Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

A Volvo tem um novo (e inovador) simulador que se inspirou nos videojogos

A nova ferramenta utiliza tecnologia da indústria do gaming para desenvolver automóveis mais seguros.

A Volvo tem um novo (e inovador) simulador que se inspirou nos videojogos
Notícias ao Minuto

09:20 - 25/11/20 por Notícias Ao Minuto

Auto Volvo

A Volvo Cars apresentou este mês de novembro o seu simulador de condução mais avançado de sempre. 

Este simulador é um inovador sistema de realidade mista que é usado para fazer novos avanços em matéria de segurança e tecnologia de condução autónoma por exemplo.

A sua configuração utiliza um assento de condutor móvel, um volante com feedback táctil e um headphone nítido de realidade virtual que torna difícil distinguir a realidade da simulação – o que é precisamente o objetivo.

O simulador utiliza a tecnologia mais recente da plataforma de desenvolvimento 3D em tempo real Unity e da empresa finlandesa Varjo perita em realidade virtual e mista, sendo capaz de simular a condução de um automóvel real em estradas reais. É capaz ainda de combinar gráficos realistas em 3D de alta definição, um headphone de realidade aumentada e um fato de corpo inteiro Teslasuit que fornece feedback táctil de um mundo virtual, ao mesmo tempo que monitoriza as reações corporais.

Essa combinação de software e de hardware permite que os engenheiros da Volvo Cars sejam capazes de simular vários cenários de tráfego numa estrada real e com um automóvel real, tudo em total segurança e quantas vezes quanto necessitarem. As equipas podem ainda obter informações importantes sobre a interação entre as pessoas e o automóvel para o desenvolvimento de novos recursos de segurança, sistemas de assistência ao condutor e condução autónoma.

Os testes podem ainda englobar recursos de segurança ativa imaginária e assistência ao condutor, interfaces de utilizador de condução autónoma, modelos de automóveis futuros e muitos outros cenários. O simulador pode ser usado em pistas de testes reais ou em laboratório sendo possível personalizar cada cenário. As possibilidades são praticamente... infinitas.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório