Powered bySolverde
Disclaimer

Bom ritmo e pole no bolso. Irá o Falcão voar no GP de Portugal?

Tudo indica que Miguel Oliveira poderá fazer uma boa prova na última corrida da temporada no MotoGP. Emoção portuguesa à parte, o Falcão tem realmente boas hipóteses de assegurar, pelo menos, um lugar no pódio em Portimão.

Notícia

© Getty Images

Ruben Valente
22/11/2020 07:14 ‧ 22/11/2020 por Ruben Valente

Desporto

MotoGP

Foi com a confiança de quem corre no seu país natal e com o conhecimento de quem já percorreu o circuito de Portimão vezes sem conta que Miguel Oliveira começou o fim de semana do Grande Prémio de Portugal. 

Desde os primeiros treinos livres que o piloto português demonstrou rodar num bom ritmo, sempre colado aos melhores tempos. O homem da casa, piloto da KTM Red Bull Tech 3, acabou a fazer história e tornou-se no primeiro português a alcançar uma pole position no MotoGP. Foi também o sétimo piloto diferente a alcançar o primeiro lugar da grelha de partida nesta temporada de 2020.

E, afinal, o que podemos esperar de Miguel Oliveira neste Grande Prémio de Portugal?

O seu conhecimento da pista rapidamente iria ser uma vantagem que desvaneceria. Como o próprio Miguel Oliveira indicou, todos os restantes pilotos iriam habituar-se rapidamente ao traçado de Portimão, mas, ainda assim, na primeira sessão de treinos livres o português pareceu ter tirado partido dessa mesma vantagem. Com o tempo de 1m40,122s, o Falcão liderou a primeira sessão de treinos na sexta-feira, embora à tarde as coisas tenham mudado.

Miguel Oliveira fez apenas o 13.º melhor tempo na segunda sessão de treinos livres, mas a confiança do português estava inabalável. "Da manhã para a tarde melhoramos bastante a moto, mas mesmo assim ficamos um bocadinho fora do nosso potencial com este pacote de moto e pneus, porque quisemos salvar o pneu macio para a qualificação de amanhã", referiu Oliveira, deixando antever uma boa surpresa para a qualificação de sábado.

Foi então na terceira sessão de treinos livres que Miguel Oliveira garantiu o acesso direto à Q2, após 'voar' novamente com um dos melhores tempos. O piloto da Tech3 alcançou o tempo de 1m39,330s e ficou apenas a 125 milésimos de segundo do líder da sessão, Jack Miller. A qualificação tinha tudo para correr bem, mas acabou mesmo por ser histórica.

Histórica pole e recorde de pista em Portimão

Miguel Oliveira vinha a dar bons indicadores até à qualificação, mas quem o acompanha sabe que marcar tempos nem sempre é o forte do Falcão. Contudo, o português tem vindo a mostrar-se um piloto cada vez completo e confirmou isso mesmo no melhor local de todos, em Portimão.

Com o tempo de 1m38,892s, Miguel Oliveira tornou-se no primeiro português a conseguir uma pole position no MotoGP, e fixou também o recorde do Autódromo Internacional do Algarve. O Falcão voou na qualificação e todos os indicadores prometem uma excelente corrida para este domingo.

"O trabalho ainda não está feito, temos de concluir e fechar com chave de ouro este fim de semana", referiu Miguel Oliveira após alcançar a pole position. O 'nosso' português no MotoGP é um 'racer' e, por isso, a expectativa é elevada. O ritmo de corrida dependerá da escolha de pneus, mas, tendo em conta os treinos e prestação na qualificação, a KTM RC16 de Miguel Oliveira promete corresponder aos desejos do piloto de Almada: vencer a sua segunda prova no MotoGP e triunfar no seu primeiro Grande Prémio em terras lusitanas.

A corrida terá início às 14h00 (hora de Portugal Continental) deste domingo, e será transmitida na SportTV 2.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas