Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

FC Porto trava City e está nos 'oitavos' da Champions

Nulo no Dragão foi suficiente para carimbar o passaporte para a próxima fase da Liga dos Campeões.

FC Porto trava City e está nos 'oitavos' da Champions
Notícias ao Minuto

21:55 - 01/12/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Direto

O FC Porto garantiu, esta terça-feira, a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de um empate a zeros no Dragão frente ao Manchester City. A equipa de Sérgio Conceição passou por dificuldades, o City somou oportunidades atrás de oportunidades, mas o resultado final acabou por ser positivo para a formação portuguesa.

Resumo

Frente ao City, a posse de bola não sai barata. Todos sabem que Pep Guardiola privilegia o controlo do jogo e, apesar de jogar em ‘terreno inimigo’, no Dragão, a formação de Manchester desde cedo mostrou o ritmo que queria impor na partida.

Sérgio Conceição montou uma estratégia com três defesas para tentar contrariar o poderio ofensivo dos citizens e conseguiu. No entanto, na saída de bola as coisas não foram fáceis. A pressão alta da equipa inglesa foi uma dor de cabeça para o conjunto da Invicta, que pouco conseguiu incomodar Ederson nos primeiros 45 minutos.

Não que o Manchester City tenha disposto de um role de oportunidades infindável, pelo contrário até. No entanto, houve alguns momentos de sobressalto na grande área do FC Porto, o maior deles, talvez, tenha sido no momento do remate de Sterling aos 37 minutos. Valeu Zaidu a cortar em cima da linha de golo, uma vez que Marchesín estava batido.

No segundo tempo, o City manteve a toada e foi dono e senhor do jogo. O FC Porto não conseguiu ter muita bola e os pupilos de Guardiola foram assombrando a baliza de Marchesín, sem conseguir realmente o objetivo: o golo. Sterling voltou a visar as redes azuis e brancas, tal como o português Rúben Dias, mas nem as melhores oportunidades o City conseguiu aproveitar.

Até final, o FC Porto foi aguentando a investidas britânicas no seu meio-campo e, números à parte, a eficácia do City não foi das melhores. Gabriel Jesus ainda chegou a fazer balançar as redes aos 81 minutos, mas o VAR anulou o lance por posição irregular.

_______________________________________________________________________________________

Acompanhamento

90+5'- FINAL DO JOGO! O FC Porto empata frente ao Manchester City (0-0) e garante a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

90+3'- Eric Garcia ao lado! A bola não quer entrar na baliza do FC Porto...

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos no Dragão. Neste momento, os dragões estão nos oitavos de final da Liga dos Campeões!

88'- Gabriel Jesus cabeceia por cima da baliza do FC Porto! Nova perdida do City...

87'- Nova substituição no FC Porto: Sai Otávio e entra Fábio Vieira.

81'- GOLO ANULADO AO CITY!! Gabriel Jesus marca, mas é assinalado fora de jogo.

80'- MARCHESÍN! QUE DEFESA INACREDITÁVEL

76'- Bernardo Silva! Remate do português para defesa de Marchesín, que desvia para canto.

72'- Conceição volta a refrescar também: Entram Nanu e Evanilson para os lugares de Manafá e Marega.

71'- Guardiola mexe: Gabriel Jesus entra para o lugar de Ferrán Torres.

69'- RÚBEN DIAS! Muito perto o central do City de fazer o 1-0, mas em vez de encostar para o fundo das redes, acaba por fazer uma espécie de corte. Estava à boca da baliza... Que perdida do português.

68'- Marega vê o cartão amarelo.

64'- Este dado disponibilizado pela GoalPoint explica, e bem, a propensão ofensiva que as duas equipas têm tido até agora.

63'- Primeira substituição no FC Porto: Sai Tecatito e entra Luis Díaz.

58'- STERLING! Que arrancada após passe de Foden. Sarr não conseguiu acompanhar, o inglês arma o remate, mas valeu Marchesín a fazer a mancha! Ferrán Torres, na recarga, não conseguiu o disparo e o City perde uma das melhores oportunidades do encontro.

52'- O Marseille acaba de fazer o empate frente ao Olympiacos. Desta forma, o FC Porto nem precisa de pontuar para assegurar a presença nos oitavos de final da Champions.

51'- Cartão amarelo para Rodri, por falta sobre Marega.

51'- Remate de Sérgio Oliveira à entrada da área, defende sem grandes problemas Ederson.

46'- Já se joga a 2.ª parte na Invicta.

45+3'- Intervalo! O nulo mantém-se no marcador no Dragão.

45+2'- O FC Porto tem apenas 33% de posse de bola neste primeiro tempo. Muita bola mesmo para a equipa de Pep Guardiola.

45+1'- Mais um remate do City. Fernandinho, na grande área do FC Porto, dispara e a bola é travada pelos pés de Diogo Leite.

40'- Tecatito Corona faz um túnel a Fernandinho e o brasileiro responde à...cotovelada. Veja as imagens!

40'- Remate de meia distância de Sérgio Oliveira, de pé esquerdo, muito longe do alvo.

37'- Zaidu, mais um grande corte! Em cima da linha de golo, o lateral evita o primeiro do City. O FC Porto a passar por momentos de aperto.

36'- Corte providencial de Sarr! Tirou o pão da boca a Sterling, como se costuma dizer...

35'- Zaidu parece em condições de continuar. Guardiola aproveitou a pausa para dar algumas indicações a Bernardo Silva.

34'- Zaidu em dificuldades no terreno de jogo. O lateral vai ser assistido agora no relvado.

32'- Segundo dados da GoalPoint, Malang Sarr já conta com sete alívios neste encontro.

32'- Perigo na área do FC Porto, mas Sterling não consegue armar o remate. Corte importante de Sérgio Oliveira!

23'- FERRÁN TORRES! Contra-ataque rapidíssimo do City. Bernardo Silva colocou para a corrida de Zinchenko, que de imediato desmarca Ferrán Torres. O atacante do City não conseguiu bater Marchesín, mas estava também em posição irregular.

22'- OLHA O FC PORTO! Lançamento lateral de Zaidu, cabeça de Diogo Leite e Ederson evita que Sarr empurre para o fundo da baliza.

16'- Ederson choca com Otávio na grande área da formação de Manchester. Os portistas pediam penálti, mas o árbitro manda seguir.

15'- Os azuis e brancos têm tido muitas dificuldades em sair devido à pressão alta do City. O contra-ataque parece, para já, a opção que melhor serve o FC Porto neste momento.

10'- O City vai ocupando o meio-campo portista à medida que os minutos vão passando. 

7'- Cruzamento perigoso de Foden, Diogo Leite corta para canto. É o primeiro do jogo.

5'- O Manchester City com mais bola neste início de jogo. O FC Porto apresenta-se muito organizado a defender.

1'- Começa a partida no Dragão! Sai o FC Porto a jogar.

0'- Os jogadores entram no relvado, perfilam-se e e é tempo para ouvir o hino da Liga dos Campeões...

0'- As equipas já terminaram o aquecimento e recolhem agora aos balneários.

0'- Em relação ao último jogo, frente ao Santa Clara, o treinador do FC Porto troca Grujic (castigado), Luis Díaz e Taremi por Diogo Leite, Uribe e Marega.

0'- Sérgio Conceição lança três centrais como titulares e provavelmente vai adotar um sistema tático de 3x4x3.

0'- As equipas já aquecem no relvado do Dragão.

Onzes

FC Porto: MarchesínManafáMbembaSarr, Diogo Leite, ZaiduUribe, Sérgio Oliveira, Otávio; Corona e Marega.

Manchester City: Ederson; João Cancelo, Eric GarcíaRúben Dias, ZinchenkoFernandinhoRodri, Bernardo Silva; Ferran Torres, Foden e Sterling.

Antevisão

O FC Porto está a um ponto de alcançar os oitavos de final da Liga dos Campeões. Esta terça-feira, os dragões vão ter pela frente, na Invicta, o Manchester City e não se avizinha um jogo fácil. 

Os citizens já carimbaram a passagem à próxima fase da liga milionária e esse pode ser um factor que beneficiará o FC Porto que, nas palavras de Sérgio Conceição, vai jogar para os três pontos. 

Guardiola pode neste jogo gerir o plantel e escusado será dizer que alguma qualidade de jogo poderá perder-se no processo. Ainda assim, a equipa do FC Porto quer continuar o bom momento que atravessa e alcançar a sua sexta vitória consecutiva. O adversário não vem ao Dragão passear, mas em Manchester os azuis e brancos já deram provas de que podem olhar o gigante inglês olhos nos olhos.

Recorde-se que a passagem à próxima fase da prova milionária garante 9,5 milhões de euros a entrar nos cofres portistas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório