Portugal arrancou a ferros, esta terça-feira, uma vitória na visita a Croácia (3-2), em jogo de despedida da Liga das Nações. Depois de ter hipotecado as possibilidades de chegar à final four da prova, a seleção das quinas sofreu para vencer os croatas em Split.
Rúben Dias foi o grande herói da partida, ao marcar dois golos, e conseguiu disfarçar uma exibição pouco conseguida por parte dos comandados de Fernando Santos.
Filme do jogo
A primeira parte da partida revelou uma seleção nacional algo presa e demasiado agarrada às individualidades. A Croácia, por seu turno, até parecia não ter grandes argumentos ofensivos, mas chegou ao golo aos 29 minutos. Rúben Semedo cortou mal a bola dentro da grande área, Pasalic cruzou para Kovacic que, depois de uma primeira defesa de Rui Patrício, quebrou o nulo e abriu as contas do marcador em Split.
Os croatas ficaram moralizados e não chegaram ao segundo golo ainda na primeira parte por pura sorte. Juranović teve na cabeça, literalmente, a oportunidade de ampliar as contas, mas tentou colocar tanto a bola ao poste mais distante que acabou por falhar a baliza portuguesa.
A resposta portuguesa só chegou perto do intervalo, com um remate fortíssimo de Danilo que, porém, Handanovic defendeu a dois tempos.
Na segunda parte, surgiu uma resposta mais cabal da seleção. A Croácia ficou reduzida dez jogadores aos 49 minutos e três minutos depois chegou ao golo do empate por intermédio de Rúben Dias.
Portugal carregou no acelerador e aos 60 minutos chegou ao segundo golo num lance ferido de legalidade. Diogo Jota tocou com o braço esquerdo na bola, o árbitro nada viu e assistiu Félix para o golo da reviravolta lusa.
Com a seleção das quinas em vantagem, era previsível que o jogo estivesse perto de estar resolvido até pela questão da vantagem numérica. Mas tal não aconteceu. Apenas cinco minutos depois, a defensiva portuguesa voltou a comprometer e Kovacic bisou com um belo remate certeiro.
O jogo ficou aberto, com oportunidades numa e noutra baliza e Portugal continuava a acumular erros sucessivos. Mal a defender e pouco expedito a atacar, Fernando Santos lançou para jogo Bernardo Silva, Cancelo, Paulinho, Sérgio Oliveira e Trincão para tentar superar uma formação croata que tudo fazia para segurar o empate e não descer de divisão na Liga das Nações.
No entanto, o herói da partida morava na defesa. Em cima do apito final, Rúben Dias aproveitou uma asneira conjunta dos jogadores da Croácia para marcar, bisar e fixar o resultado final (3-2) em Split.
Por seu turno, apesar da derrota, os croatas conseguiram alcançar o objetivo de ficar na Liga A da Liga das Nações por conta da derrota da Suécia em França (2-4). São os suecos que descem de divisão.
Momento do jogo: O primeiro golo da Croácia aconteceu num momento algo inesperado e colocou Portugal a correr atrás do prejuízo.
Relato em direto
90'+3- Apito final! Portugal sofreu, mas venceu a Croácia (3-2) graças a um golo de Rúben Dias na reta final do encontro.
90'- GOOOLLLOOOO!! Rúben Dias bisa após uma asneira da Croácia e pode ter garantido a vitória (3-2) já perto do apito final!!
77'- Dupla alteração para Portugal: Saem Danilo e Jota, entram Sérgio Oliveira e Paulinho.
76'- Trincão abriu o livro, tira um croata da frente e arriscou o remate mas sem sucesso.
73'- Croácia à beira do terceiro golo! Valeu a falta de pontaria de Brekalo!
71'- Dupla alteração para Portugal: Saem Mário Rui e Félix, entram Cancelo e Bernardo Silva.
65'- GOOOLLLOOOO!! Kovacic empata a partida com um golaço ainda antes da grande área!! A assistência foi de Vlasic.
Veja aqui o golo de João Félix!
60'- GOOOLLLOOOO!! João Félix marca depois de Diogo Jota dominar a bola com o braço esquerdo. O árbitro nada assinalou e o golo vale mesmo! Está consumada a reviravolta lusa.
54'- Ronaldo (Portugal) vê o cartão amarelo por simulação.
Veja aqui o golo de Rúben Dias!
52'- GOOOLLLOOOO!! Rúben Dias estreia-se a marcar e faz o empate (1-1) na partida!! Depois de um livre direto de CR7, defendido por Handanovic, Rúben Semedo assistiu Rúben Dias para o golo do empate!
49'- Rog (Croácia) viu o segundo cartão amarelo e recebe ordem de expulsão. O jogador croata acertou em cheio no tornozelo de Cristiano Ronaldo.
48'- Rúben Dias quase empata o jogo com um cabecamento após livre indireto de João Moutinho.
46'- Substituição para Portugal: Trincão entra para o lugar de Bruno Fernandes.
46'- Recomeça a partida em Spit! A segunda parte já está em andamento!
INTERVALO
45'- Intervalo em Split! A Croácia vai vencendo Portugal (1-0) com um golo de Kovacic aos 29 minutos!
45'- Félix remata fraco para as mãos de Handanovic.
39'- Danilo obriga Handanovic a defesa apertada! Remate forte mas à figura!
37'- Que perdida de Juranović!! Tinha tudo para fazer o segundo golo da Croácia mas atirou ao lado depois de um cruzamento venenoso de Perisic.
32'- Que corte providencial de Moutinho!! A Croácia esteve à beira de ampliar a vantagem depois de uma defesa pouco esclarecida de Rui Patrício.
29'- GOOOLLLOOOO!! Kovacic quebra o nulo (1-0) e coloca a Croácia na frente do marcador! O médio do Chelsea rematou para uma primeira defesa de Rui Patrício, mas na recarga não perdoou e abriu as contas em Split. Rúben Semedo não fica isento de culpas neste lance...
27'- Corte de Rúben Semedo e canto a favor da Croácia.
23'- Cartão amarelo para Rog (Croácia).
19'- Ronaldo quase desbloqueava o marcador! Mário Rui cruzou com conta, peso e medida, mas CR7 falhou no tempo de salto e não acertou bem na bola com a cabeça.
14'- Diogo Jota atira para fora! Grande cruzamento de Bruno Fernandes, mas Jota não consegue fazer o cabeceamento nas melhores condições!
12'- Lance de muito perigo junto da baliza croata, mas os jogadores portugueses não arriscaram o remate. Ainda assim, a seleção nacional ganha um canto!
Portugal começa o jogo no habitual 4x3x3 e com Ronaldo descaído para a esquerda no ataque.
0'- Rola a bola em Split! Já se joga o Croácia-Portugal!
________________________________________________________________________________________________________________
Equipas iniciais
Croácia: Livaković; Juranovic, Lovren, Skoric e Bradaric; Rog, Kovacic e Modrid; Pasalic, Vlasic e Perisic
Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Rúben Semedo, Rúben Dias, Mário Rui; Moutinho, Danilo, Bruno Fernandes; João Félix, Cristiano Ronaldo, Jota
Antevisão
Croácia e Portugal medem forças, esta segunda-feira, em jogo da última jornada da Liga das Nações. Com a final four já fora do horizonte da seleção nacional, a partida desta noite será de maior importância para os croatas.
A seleção da Croácia precisa de ganhar para se manter na Liga A desta competição, ainda que o resultado da Suécia diante de França também entre nesta equação.
Na antevisão da partida, Fernando Santos garantiu que Portugal iria entrar em campo com o objetivo de sempre: ganhar. Ainda assim, a verdade é que nada está em jogo para a seleção das quinas a não ser honrar a camisola portuguesa.
O pontapé de saída está agendado para as 19h45 e poderá seguir, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.