Foi com a confiança de quem corre no seu país natal e com o conhecimento de quem já percorreu o circuito de Portimão vezes sem conta que Miguel Oliveira começou o fim de semana do Grande Prémio de Portugal.
Desde os primeiros treinos livres que o piloto português demonstrou rodar num bom ritmo, sempre colado aos melhores tempos. O homem da casa, piloto da KTM Red Bull Tech 3, acabou a fazer história e tornou-se no primeiro português a alcançar uma pole position no MotoGP. Foi também o sétimo piloto diferente a alcançar o primeiro lugar da grelha de partida nesta temporada de 2020.
E, afinal, o que podemos esperar de Miguel Oliveira neste Grande Prémio de Portugal?
O seu conhecimento da pista rapidamente iria ser uma vantagem que desvaneceria. Como o próprio Miguel Oliveira indicou, todos os restantes pilotos iriam habituar-se rapidamente ao traçado de Portimão, mas, ainda assim, na primeira sessão de treinos livres o português pareceu ter tirado partido dessa mesma vantagem. Com o tempo de 1m40,122s, o Falcão liderou a primeira sessão de treinos na sexta-feira, embora à tarde as coisas tenham mudado.
Miguel Oliveira fez apenas o 13.º melhor tempo na segunda sessão de treinos livres, mas a confiança do português estava inabalável. "Da manhã para a tarde melhoramos bastante a moto, mas mesmo assim ficamos um bocadinho fora do nosso potencial com este pacote de moto e pneus, porque quisemos salvar o pneu macio para a qualificação de amanhã", referiu Oliveira, deixando antever uma boa surpresa para a qualificação de sábado.
Foi então na terceira sessão de treinos livres que Miguel Oliveira garantiu o acesso direto à Q2, após 'voar' novamente com um dos melhores tempos. O piloto da Tech3 alcançou o tempo de 1m39,330s e ficou apenas a 125 milésimos de segundo do líder da sessão, Jack Miller. A qualificação tinha tudo para correr bem, mas acabou mesmo por ser histórica.
The first Portuguese rider to take a #MotoGP pole, and what a place to do it!!! @_moliveira88 is the 7th different polesitter of 2020! #PortugueseGP pic.twitter.com/i9yYLixx1Y
— MotoGP (@MotoGP) November 21, 2020
Histórica pole e recorde de pista em Portimão
Miguel Oliveira vinha a dar bons indicadores até à qualificação, mas quem o acompanha sabe que marcar tempos nem sempre é o forte do Falcão. Contudo, o português tem vindo a mostrar-se um piloto cada vez completo e confirmou isso mesmo no melhor local de todos, em Portimão.
Com o tempo de 1m38,892s, Miguel Oliveira tornou-se no primeiro português a conseguir uma pole position no MotoGP, e fixou também o recorde do Autódromo Internacional do Algarve. O Falcão voou na qualificação e todos os indicadores prometem uma excelente corrida para este domingo.
"O trabalho ainda não está feito, temos de concluir e fechar com chave de ouro este fim de semana", referiu Miguel Oliveira após alcançar a pole position. O 'nosso' português no MotoGP é um 'racer' e, por isso, a expectativa é elevada. O ritmo de corrida dependerá da escolha de pneus, mas, tendo em conta os treinos e prestação na qualificação, a KTM RC16 de Miguel Oliveira promete corresponder aos desejos do piloto de Almada: vencer a sua segunda prova no MotoGP e triunfar no seu primeiro Grande Prémio em terras lusitanas.
A corrida terá início às 14h00 (hora de Portugal Continental) deste domingo, e será transmitida na SportTV 2.