Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Queremos demonstrar o nosso poder e queremos passar a eliminatória"

Técnico das águias falará aos jornalistas fazendo a antevisão do encontro frente ao Paredes, partida que se disputa este sábado pelas 21h15.

"Queremos demonstrar o nosso poder e queremos passar a eliminatória"
Notícias ao Minuto

14:30 - 20/11/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

Jorge Jesus, técnico do Benfica, fez esta sexta-feira a antevisão do jogo frente ao Paredes, partida a contar para a Taça de Portugal, deixando algumas certezas sobre o jogo, nomeadamente que não vai utilizar jogadores que estiveram nas seleções.

Esperando-se um jogo de dificuldade teoricamente baixa, o técnico lembrou que as águias estão obrigadas a vencer, afastando qualquer cenário de que o grupo esteja já a olhar para uma possível final.

Fique com o essencial da conferência de imprensa de Jorge Jesus.

Darwin - três jogos fora. Preocupa?: Não há nada que conseguimos fazer para ele não apanhar o vírus. Um dos problemas é viajar e ir para as seleções. Nas seleções não há tanto cuidado e o Darwin foi um dos jogadores que ficou infetado. Acho que isso é difícil de controlar. A única forma de o fazer, face à pandemia, acho que as seleções deviam ter parado. A prova está aí. Quase todos os jogadores que foram para as seleções regressam com o vírus. Ausência de Darwin? É um que já estará imune e não terá problemas com o vírus. 

Disse que ia poupar internacionais: Todos os jogadores que estiveram fora nenhum vai para jogo. Trabalhámos com os jogadores que ficaram cá para este jogo. Achámos que estes jogadores dão-nos segurança e confiança para fazer este jogo. O Paredes tem alguns jogadores mais conhecidos da II Liga, tem dois ou três que conheço. Todos os outros são jogadores que têm passado por divisões inferiores, mas isso não quer dizer nada. Muitos começam pelos escalões mais baixos, mas não quer dizer que não haja lá jogadores com valor. Será um jogo que vai ser tudo para o Paredes, que na véspera os jogadores já estão a sonhar com o Benfica. Faz parte da motivação dos jogadores do Paredes e da estrutura e administração do clube. É uma festa... não é total porque não há público. O futebol sem público não digo que não é nada, mas é tudo diferente. Para jogadores, treinadores... tudo é diferente. 

Tiago Pinto - AS Roma: Quando cheguei ao Benfica não conhecia o Tiago, ensinou-me a conhecê-lo. Se calhar é pela muita capacidade que tem que vai para a Roma. É uma perda, mas faz parte do processo do que é o futebol em Portugal. Todos os quadros que demonstram alguma capacidade superior são solicitados pelos clubes que têm capacidade para os levar. É uma realidade do futebol português. Os melhores muitas vezes vão ter de sair. Na seleção não jogava um jogador do campeonato português. A capacidade financeira dos clubes em Portugal não é como as outras equipas. Mas trabalhamos como nenhuma equipa. Vêm cá aprender connosco. 

Lucas VeríssimoNão vou esconder. Foi sempre um jogador que fazia parte da nossa agenda. Todo o processo burocrático e financeiro é com o presidente e com o Rui Costa, principalmente com eles os dois e com o diretor financeiro. Eu só identifico a qualidade do jogador. Esse processo que possa ter de avançar não sei como vai acontecer. Não sei se o vou ter ou não. Sinceramente não sei. Se o gostava de ter? Gostava, não tenho dúvidas.

Darwin e Weigl (este último treino no Seixal): Temos de saber viver com a Covid-19 em todas as profissões. Claro que, a bolha onde os jogadores estão a trabalhar é uma população controlada de três em três dias. Mesmo assim surgem casos. O Darwin já regressou com o problema do Covid porque vários jogadores do Uruguai estão contagiados. As equipas de futebol são trabalhadores como todos e são exemplo para todas as profissões do mundo. São privilegiados porque são constantemente testado. O Weigl foi detetado e ficou fora. O resto está tudo negativo. Enquanto não há vacina temos de trabalhar assim. Testar, isolar e prevenir. Não é preciso ser muito conhecer da ciência do Covid. Para o curar é preciso, para lidar com ele não é preciso. Tenho quase a certeza que vocês não são testados, não sabem se estão assintomáticos, mas os jogadores são sempre testados. Não sabemos onde está e como chega.... Se não fizermos testes como é que sabemos? Eu esta semana já fui testado três vezes. Daqui a dois ou três dias posso ter Covid-19 e não sei de onde vem. Imaginem quem não é testado. 

Jogos teoricamente com menos pressão - palco ideal para Gonçalo Ramos?: Independemente deste jogo poder dar essa ideia, muitas das vezes coloca-se um problema de oportunidade. Tudo isso tem os seus momentos e o seu tempo. Hoje não é fácil gerir uma carreira de um jovem nas grandes equipas em Portugal. Primeiro pensamento dos jovens: querer jogar na primeira equipa. Segundo pensamento: emigrar, sair para fora. Hoje, todos, tirando algumas exceções, estes jovens que estão nos grandes, por vários motivos, não estão muito interessados em esperar o seu momento. Com a idade deles se calhar também pensava assim. Não vai só ser titular o Gonçalo Ramos, vão oito jogadores da equipa B e 2 juniores ser chamados

Correções na paragem: Tivemos tempo, mas não conseguimos passar o que é o crescimento de uma equipa quando as coisas não correm tão bem. Os jogadores foram-se embora. Estiveram 11 dias fora. O setor que mais tinhamos de trabalhar era o defensivo e praticamente não o podemos fazer. Não estavam cá os dois centrais. Passámos à frente na ordem de trabalho. Não nos debruçámos sobre isso porque não tínhamos os jogadores para o fazer. 

William Carvalho: Trabalhou comigo alguns anos e sei o valor dele. É um grande jogador e como treinador do Benfica gosto de grandes jogadores. Temos vários jogadores nessa posição que me dão a segurança necessária. Não tenho um problema em dizer que William é um excelente jogador.

O que significa a Taça: Só vou recordar as finais ganhas e perdidas quando chegarmos à final. Aí sou capaz de lembrar da última final que tive no Jamor. Nunca mais quero recordar-me dela, não por ter perdido, mas pelo que se passou antes. 

Jogo com Paredes para a Taça: Este jogo, deste troféu, um troféu que eu pessoalmente tenho muito carinho, tanto para as grandes equipas como para as que não são tão grandes, faz parte de uma competição que é a festa do futebol português. Hoje não tanto por causa do Covid. É um jogo e uma eliminatória com carácter diferente de um jogo de campeonato. Vamos com a nossa responsabilidade, independemente do Paredes ser uma equipa de um escalão inferior. Em seis jogos só perdeu um jogo e tem o mesmo treinador há muitos anos. É só um jogo. Sabemos que a Taça de Portugal nos traz muitas surpresas. Respeitamos muito o nosso adversário. Sem adeptos não à festa. Queremos demonstrar o nosso poder e queremos passar a eliminatória. Essa esta é uma prova que temos muita responsabilidade. 

Paragem boa ou má?: Tenho-me habituado ao longo destes quatro meses... não digo que estejam mais tempo fora do que comigo, mas os jogadores chegaram a conta gotas, alguns mais cansados que outros. Vieram todos carregados e são jogadores que vou tirar do risco deste jogo. 

Antevisão: Depois de uma paragem, no caso do Benfica, bem-vinda, para compromissos de seleções, o futebol regressa aos relvados portugueses com a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. 

Jorge Jesus, técnico das águias, fará a antevisão do jogo da sua equipa frente ao Paredes, isto depois de uma reta de resultados negativos antes da paragem.

Privado de Weigl e de Darwin, ambos com casos diagnosticados de Covid-19, o técnico deverá deixar antever que alterações prepara para o jogo de amanhã.

Fique com o Desporto ao Minuto e siga, em direto, todas as declarações de JJ.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório