Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Portugal era, é e vai continuar a ser uma das grandes equipas do mundo"

Fernando Santos quer ver "uma resposta ao mais alto nível" na visita à Croácia.

"Portugal era, é e vai continuar a ser uma das grandes equipas do mundo"
Notícias ao Minuto

16:22 - 16/11/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Fernando Santos

Fernando Santos desvalorizou, esta segunda-feira, em conferência de imprensa (onde também esteve Rúben Dias), as críticas de que foi alvo após a derrota com França, que impossibilitou o apuramento para a final four da Liga das Nações. O selecionador português garantiu, de resto, que os jogadores já viraram o foco para a deslocação à Croácia.

Fernando Santos

"Azia" após derrota com França: Todos tivemos azia, mas transportar isso não serve para nada. Temos que transportar para o jogo é a capacidade de resposta dos jogadores. Equipas de alto nível ficam sempre insatisfeitas com resultados negativos. A melhor resposta é vir um jogo rápido para mostrar que não foi mais do que um acidente de percurso. Os jogadores estão completamente focados no jogo de amanhã, com uma grande vontade de vencer, contra um grande adversário. Temos o objetivo de servir a seleção nacional. Há que dar uma resposta ao mais alto nível.

Fernando Santos jogou para o empate: Respeito todas as críticas. Agora, não tenho que concordar. Essa crítica é uma análise não séria do jogo. Se Portugal jogasse para empatar, se calhar não teria jogado como jogou. Assim como aconteceu no Campeonato da Europa que venceu, em que jogou com primeira base não sofrer golos, e depois surpreender no contra-ataque. Era uma estratégia de acordo com as nossas caraterísticas. A partir de um determinado momento, as caraterísticas dos jogadores mudaram e Portugal passou a jogar de outra forma, mas com o mesmo pensamento. Transformámos o nosso jogo mantendo a filosofia de ganhar todos os jogos, procurando o ataque em posse, construindo jogadas e tirando proveito das cataterísticas dos jogadores. Isto tem tido resultados muito bons, fomos campeões da Liga das Nações e fizemos jogos de enorme qualidade, partindo da premissa de que somos capazes de mandar no jogo. Nunca disse aos meus atletas para jogar em contra-ataque ou que o 0-0 era bom resultado. Se calhar, devia ter feito. Outra coisa é termos sido capazes. A verdade é que não fomos capazes de fazer o que tínhamos planeado. Mérito de França, algum demérito nosso. Agora, dizer que partimos para o jogo para empatar... Não nos passou pela cabeça. Estamos muito chateados porque não estamos habituados a perder. Esta equipa era, é e vai continuar a ser uma das grandes equipas do mundo, por quem todos os adversários têm um enorme respeito.

Jogar para Cristiano Ronaldo: Num jogo oficial, ninguém vai pensar em dar a marcar ao Cristiano. Nem o Cristiano gostava que isso acontecesse. Se calhar, num jogo particular, haveria essa vontade, mas isso já aconteceu em vários casos. Neste caso, isso é impossível. Ele vai marcar quando tiver que marcar, e os jogadores têm é que fazer o suficiente para ganhar.

Jogo com a Croácia para testar outros planos: Se tivéssemos ganho o outro jogo, este jogo teria um cariz um pouco diferente e isso poderia acontecer. Neste caso, haverá algumas alterações, mas não passará por isso. Passará pelo número de jogos. Vamos fazer alterações à equipa para a manter forte para ganhar o jogo.

Poucos jogadores do campeonato português convocados: É bom sinal para Portugal, porque tem jogadores nas melhores equipas mundiais. É sinal da grande qualidade dos jogadores, se não estavam todos em Portugal. Mas temos de pensar no seguinte. Acredito que o campeonato português é muito bom. As equipas portuguesas, não só se vão renovando, como também investem o dinheiro da venda dos jogadores trazendo para Portugal jogadores de qualidade. As principais equipas portuguesas trazem essa qualidade, as outras também trabalham melhor. Não somos um país com capacidade de retenção deste tipo de jogadores, com salários incomportáveis. Os clubes portugueses têm que aproveitar a extraordinária qualidade dos jogadores que têm formado.

Testar jogadores menos utilizados: Não vou revelar o onze que vai jogar. A minha ideia é ganhar, com o enorme respeito que temos pela Croácia. Com muita desilusão nossa, o objetivo não foi alcançado, mas é um jogo importantíssimo para nós. Vamos procurar vencer contra um adversário de enorme qualidade, que é vice-campeão do mundo. Sabendo que existem essas dificuldades, temos que ir com tudo o que temos. Não tenho 11 titulares e outros que estão aqui para compor o ramalhete. Tenho 22 jogadores de grande qualidade e acredito em todos.

Importância deste jogo em preparação para o Euro: É uma partida sempre importante, tal como foi com Andorra. Temos que mostrar todas as nossas capacidades, melhorando alguns aspetos. Se, contra a Croácia, repetirmos falta de agressividade e objetividade, teremos problemas, e não queremos ter. Sabemos que, se facilitarmos, teremos muitas dificuldades.

Hipóteses de Croácia no próximo Euro: É uma das melhores seleções do mundo, está no top10, e um dos melhores jogos do Euro foi o Croácia-Portugal. A equipa que passasse esse jogo teria uma grande hipótese de chegar à final, e foi o que aconteceu com Portugal.

Necessidade de jogar Liga das Nações em período de pandemia: Não me compete. Temos que a jogar, não temos outra solução. Foi preciso reorganizar os calendários, e teremos que os enfrentar.

Rúben Dias

Croácia não quer descer: É algo que lhes diz respeito. É óbvio que é uma informação importante para nós, mas a nossa interpretação é alheia a isso. Encarar o jogo para ganhar ou ganhar seria sempre a solução.

Críticas à exibição com França: Sinceramente, não vejo qualquer sentido nessa pergunta. Somos consistentes, especialmente na maneira de pensar. Não abanamos com o vento e não vamos conforme as pessoas exteriores à estrutura. Éramos, somos e seremos sempre uma equipa confiante e com muita qualidade, que quer muito ganhar. Seja qual fora  circunstância, nunca deixaremos de o ser. Quando estamos no topo, para ganhar tudo, vamos lutar contra os melhores, e aí decide-se nos detalhes. Apesar da nossa ambição extrema, faz parte do futebol não ganhar sempre. Não foi o resultado que queríamos. Jogámos contra uma equipa muito forte, e há que saber que temos sempre coisas para melhorar. Mas estamos satisfeitos. Vai servir como uma aprendizagem para o que aí vem.

Jogadores querem dar outra imagem: Sem dúvida que, quando há um mau resultado, existe algo extra dentro de nós. Somos uma equipa que quer ganhar sempre, que não gosta de perder. Quando temos um resultado menos positivo, o melhor que podemos fazer é ter um jogo logo a seguir para podermos voltar a fazer o que fazemos de melhor, que é ganhar. Será um jogo muito difícil, contra uma boa equipa, mas a nossa ambição é a mesma de sempre.

Croácia em renovação: Conhecemos bem a equipa croata, pois jogamos muito recentemente com eles. Sabemos o que é capaz de fazer e a capacidade individual dos jogadores. Temos perfeita consciência de que é uma equipa com muitos valores.

Calendário muito preenchido: Vivemos tempos difíceis por causa da pandemia, o que obrigou a muitos esforços da parte de toda a gente. Nós, jogadores, também teremos de fazer esforços. Não é fácil, devido ao monte de jogos que tiveram que se juntar para que se possa cumprir todo o calendário. Será apertado, mas, enquanto jogador, cabe-me estar disponível para todos os jogos. Não é um cenário ideal.

Antevisão

Já matematicamente impossibilitada de garantir o apuramento para a final four da Liga das Nações, face à derrota com França, a seleção portuguesa defronta, esta terça-feira, a Croácia, em Split.

Antes disso, esta segunda-feira, Fernando Santos e Rúben Dias irão passar pela sala de imprensa do Estádio Poljud, onde irão fazer a habitual antevisão ao duelo da última jornada do Grupo 3.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 15h45, a conferência de imprensa da seleção portuguesa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório