onde? Essa é que é a questão. Em muitos jogos não são compatíveis, só em alguns. São jogadores com características muito diferentes. Na minha opinião. Afinal quem forma as ideias são os treinadores, pelos menos os que conseguem e portanto quando se analisa a forma de jogar de um atleta tem de se analisar para o trabalho que o treinador faz com esse dito atleta. Não basta só analisar o jogador individualmente, agora o principal é olhar para estratégias e metodologias de treinos.

Preparação do mercado de transferências de janeiro: Eu penso que todas as estruturas do futebol se sentam à mesa para organizarem o mercado e o Benfica, como todas as equipas do mundo, não foge à regra. Quando chegar à altura o Benfica vai preparar-se para contratar e dispensar, todavia as ideias mudam semana após semana, dia após dia. 

Sente-se prejudicado por alguns falhanços de mercado: Não é por ser o Benfica, mas isso faz parte do negócio e do mercado. Isso é normal e não é falhanço nenhum (não chegarem alguns jogadores). Nós temos noção de quanto valem os jogadores que queremos, mas nem sempre corre tudo como queremos. Falhanço é eu contratar a ti (jornalista), vires para a minha equipa e não jogares tanto quanto eu pensava. Isso sim é falhanço.

Qual é a prenda que gostava de receber neste Natal: Gostaria que os adeptos regressassem aos estádios.

Jogo frente ao Paços será um encontro mais fechado e onde poderá haver antijogo? O antijogo não parte de um sistema que o treinador organiza do ponto de vista mais defensivo. Ter todos os jogadores atrás da linha da bola não é antijogo, mas sim uma forma táctica de olhar para o jogo. Antijogo é 30 faltas num jogo, o guarda-redes cair para perder tempo, os jogadores atirarem-se para o relvado, isso sim é anti-jogo. Isso é anti-jogo e eu não defendo isso. Nem o futebol defende isso.

Novidades sobre Lucas Veríssimo: Nunca senti que houvesse novela nenhuma com o Cavani, nem há com o Lucas, nem com jogador algum. Isso de novelas é na televisão e não com os jogadores. Todos os clubes estão no mercado para contratar jogadores, mas só alguns conseguem. São situações normais.

Análise ao Paços de Ferreira: É uma equipa que neste momento está na quinta posição, apenas a três pontos do Benfica e tem até menos três golos sofridos do que nós, todavia também é das que comete mais faltas, mas isso não é um problema para nós, mas sim para a equipa de arbitragem. O Paços de Ferreira tem um jogo positivo e ideias positivas, por isso é que está na quinta posição.Vai ser um jogo difícil contra um rival moralizado. 

Trabalho defensivo da equipa: Todos os momentos de jogo nos preocupam, agora claro que no decorrer da temporada há setores do terreno que nos vão preocupando mais. No último jogo já não sofremos golos, o que já é um dado relevante. Não havendo tempo para treinar ou trabalhar os momentos do jogo, só podemos é recuperar os jogadores. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório