Carimbo europeu às 'cavalitas' de Galeno: As notas do AEK-Sp. Braga

Avançado brasileiro marcou e deu a marcar no triunfo que colocou os arsenalistas nos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Notícia

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
04/12/2020 08:00 ‧ 04/12/2020 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O Sporting de Braga garantiu, esta quinta-feira, o privilégio de assistir de 'cadeirão' à última jornada da fase de grupos da Liga Europa, depois de derrotar o AEK, em Atenas, por 4-2, e selar, matematicamente, as contas do apuramento para os 16-avos-de-final.

Os arsenalistas entraram bem e, ao fim de nove minutos, já venciam por dois golos de diferença. Primeiro, Vítor Tormena desviou um canto cobrado por Ricardo Horta, e depois Ricardo Esgaio só teve de encostar, a passe de Wenderson Galeno.

Uma vantagem que acabou por fazer mal aos homens de Carlos Carvalhal, que se deixaram 'adormecer' e viram os gregos reduzir distâncias, por intermédio de Nélson Oliveira, minutos depois de assinar um falhanços escandaloso.

O jogo ameaçou complicar para o conjunto minhoto, mas, à beira do intervalo, Ricardo Horta, assistido por Wenderson Galeno, marcaria o golo que permitiria um recolher mais tranquilo aos balneários.

No segundo tempo, o Sporting de Braga colocou algum 'gelo' no jogo, que, de resto, só conheceria novas alterações no marcador à beira do apito final, primeiro pelo 'omnipresente' Galeno, e depois por Stavros Vasilantonopoulos.

O Sporting de Braga chega, assim, à última jornada na liderança do Grupo G, com os mesmos dez pontos do Leicester City. Segue-se o Zorya (que surpreendeu ao derrotar os foxes, por 1-0), com seis pontos, e, em último, o AEK, com três.

Figura

Uma distinção que não pode caber a outro jogador que não Wenderson Galeno. Uma exibição incansável do brasileiro, quer a defender, quer a atacar, até mesmo nas alturas em que a equipa se deixou relaxar em demasia. Somou duas assistências em Atenas, e o golaço marcado à beira do apito final foi a 'cereja no topo do bolo'. 

Surpresa

Vítor Tormena nem sempre tem sido a principal opção de Carlos Carvalhal para o eixo da defesa, mas mereceu a confiança do treinador em Atenas, e correspondeu (quase) em pleno. Marcou, aos sete minutos, o golo que inaugurou o marcador, e partiu para uma exibição segura. O único erro foi mesmo o mau passe para Matheus, que culminou no golo de Nélson Oliveira.

Desilusão

Al Musrati não assinou, de todo, uma exibição ao nível a que tem habituado o futebol português na Grécia. Falhou mais passes do que o normal, e viu-se incapaz de acompanhar o ritmo de André Castro quando o AEK começou a 'apertar'. Foi, de resto, a partir do momento em que foi substituído por Fransérgio que o Sporting de Braga conseguiu controlar o jogo.

Treinadores

Massimo Carrera: Sabendo que as oportunidades de seguir em frente eram poucas, o treinador italiano optou por poupar algumas peças importantes a pensar no duelo do campeonato grego, diante do Panathinaikos, como Evgeniy Shakhov ou Nenad Krsticic. A equipa ressentiu-se, mas nunca se deixou amedrontar e mostrou sempre vontade de lutar por algo mais.

Carlos Carvalhal: Ao contrário do treinador adversário 'colocou toda a carne no grelhador', e a equipa colheu frutos dessa opção desde bem cedo. Viu os minhotos relaxarem em demasia após o 2-0, e, já no segundo tempo, lançou Fransérgio e André Horta, fazendo com que estes conseguissem, por fim, controlar o jogo com bola.

Árbitro

Noite de muitos golos... mas também de muito trabalho para Georgi Kabakov, especialmente dada a predileção do AEK por tentar forçar grandes penalidades. Apesar dos protestos, manteve-se (e bem) sereno, sem nunca ceder à pressão. Acabou por pecar no capítulo disciplinar, ao não exibir o cartão amarelo quando se pedia.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ángel Alarcón 'aguarda' por Farioli: "Paciência, mente positiva"

FC Porto

Ángel Alarcón 'aguarda' por Farioli: "Paciência, mente positiva"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Volkswagen

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas