Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Tottenham campeão já esta época? Há um dado que aponta nesse sentido

À exceção da passagem pelo Manchester United, Mourinho saiu sempre campeão das segundas temporadas de todos os clubes por onde passou.

Tottenham campeão já esta época? Há um dado que aponta nesse sentido
Notícias ao Minuto

08:49 - 28/11/20 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

No dia 20 de novembro de 2019, José Mourinho abraçou o projeto do Tottenham, tornando-se, desta forma, o oitavo clube que o Special One assumia na condição de treinador principal.

Na primeira época ao serviço dos spurs, o treinador português somou 18 vitórias em 34 partidas, empatando oito e perdendo outras oito. O emblema do norte de Londres terminou a Premier League na sexta posição com 59 pontos.

Atualmente, o Tottenham comanda o campeonato doméstico, com 20 pontos, os mesmos do que o Liverpool, com seis triunfos, dois empates e uma derrota.

E será isto um bom prenúncio para os spurs? Se é verdade que o Tottenham apenas conquistou o campeonato inglês por duas ocasiões e o último título já remonta à longínqua época de 1960/61, também é igualmente verdade que Mourinho nas suas segundas épocas, ao contrário do que é apanágio nesta profissão, costuma singrar como vencedor.

E como é que esta tese começou  a ser construída?

Depois de duas passagens por UD Leiria e Benfica, Mourinho inicia o seu primeiro projeto de sucesso, numa passagem de 18 meses pelo FC Porto onde conquistou dois campeonatos de forma consecutiva. Os dragões sofreriam apenas 19 golos na I Liga, no decorrer da segunda temporada de Mourinho no clube, enquanto, em simultâneo, o luso corria para a glória na Liga dos Campeões.

A 'luz azul' voltou a brilhar 50 anos depois 

Depois da Invicta, Mourinho faz a sua primeira aparição ao serviço do Chelsea, onde, na primeira temporada, quebra um jejum de 50 anos e devolve os blues ao patamar máximo na Premier League. Não satisfeito, e porque Mourinho é perito em conseguir feitos, conduziu a equipa de Roman Abramovich a um inédito bicampeonato

E, mais uma vez, a segunda época do então baptizado Special One foi.... um sucesso.

Milão é a capital da moda, mas o Inter sem Mourinho perdeu a moda de ser campeão

Depois da Premier League, José Mourinho começa a construir o seu pedestal em solo transalpino. Aterrou em junho de 2008 em Milão, para na primeira época conduzir o clube ao ceptro de campeão.

E na segunda temporada? Ainda se recorda da regra? O treinador português também não desatou a regra e, mais uma vez, soltou os foguetes na Serie A. Mas, maior euforia do que essa, conduziu igualmente o Inter a um tão desejado título europeu. Depois de derrubar a 'rega de Camp Nou' com um sistema ultra-defensivo, ainda se tornou capaz de derrubar o Bayern Munique, no Bernabéu. A Liga dos Campeões rumou à capital da moda... 45 anos depois. 

Deixamos ainda a ressalva para outro dado: desde que Mourinho saiu de Itália, e já lá vão 10 anos, o Inter nunca mais foi campeão.

Viragem da década e Mourinho muda-se para Espanha

Premier League, Serie A e depois.... La Liga. A terceira das cinco principais Ligas europeias não correu de feição a Mourinho.

Três anos do treinador português no Bernabéu não rimaram com sucesso absoluto, afinal do outro lado da barricada havia um Super Barcelona, com Guardiola ao leme, e que, num tiki-taka, praticamente indestrutível, 'passou a ferro' quase tudo o que era rival. Todavia, e não obstante tudo isto, Mourinho ainda foi capaz, na sua segunda temporada, lá está, de puxar dos galões, vencer a La Liga... com uns inacreditáveis 100 pontos.

Chelsea- Parte II

Muitas das vezes ouvimos a célebre frase de que não devemos voltar a um sítio onde já fomos felizes, afinal a segunda experiência pode não ser tão boa como a primeira.

Todavia, e ao longo deste artigo, já verificámos que Mourinho é de segundas mudanças. Se a primeira época, 2013/14, não correu de feição ao treinador natural de Setúbal, na época seguinte voltou, pela terceira vez no seu palmarés, a puxar lustro blue à Premier League.

A exceção à regra confirmou-se em Old Trafford

O teatro dos Sonhos foi efetivamente um pesadelo para Mourinho. Na sua primeira passagem por um clube, desde os tempos da UD Leiria e do Benfica, não conseguiu ser campeão e o melhor que o luso arrecadou foi um segundo lugar. Pese embora que, e após a sua saída, Solskjaer também não conseguiu melhor que a sexta posição...

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório