Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Leão 'destrói' o castelo e reclama a 'coroa' do campeonato

Sporting goleou o Vitória SC, por 4-0, e consolidou a liderança isolada da I Liga.

Leão 'destrói' o castelo e reclama a 'coroa' do campeonato
Notícias ao Minuto

22:22 - 07/11/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Sporting consolidou, este sábado, a liderança isolada do campeonato português, ao sair de Guimarães com uma categórica vitória sobre o Vitória SC, por 4-0, numa das mais aguardadas partidas da sétima jornada.

Pedro Gonçalves foi o homem da noite, ao marcar dois golos e ao dar a marcar outro, a Nuno Santos. O restante golo da noite pertenceu a Jovane Cabral. Os leões partem, assim, em completo descanso para a pausa para compromissos internacionais.

Pote abriu o caminho

O Sporting não se deixou intimidar pela pressão de ter de vencer para garantir a continuidade na liderança isolada, e protagonizou um arranque de jogo fulgurante. Tão fulgurante que esteve à beira de marcar… no primeiro minuto, quando um ‘tiro’ de João Mário acertou em cheio na barra.

O aviso de um leão pressionante e de tração à frente estava dado, e materializou-se apenas dez minutos depois. Pedro Gonçalves pressionou a saída do Vitória SC (uma constante durante todo o jogo), recuperou a bola e deixou-a em Nuno Santos, que atirou para o 1-0.

O golo madrugador serviu para acordar o conjunto minhoto, que, aos poucos, foi-se aproximando da baliza adversária. E esteve, inclusive, à beira de marca. Valeram, no entanto, os reflexos de Antonio Adán, a negar a igualdade a Suliman.

Mas, como quem não marca arrisca-se a sofrer, os leões dilataram a vantagem à beira do intervalo. Pedro Porro combinou bem com Sporar e cruzou atrasado para a grande área, onde Pote (sempre ele), fez o segundo golo da noite, com a ‘ajuda’ de Suliman.

‘Castelo de cartas’ desmoronou

Tal como aconteceu aquando do primeiro golo, o Vitória SC não se deixou abater pelo segundo, e partiu ‘a todo o gás’ para a segunda parte, chegando, inclusive, a marcar golo… que foi anulado, já que André André estava em posição irregular na altura do cruzamento de Ricardo Quaresma.

Os minhotos estavam mais perigosos, mas, também tal como aconteceu na primeira parte, foi o Sporting a fazer a festa. Pedro Gonçalves, o homem da noite, aproveitou um erro de Suliman para marcar após um pontapé longo de… Antonio Adán.

Daí em diante, o Sporting dominou o jogo sem grandes problemas, e conseguiu, inclusive, dilatar a vantagem. Desta feita, com um golo de Jovane Cabral, que, instantes antes, tinha entrado em campo para o lugar de Nuno Santos.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 19 pontos e reforça a liderança isolada do campeonato nacional, com quatro pontos de vantagem sobre o Benfica, que tem duelo marcado com o Sporting de Braga. Já o Vitória SC é quarto, com dez pontos.

Momento do jogo: O Vitória SC reagiu bem ao golo encaixado logo aos 11 minutos, e somou algumas boas oportunidades para chegar ao empate. O golo de Pedro Gonçalves, aos 43 minutos, acabou, no entanto, por ajudar o Sporting a ‘respirar’ um pouco melhor.

Acompanhamento

90' - Apito final em Guimarães. O Sporting derrota o Vitória SC, por 4-0, graças aos golos de Pedro Gonçalves (bis), Nuno Santos e Jovane Cabral.

80' - Mais alterações no Sporting. Entra Daniel Bragança e Gonzalo Plata, sai Pedro Porro e Pedro Gonçalves.

74' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Jovane Cabral 'bailou' na grande área e atirou para o 4-0.

73' - O que acaba de desperdiçar Tiago Tomás! Completamente isolado, o jovem avançado permitiu a defesa a Bruno Varela.

68' - Responde João Henriques. O treinador do Vitória SC retira Poha e Marcus Edwards, e lança Miguel Luís e Rochinha.

67' - Volta a mexer Rúben Amorim. Entram Tiago Tomás e Jovane Cabral, saem Sporar e Nuno Santos.

66' - Esteve à vista o golo do Vitória SC! Ricardo Quaresma, de trivela, atirou ligeiramente acima do alvo.

58' - Rúben Amorim mexe pela primeira vez. Entra Matheus Nunes para o lugar de João Mário.

Assim foi o bis de Pote em Guimarães

55' - GOOOOOLOOOOOOO do Sporting! É de Pedro Gonçalves, a passe... de Antonio Adán! Com um pontapé longo, o guarda-redes isolou o médio, que, cara a cara com Bruno Varela, atirou para o 3-0.

Fique com as imagens do tento anulado aos minhotos

50' - Golo anulado ao Vitória SC! André André atirou para o fundo das redes após cruzamento de Ricardo Quaresma, mas estava em posição irregular.

46' - Hugo Miguel apita. Já se joga a segunda parte do Vitória SC-Sporting.

45' - Intervalo em Guimarães. O Sporting recolhe em balneários em vantagem sobre o Vitória SC graças aos golos de Nuno Santos e Pedro Gonçalves.

Não perca as imagens do segundo golo leonino

43' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Pedro Gonçalves rematou forte, mas a bola ainda desvia em Suliman antes de encontrar o caminho para o fundo das redes.

42' - Outro cartão amarelo... Desta feita para Suliman, por falta sobre Pedro Gonçalves.

39' - Mais dois cartões amarelos. É para Pedro Porro e André André, que se 'pegaram' após um lance dividido. Antes disso, Ricardo Quaresma pediu penálti por lance dividido com Pedro Gonçalves, mas Hugo Miguel nada assinalou.

28' - Continua a pressionar o Vitória SC! Agora foi a vez de Marcus Edwards, com um remate cruzado, atirar ao lado.

24' - Contratempo para João Henriques. Mikel Agu sai lesionado, entra Pepelu.

22' - O Vitória SC esteve à beira do empate! Após bola bombeada por Ricardo Quaresma, Suliman cabeceou forte, mas à figura de Adán.

19' - Eis o primeiro aviso do Vitória SC! Ricardo Quaresma teve tempo e espaço para preparar o remate, mas, de longe, atirou muito longe do alvo.

18' - Nova oportunidade para os leões! Luís Neto cruzou e Feddal, no esforço, atirou às malhas laterais.

As imagens do golo que quebrou o nulo em Guimarães

11' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting! No seguimento de uma jogada de contra-ataque, Pedro Gonçalves assistiu Nuno Santos, que, com todo o tempo do mundo, atirou para o fundo das redes.

8' - Polémica na grande área do Vitória SC. O Sporting pediu penálti por suposta mão de Mumin, mas, após ouvir o VAR, Hugo Miguel nada assinalou.

7' - Mais uma oportunidade para o Sporting! Após erro do Vitória SC, Sporar recebeu a bola na grande área, virou e atirou a centímetros da baliza.

3' - Aí está o primeiro cartão amarelo do jogo. É para Mikel, por derrubar Nuno Santos quando o avançado partia para o contra-ataque.

Assim foi o 'disparo' de João Mário à trave

1' - Cheirou a golo em Guimarães! João Mário, com um grande remate, acertou em cheio na barra. 

0' - Rola a bola em Guimarães. Já se joga o Vitória SC-Sporting.

0' - Ultimam-se os preparativos para o apito inicial no estádio Dom Afonso Henriques

0' - As equipas já aqueceram no relvado e ouvem agora as últimas instruções dos seus treinadores.

'Onzes'

Vitória SC: Bruno Varela; SackoMuminSulimanMensahMikelPoha, André André; Quaresma, Marcus Edwards e Bruno Duarte.

Sporting: Adán; Pedro Porro, Luís Neto, CoatesFeddal, Nuno Mendes; João Palhinha, João Mário; Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Sporar.

Antevisão

A liderança isolada do Sporting, conquistada há uma semana, enfrenta, este sábado, um 'teste de fogo' em Guimarães, diante do Vitória SC, naquela que é uma das mais aguardadas partidas da sétima jornada do campeonato nacional.

O conjunto verde e branco registou apenas uma vitória das últimas cinco vezes que se deslocou ao estádio D. Afonso Henriques, sendo que, das restantes quatro, empatou três (a última das quais em junho) e perdeu a outra.

Já o emblema minhoto, chegam a esta fase do campeonato na quarta posição, depois de terem vencido duas das três partidas desde a chegada de João Henriques para o lugar do demitido Tiago Mendes.

O Vitória SC-Sporting será apitado por Hugo Miguel, da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório