Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Só tenho uma preocupação, que é não estar em primeiro"

Jorge Jesus desvalorizou o facto de partir para o jogo com o Marítimo a sete pontos do Sporting.

"Só tenho uma preocupação, que é não estar em primeiro"
Notícias ao Minuto

14:29 - 29/11/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

Jorge Jesus garantiu, este domingo, não estar preocupado com o facto de partir para a deslocação ao terreno do Marítimo a sete pontos do líder, o Sporting. Em conferência de imprensa, o treinador do Benfica abordou, ainda, as negociações por Lucas Veríssimo e as mortes que abalaram o mundo do futebol na última semana.

Visita ao Marítimo: É um estádio difícil, o Marítimo tem sempre boas equipas. Pode-se esperar um Benfica que, como todas as equipas, anda à procura dos caminhos para poder ser cada vez melhor. O Benfica vai fazer um jogo com responsabilidade que todos os jogos têm e a confiança de saber que tem capacidade para conquistar três pontos no Funchal, que é o que queremos. Vai ser um jogo bem disputado. Não vamos encontrar facilidades, mas estamos preparados para as dificuldades. A responsabilidade do Benfica é sempre vencer para recuperar a posição que já teve, que é a primeira.

Jogadores infetados: A Covid-19 é o problema dos tempos modernos. Temos que saber conviver com ele. Ontem fomos testados e demos todos negativo. Aqueles que se encontraram com um teste positivo, já passaram dez dias e até poderiam estar no jogo, mas, uma vez que na Madeira exigem um novo exame negativo... Ainda não o fizemos. O Julian [Weigl], o Taarabt e o Darwin são os três únicos com esse problema. Estão fora do jogo da Madeira.

Quer um Benfica mais pressionante: Andamos sempre à procura do melhor para uma ideia de equipa. Temos uma caraterística que, quando defendemos, defendemos no meio-campo adversário. É mais difícil, mas não vamos abdicar dela, onde quer que seja. A nossa ideia é jogar dentro do que temos feito até agora.

Não está nomeado para melhor treinador do mundo: O critério de escolha é os que ganham títulos importantes... Não ganhámos só a Libertadores, ganhámos outro troféu e fomos vice-campeões do mundo. Se o Flamengo tem sido campeão do mundo, o treinador destacado no mundo teria que ser eu. Como não fui, só pode ser um, Klopp. Quanto ao resto, não me interessa nada. Se não for primeiro, para mim não tem interesse. Foi o que as pessoas decidiram, independentemente de eu saber quem é o melhor.

Sporting e Sporting de Braga são candidatos: As equipas que podem disputar os primeiros lugares são Benfica, Sporting e FC Porto. O Sporting de Braga quer intrometer-se na luta entre os grandes, e tem direito a isso por aquilo que tem demonstrado. A surpresa do Sporting estar em primeiro... Não me surpreende nada. O campeonato vai ter várias oscilações de classificação. Já foi o Benfica, hoje é o Sporting, amanhã pode ser o FC Porto. São equipas que têm capacidade para isso. Vai ser um campeonato competitivo. O mais importante é chegar ao fim em primeiro. 

Surpreendido por estar atrás do Sporting: Os três grandes têm passado histórico para que isso possa acontecer. As equipas não se caraterizam pelos números, caraterizam-se se marcam mais do que os outros para ganhar. Os números financeiros têm influência, mas não são determinantes. Se o fossem, Benfica, Sporting e FC Porto não entravam na Liga Europa nem na Champions. Mas vamos lá com ambição de poder lutar com as outras equipas.

Gonçalo Ramos pode merecer oportunidade: Como todos os jovens quando estão a começar o percurso na equipa principal... Ele já é titular do grupo. Como todos os jovens, a qualidade técnica é fundamental, mas não chega. Ninguém nasce ensinado. Tem o seu tempo. O mais importante para o Gonçalo Ramos é se tem talento. Ele tem talento, e assim sendo tudo se torna mais fácil. Vai ter as suas oportunidades para jogar cada vez mais.

Taarabt diz que o FC Porto é o grande adversário do Benfica: A nossa comunicação desportiva é um pouco complicada, porque fazem de uma palavra o sentido de tudo o que o jogador pode querer dizer. Para ele, o rival mais complicada é o FC Porto. Não pode ter opinião? Ofende alguém? Fazemos de uma palavra um contexto que não tem significado. Não vejo onde pode agredir ou denegrir qualquer equipa.

Preocupado por ser segundo: Só tenho uma preocupação, que é não estar em primeiro, e já tive. Agora, se é Sporting, FC Porto ou Sporting de Braga... Para mim, não importa.

Luís Filipe Vieira foi ao Brasil contratar Lucas Veríssimo: O presidente chegou ontem à noite. Já me comunicou que vai estar com a equipa na Madeira. Vou ter tempo para estar com ele e falar sobre todos esses pormenores. Não me compete saber as diretrizes ou se o jogador já está confirmado. No futebol, só está confirmado quando se assina.

Morte de Vítor Oliveira, Reinaldo Teles e Maradona: Foi um choque e uma surpresa muito grande, o Vítor ainda era muito jovem. Deixo a minha homenagem à família dele. O senhor Reinaldo Teles era um amigo meu. Foi uma semana um pouco complicada... Também uma figura do Benfica, que os mais antigos conhecem, que é o José Bastos. Faz parte da nossa vida. Não estamos preparados para morrer as pessoas de que gostamos. Depois, o maior jogador da história do futebol mundial... Ele e Pelé. Pelé ainda está lá, vivo. Maradona, não só por aquilo que era como génio e jogador, mas também pela forma como demonstrava a paixão pelo jogo. Nasceu para jogador de futebol. Não é um produto trabalhado, é um produto criado. Entre os dois grandes jogadores do mundo, Cristiano Ronaldo tem um pouquinho disso, mas Messi não tem nada de paixão. Não estou a dizer que o jogo dele não tem paixão. Agora, o sentimento de ter paixão pelo jogo... Penso que Maradona, até nisso, é destacado em relação aos outros.

Calendário apertado do Benfica: Quando tens sete ou oito jogadores de fora, e se calhar quatro ou cinco que vinham a jogar, tens menos soluções para dar algum descanso a um ou outro. Se o percurso fosse de cinco ou seis jogos consecutivos, teria influência. Assim, não tem muito.

Benfica entra em campo após a vitória do Sporting: A pontuação, antes ou depois de os rivais jogarem, penso que já não é importante para os jogadores. Já faz parte da responsabilidade que têm antes ou depois.

Problemas na defesa do Benfica: Claro que me preocupa quando sofro golos. Cada jogo em que sofres tem histórias diferentes. Os dois golos sofridos na Escócia é mérito de quem ataca, e não demérito de quem defende. Não contabilizo como alguns que sofremos.

Ultrapassado que está o empate a duas bolas com o Rangers, para a Liga Europa, o Benfica regressa, esta segunda-feira, à ação na I Liga, com a deslocação ao terreno do Marítimo.

Antes disso, este domingo, Jorge Jesus passa pela sala de imprensa do complexo do Seixal, onde irá antever a partida da oitava jornada do campeonato nacional.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 14h (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador dos encarnados.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório