Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

FC Porto não trava no vermelho e vê os 'oitavos' cada vez mais perto

Dragões derrotaram o Marseille, por 2-0, e ficaram a apenas um ponto de distância de selar o apuramento na Liga dos Campeões.

FC Porto não trava no vermelho e vê os 'oitavos' cada vez mais perto

O FC Porto deixou, esta quarta-feira, praticamente selado o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ao derrotar o Marseille, equipa orientada pelo treinador português André Villas-Boas, em pleno Vélodrome, por 2-0.

Zaidu Sanusi inaugurou o marcador ainda na primeira parte, e, já na segunda (com o FC Porto já reduzido a dez, fruto da expulsão de Marko Grujic), uma grande penalidade concretizada por Sérgio Oliveira selou o resultado final.

‘Tempero’ de Zaidu salvou ‘receita’ desastrosa

Juntou-se um Marseille ‘desesperado’ por pontos a um FC Porto ansioso por dar um passo em frente rumo aos oitavos-de-final, e, como resultado, obteve-se um produto… desastroso no relvado do Vélodrome.

As duas equipas assinaram um jogo feio, rico em passes longos (e disparatados) e faltas duras de parte a parte, que só a espaços deixou vislumbrar algum futebol digno desse nome, maioritariamente, do lado dos franceses.

A equipa orientada por André Villas-Boas dispôs de algumas oportunidades para marcar no primeiro tempo, tendo a melhor surgido aos 15 minutos, quando o ‘baixinho’ Valère Germain saltou entre Malang Sarr e Chancel Mbemba para uma grande defesa de Agustín Marchesín.

O FC Porto só disse presente nos últimos minutos antes do apito para o intervalo. Aos 37 minutos, Zaidu atirou de longe para a estirada de Steve Mandanda. E, dois minutos depois, apareceu na pequena área para, no meio da confusão, quebrar o nulo a favor dos dragões.

Acelerar sem parar no vermelho

Se no primeiro tempo a partida pecou pela falta de qualidade, a segunda não foi muito melhor. E chegou mesmo a ameaçar ‘virar-se’ contra os homens de Sérgio Conceição quando, aos 67 minutos, Marko Grujic viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho.

No entanto, a vantagem numérica dos franceses durou apenas… três minutos, uma vez que, na resposta, Balerdi empurrou Moussa Marega na grande área e também recebeu ordem de expulsão. Na cobrança da grande penalidade, Sérgio Oliveira não vacilou e atirou a contar.

Com este triunfo, o FC Porto reforça a segunda posição do Grupo C da Liga dos Campeões, passando a somar nove pontos, menos três do que o Manchester City, que, pouco antes, derrotou o Olympiacos e carimbou o passaporte para a próxima fase.

Quanto ao Marseille, continua a ‘zeros’ ao fim de quatro jornadas, pelo que ocupa a última posição, logo atrás do conjunto orientado por Pedro Martins, que soma três. O apuramento é, assim, impossível para a equipa de André Villas-Boas.

Momento do jogo: O segundo golo do FC Porto não poderia ter chegado em melhor altura. O jogo ameaçava complicar-se para os dragões, fruto da expulsão de Marko Grujic, mas o remate certeiro de Sérgio Oliveira permitiu à equipa respirar com maior tranquilidade.

Acompanhamento

90' - Apito final no Vélodrome. O FC Porto derrota o Marseille, por 2-0, e fica a um ponto dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

90' - Sérgio Conceição esgota as substituições. Entra Loum, sai Sérgio Oliveira. O internacional português aproveita, ainda, para passar a braçadeira de capitão a Otávio.

77' - Mexem os dois treinadores. Sérgio Conceição troca Jesús Corona, Moussa Marega e Luis Díaz por Mehdi Taremi, Shoya Nakajima e João Mário. Já André Villas-Boas, faz entrar Nagatomo e Aké para o lugar de Sanson e Thauvin.

Foi assim que os dragões dilataram a vantagem em França

72' - GOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! Sérgio Oliveira não vacila diante de Mandanda e faz o 2-0 a favor dos dragões.

70' - Grande penalidade para o FC Porto! Balerdi derruba Marega na grande área, vê o segundo cartão amarelo e recebe ordem de expulsão.

67' - Contratempo para o FC Porto! Grujic entra por trás sobre Benedetto e vê o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho. Os dragões terão de jogar quase meia-hora reduzidos a dez...

66' - O que acaba de desperdiçar Marega... Lançado por Otávio, o maliano 'baralhou-se' com a bola e entregou-a, literalmente, a Mandanda.

61' - Corte 'milagroso' de Zaidu! Thauvin tinha tudo para marcar após cruzamento de Payet, mas o lateral apareceu na 'hora H' a desviar para canto.

59' - André Villas-Boas opera três alterações de uma vez. Entram Benedetto, Payet e Cuisance, saem Luís Henrique, Germain e Kamara.

58' - Eis o primeiro cartão amarelo para o FC Porto. É para Grujic, por empurrar Rongier no meio-campo.

54' - Outro cartão amarelo... E, uma vez mais, para o Marseille. Mais precisamente, para Thauvin, por falta sobre Zaidu.

49' - Mais um cartão amarelos. É para Kamara, que agarrou Marega quando o avançado do FC Porto seguia lançado rumo ao ataque.

46' - Os jogadores já estão no relvado. Arranca a segunda parte do Marseille-FC Porto.

45' - Andreas Ekberg apita para o intervalo. O FC Porto recolhe aos balneários em vantagem sobre o Marseille graças ao golo de Zaidu.

Assim foi o golo que quebrou o nulo no Vélodrome

39' - GOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Após bola bombeada para o coração da grande área, Zaidu insistiu e, já na pequena área, desviou para o fundo das redes.

37' - Oportunidade para o FC Porto! Zaidu recebeu a bola na 'meia-lua' e rematou para uma bela defesa de Mandanda. É o primeiro 'tiro' da noite para os dragões no Vélodrome.

36' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Sanson, após uma entrada feia sobre Sarr.

28' - Aí está o primeiro cartão amarelo da noite! É para Balerdi. O defesa teve de recorrer à falta para travar Marega, que se preparava para ensaiar um contra-ataque perigoso.

15' - Grande defesa de Marchesín! Após bola bombeada para a grande área do FC Porto, Germain, de cabeça, atirou para uma brilhante estirada do argentino.

12' - Mais uma tentativa dos franceses. Kamara, de muito longe, encheu o pé e rematou diretamente... para as bancadas 'desertas' do Vélodrome.

4' - A primeira oportunidade da noite pertence ao Marseille! Sanson apareceu à entrada da grande área, mas, pressionado por Sérgio Oliveira, atirou ao lado do alvo.

0' - Apito inicial no Vélodrome. Já rola a bola no Marseille-FC Porto.

'Onzes'

Marseille: Mandanda; Sakai, Álvaro, Balerdi, Amavi; Kamara, Sanson, Rongier; Luís Henrique, Thauvin e Germain.

FC Porto: MarchesínManafáMbembaSarrZaidu; Sérgio Oliveira, GrujicOtávio; Luis Díaz, Corona e Marega.

Antevisão

O FC Porto visita, esta quarta-feira, o Marseille, equipa orientada por André Villas-Boas, sabendo que, em caso de nova vitória, deixa praticamente garantido o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Os homens de Sérgio Conceição vão a jogo num dia praticamente delicado, uma vez que, horas antes do apito inicial no Vélodrome, ficaram a saber da morte de Reinaldo Teles, histórico dirigente azul e branco, que não sobreviveu à Covid-19.

Os dragões, recorde-se, ocupam, neste momento, o segundo lugar do Grupo C da prova milionária, com seis pontos, menos três do que o Manchester City e mais dois do que o Olympiacos. Quanto ao Marseille, é último, sem qualquer ponto conquistado.

O Marseille-FC Porto será ajuizado pelo árbitro sueco Andreas Ekberg e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório