Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Presidente do Vitória FC contesta AG "ilegal": "Até conta do pão pagámos"

Continuidade de Paulo Rodrigues vai na sexta-feira a votos. Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, o líder sadino lamenta a "instabilidade" criada em torno do clube.

Presidente do Vitória FC contesta AG "ilegal": "Até conta do pão pagámos"

O Vitória FC continua em ebulição e, pouco mais de três meses depois de se ter visto despromovido ao Campeonato de Portugal devido à falta de pressupostos financeiros, prepara-se para a realização de uma Assembleia Geral destitutiva da direção, na próxima sexta-feira.

O processo foi desencadeado pela apresentação de um requerimento assinado por um grupo de 113 sócios, que aponta o dedo a Paulo Rodrigues, eleito no passado mês de outubro, por não "criar condições para cumprir as promessas eleitorais".

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o presidente sadino defende que continua a ter condições para liderar o clube, e acusa o presidente da Mesa da Assembleia Geral, Nuno Soares, de "violar os estatutos".

Paulo Rodrigues garante que tem "estado a cumprir com tudo", e recusa as acusações que lhe têm sido dirigidas, entre elas de alegada fraude fiscal por contratos assinados em 2018, quando era sócio-gerente da empresa de agenciamento Fantastic Player.

Jamais esperava enfrentar uma AG de possível destituição, ainda por cima sendo ilegal

Neste momento, sente que tem condições para continuar a presidir ao Vitória FC?

Sem dúvida nenhuma. Tenho as mesmas condições que me levaram a candidatar-me à presidência do Vitória FC. Tenho experiência, tenho equipa, tenho know-how, conhecimento do funcionamento do mundo do futebol e desporto em geral, e todas as condições e parceiros que tinha aquando da campanha eleitoral. Temos estado a fazer o que prometemos durante a campanha, e o que não fizemos no momento em que queríamos foi resultado de inúmeras tentativas de sabotarem o nosso trabalho, mas nunca desistimos e temos conseguido sempre. Não fizemos já muito mais por causa da instabilidade entretanto criada, como por exemplo no caso do investidor para a Vitória SAD, situação que já poderia estar resolvida. 

Calculo que, quando foi eleito, já saberia que teria uma tarefa difícil pela frente. Mas esperava enfrentar já uma AG de destituição?

Tinha a perfeita noção de que tinha pela frente uma montanha gigantesca para subir mas uma coisa não sabia, que era a tristeza diária que ia sentir ao deparar-me constantemente com contratos e situações absolutamente surreais e que muito prejudicam o Vitória FC. Jamais esperava enfrentar uma AG de possível destituição, ainda por cima sendo ilegal, em claro desrespeito dos Estatutos, pois não é legal que a mesma seja feita sem que haja reunião e discussão e com a presença de pelo menos dois terços dos 113 proponentes.  Os sócios têm legitimidade de ter a sua opinião, são soberanos, mas quando uma direcção é eleita é fundamental que se dê tempo e apoio para ser desenvolvido o trabalho e no final do mandato é feita a avaliação ou então, pedir uma AGE em casos em que comprovadamente se tenha prejudicado o Vitória FC, que não foi de todo o caso. 

Os promotores da iniciativa acusaram-no de não estar a cumprir com o que prometeu durante a campanha. Como responde a isso?

Não é verdade. Os 113 sócios fazem parte da oposição durante a campanha eleitoral e não estão a saber respeitar a vitória eleitoral de um candidato que não era o seu, mas a partir do momento que um candidato vence e se torna presidente há que ter espírito democrático e sobretudo respeitar o Vitória FC dando tempo para se trabalhar e não tentar de qualquer forma realizar uma AGE.  Temos estado a cumprir com tudo, volto a dizer, o que não fizemos quando queríamos não por falha com a palavra mas sim por termos sido impedidos, mas lutámos e temos conseguido tudo. As dívidas não têm fim, e até as despesas com o pão, sim o pão, tivemos de pagar porque tinha vários meses de atraso.

Começámos a regularizar os salários dos funcionários, também os salários dos jogadores, temos dado o apoio possível às modalidades, pagámos a luz e a água, que estavam com avisos de corte há muito tempo, pagámos o seguro da equipa principal em (quase 8 mil euros), pagámos o seguro das carrinhas e do autocarro, pagámos a vários fornecedores, chegámos a acordo com a Parvalorem (17 milhões de euros de dívida perdoada), chegámos a acordo com o clube Taubaté, situação que está homologada pela FIFA e que estava a colocar em risco várias equipas e centenas de atletas do Vitória FC, começámos a recuperar a Várzea, entre muitas mais coisas. O que me orgulha é ter muitos sócios e funcionários a dizerem que nunca viram uma direcção fazer tanto em tão pouco tempo, e isso dá ainda mais vontade de reerguer o Vitória. 

Acusou o presidente da Mesa da Assembleia Geral de se deixar influenciar por outras pessoas. De quem está a falar?

O mais importante não é quem está a influenciar, mas sim o presidente da MAG deixar-se influenciar, é inaceitável que tal aconteça. Não cabe na cabeça de ninguém a quantidade de vezes que já disse uma coisa e depois faz outra, e isto é tão verdade que até as pessoas da oposição se queixam do mesmo!  Acha normal a AGE violar os estatutos e ainda assim o presidente da MAG decidir realizar a mesma? Se alguém quiser impugna a AGE e aí os problemas ainda se prolongarão durante mais tempo, até aproveito para apelar a que ninguém o faça porque tenho conhecimento de vários sócios que o querem fazer.

A Fantastic Player nunca passou uma fatura ao Vitória FC

Sente-se confiante de que irá continuar presidente do Vitória FC após sexta-feira?

Sinto-me, sobretudo, de consciência tranquila e muito orgulhoso de tudo o que temos feito, mas ao mesmo tempo triste por tudo o tão grave que tenho encontrado e por não ter já conseguido fazer muito mais, porque tenho condições e capacidade para muito mais, mesmo tendo passado tão pouco tempo. Isto é uma situação completamente bizarra e nunca antes vista, em que uma direcção não teve nenhum ato de gestão danoso, não fez nada de ilegal, não fez absolutamente nada de mal contra o Vitória FC e vai enfrentar uma AGE deste tipo. Mas confio na verdade e confio na mesma análise que os sócios fizeram aquando do ato eleitoral e me escolheram para presidente do Vitória FC. 

Caso os sócios votem a favor da destituição, irá acatar a decisão?

A democracia tem de funcionar para todos e eu não sou exceção, apesar de ser numa AGE que viola os estatutos. Mas também digo algo que considero fundamental nas nossas vidas, a democracia tem de ser respeitada, os resultados das eleições respeitados e os mandatos são para se cumprir e honrar

Se lhes pudesse deixar uma mensagem neste momento, qual seria?

Deixo uma mensagem de orgulho por, diariamente, durante todo o dia e noite, estar a fazer um trabalho de acordo com o que prometi na campanha, por diariamente defender sem receio de ninguém, os superiores interesses do Vitória FC. Aliás por estar a defender o clube sem receio de ninguém é que estão a surgir várias pessoas a quererem que saia de presidente, não tenho dúvida nenhuma disto. Mas digo também e reafirmo toda a obra que já fizemos, trabalho duro, mas fundamental de pagar contas do pão, da água, da luz, começar a regularizar salários dos funcionários, dos jogadores, acordo com a Parvalorem, acordo com o Taubaté, identificação de direitos de formação não recebidos de jogadores já transferidos noutras épocas, identificação de denúncia de situações que se afiguram como possíveis crimes em prejuízo do Vitória FC, início da recuperação da Várzea, e muito mais. 

Nem um contrato assinámos, e podemos ser a mais curta direção de sempre, mas também seremos uma direção como não há desde há muitos muitos anos no Vitória FC, que tanto e melhor fez em tão pouco tempo, não demos prejuízo em nada e isso deixa-me feliz e orgulhoso pelo trabalho que temos feito todos os dias, eu e a minha direção. Também deixo claro que não duvido que a AGE de dia 4 representa ou uma continuidade no processo de reerguer o Vitória FC, ou então o iniciar uma nova fase de período eleitoral pode ser a machada final nas esperanças de recuperar o Vitória FC sem que caia nas distritais. 

Como responde às suspeitas de fraude fiscal de que é alvo?

Isso foi mais uma das muitas manobras criadas para mandar areia para os olhos dos sócios. Já expliquei essa situação de forma totalmente transparente e reafirmo, sem o Vitória FC ter pago absolutamente nada a nenhuma das partes era impossível alguém cometer qualquer ilegalidade. Ainda assim volto a dizer que a Fantastic Player nunca passou uma fatura ao Vitória FC, a Fantastic Player nunca teve faturas sem serem declaradas e pagas como a lei obriga, a Fantastic Player e o seu sócio gerente não têm nenhum contrato com o Vitória FC do montante de 195.000 mil euros de comissão, o Vitória FC nunca pagou 1€ à empresa Fantastic Player, a Fantastic Player tem a contabilidade organizada, a Fantastic Player está inativa desde o mês de maio de 2020, pela simples razão do seu sócio gerente não poder desempenhar o cargo de presidente do Vitória FC e ser intermediário de jogadores.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório