Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Portugal à boleia de Rúben Dias vence na despedida da Liga das Nações

Exibição pouco conseguida acabou disfarçada por bis de um herói inesperado. Croatas jogaram com menos um jogador mais de 30 minutos mas acabaram por garantir a permanência na Liga A. São os suecos quem descem de divisão.

Portugal à boleia de Rúben Dias vence na despedida da Liga das Nações

Portugal arrancou a ferros, esta terça-feira, uma vitória na visita a Croácia (3-2), em jogo de despedida da Liga das Nações. Depois de ter hipotecado as possibilidades de chegar à final four da prova, a seleção das quinas sofreu para vencer os croatas em Split. 

Rúben Dias foi o grande herói da partida, ao marcar dois golos, e conseguiu disfarçar uma exibição pouco conseguida por parte dos comandados de Fernando Santos. 

Filme do jogo

A primeira parte da partida revelou uma seleção nacional algo presa e demasiado agarrada às individualidades. A Croácia, por seu turno, até parecia não ter grandes argumentos ofensivos, mas chegou ao golo aos 29 minutos. Rúben Semedo cortou mal a bola dentro da grande áreaPasalic cruzou para Kovacic que, depois de uma primeira defesa de Rui Patrício, quebrou o nulo e abriu as contas do marcador em Split. 

Os croatas ficaram moralizados e não chegaram ao segundo golo ainda na primeira parte por pura sorte. Juranović teve na cabeça, literalmente, a oportunidade de ampliar as contas, mas tentou colocar tanto a bola ao poste mais distante que acabou por falhar a baliza portuguesa. 

A resposta portuguesa só chegou perto do intervalo, com um remate fortíssimo de Danilo que, porém, Handanovic defendeu a dois tempos. 

Na segunda parte, surgiu uma resposta mais cabal da seleção. A Croácia ficou reduzida dez jogadores aos 49 minutos e três minutos depois chegou ao golo do empate por intermédio de Rúben Dias. 

Portugal carregou no acelerador e aos 60 minutos chegou ao segundo golo num lance ferido de legalidade. Diogo Jota tocou com o braço esquerdo na bola, o árbitro nada viu e assistiu Félix para o golo da reviravolta lusa. 

Com a seleção das quinas em vantagem, era previsível que o jogo estivesse perto de estar resolvido até pela questão da vantagem numérica. Mas tal não aconteceu. Apenas cinco minutos depois, a defensiva portuguesa voltou a comprometer e Kovacic bisou com um belo remate certeiro. 

O jogo ficou aberto, com oportunidades numa e noutra baliza e Portugal continuava a acumular erros sucessivos. Mal a defender e pouco expedito a atacar, Fernando Santos lançou para jogo Bernardo Silva, Cancelo, Paulinho, Sérgio Oliveira e Trincão para tentar superar uma formação croata que tudo fazia para segurar o empate e não descer de divisão na Liga das Nações. 

No entanto, o herói da partida morava na defesa. Em cima do apito final, Rúben Dias aproveitou uma asneira conjunta dos jogadores da Croácia para marcar, bisar e fixar o resultado final (3-2) em Split.

Por seu turno, apesar da derrota, os croatas conseguiram alcançar o objetivo de ficar na Liga A da Liga das Nações por conta da derrota da Suécia em França (2-4). São os suecos que descem de divisão.

Momento do jogo: O primeiro golo da Croácia aconteceu num momento algo inesperado e colocou Portugal a correr atrás do prejuízo.

Relato em direto

90'+3- Apito final! Portugal sofreu, mas venceu a Croácia (3-2) graças a um golo de Rúben Dias na reta final do encontro. 

90'- GOOOLLLOOOO!! Rúben Dias bisa após uma asneira da Croácia e pode ter garantido a vitória (3-2) já perto do apito final!!

77'- Dupla alteração para Portugal: Saem Danilo e Jota, entram Sérgio Oliveira e Paulinho

76'- Trincão abriu o livro, tira um croata da frente e arriscou o remate mas sem sucesso. 

73'- Croácia à beira do terceiro golo! Valeu a falta de pontaria de Brekalo!

71'- Dupla alteração para Portugal: Saem Mário Rui e Félix, entram Cancelo e Bernardo Silva. 

Veja aqui o golo de Kovacic!

65'- GOOOLLLOOOO!! Kovacic empata a partida com um golaço ainda antes da grande área!! A assistência foi de Vlasic. 

Veja aqui o golo de João Félix!

60'- GOOOLLLOOOO!! João Félix marca depois de Diogo Jota dominar a bola com o braço esquerdo. O árbitro nada assinalou e o golo vale mesmo! Está consumada a reviravolta lusa. 

54'- Ronaldo (Portugal) vê o cartão amarelo por simulação.

Veja aqui o golo de Rúben Dias!  

52'- GOOOLLLOOOO!! Rúben Dias estreia-se a marcar e faz o empate (1-1) na partida!! Depois de um livre direto de CR7, defendido por Handanovic, Rúben Semedo assistiu Rúben Dias para o golo do empate!

49'- Rog (Croácia) viu o segundo cartão amarelo e recebe ordem de expulsão. O jogador croata acertou em cheio no tornozelo de Cristiano Ronaldo.

48'- Rúben Dias quase empata o jogo com um cabecamento após livre indireto de João Moutinho. 

46'- Substituição para Portugal: Trincão entra para o lugar de Bruno Fernandes.  

46'- Recomeça a partida em Spit! A segunda parte já está em andamento!

INTERVALO

45'- Intervalo em Split! A Croácia vai vencendo Portugal (1-0) com um golo de Kovacic aos 29 minutos!

45'- Félix remata fraco para as mãos de Handanovic

39'- Danilo obriga Handanovic a defesa apertada! Remate forte mas à figura!

37'- Que perdida de Juranović!! Tinha tudo para fazer o segundo golo da Croácia mas atirou ao lado depois de um cruzamento venenoso de Perisic

32'- Que corte providencial de Moutinho!! A Croácia esteve à beira de ampliar a vantagem depois de uma defesa pouco esclarecida de Rui Patrício.

Veja aqui o golo de Kovacic!

29'- GOOOLLLOOOO!! Kovacic quebra o nulo (1-0) e coloca a Croácia na frente do marcador! O médio do Chelsea rematou para uma primeira defesa de Rui Patrício, mas na recarga não perdoou e abriu as contas em Split. Rúben Semedo não fica isento de culpas neste lance...

27'- Corte de Rúben Semedo e canto a favor da Croácia. 

23'- Cartão amarelo para Rog (Croácia). 

19'- Ronaldo quase desbloqueava o marcador! Mário Rui cruzou com conta, peso e medida, mas CR7 falhou no tempo de salto e não acertou bem na bola com a cabeça. 

14'- Diogo Jota atira para fora! Grande cruzamento de Bruno Fernandes, mas Jota não consegue fazer o cabeceamento nas melhores condições!

12'- Lance de muito perigo junto da baliza croata, mas os jogadores portugueses não arriscaram o remate. Ainda assim, a seleção nacional ganha um canto! 

Portugal começa o jogo no habitual 4x3x3 e com Ronaldo descaído para a esquerda no ataque. 

0'- Rola a bola em Split! Já se joga o Croácia-Portugal!

________________________________________________________________________________________________________________

Equipas iniciais  

Croácia: LivakovićJuranovicLovrenSkoric e BradaricRogKovacic e ModridPasalic, Vlasic e Perisic

Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Rúben Semedo, Rúben Dias, Mário Rui; Moutinho, Danilo, Bruno Fernandes; João Félix, Cristiano Ronaldo, Jota

Antevisão

Croácia e Portugal medem forças, esta segunda-feira, em jogo da última jornada da Liga das Nações. Com a final four já fora do horizonte da seleção nacional, a partida desta noite será de maior importância para os croatas. 

A seleção da Croácia precisa de ganhar para se manter na Liga A desta competição, ainda que o resultado da Suécia diante de França também entre nesta equação. 

Na antevisão da partida, Fernando Santos garantiu que Portugal iria entrar em campo com o objetivo de sempre: ganhar. Ainda assim, a verdade é que nada está em jogo para a seleção das quinas a não ser honrar a camisola portuguesa. 

O pontapé de saída está agendado para as 19h45 e poderá seguir, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório