Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Vitória SC-Sporting: 'Trono' aguenta-se em 'castelo' traiçoeiro?

Leões lideram isolados, mas visitam, este sábado, um dos terrenos onde mais pontos desperdiçaram nas últimas temporadas.

Vitória SC-Sporting: 'Trono' aguenta-se em 'castelo' traiçoeiro?

Uma semana após conquistar a liderança isolada da I Liga, graças à goleada sobre o Tondela e à derrota do Benfica na visita ao Boavista, o Sporting atravessa, este sábado, um 'teste de fogo', na visita ao Vitória SC.

O estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, tem sido particularmente traiçoeiro para os leões. De tal maneira que, nas cinco últimas deslocações, apenas venceram por uma ocasião, registando uma derrota e três empates nas restantes.

Além disso, do outro lado, estará um conjunto minhoto em plena recuperação desde a chegada de João Henriques para o lugar de Tiago Mendes, que venceu dois dos três últimos jogos, perdendo apenas no dérbi com o Sporting de Braga.

Ainda assim, em Alvalade, respira-se confiança. Além da recém-conquistada liderança, a equipa orientada por Rúben Amorim vem de uma série de cinco jogos consecutivos sem qualquer derrota, e um empate com o campeão em título, FC Porto, pelo meio.

O Vitória SC-Sporting, relativo à sétima jornada do campeonato português, tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) deste sábado, e será ajuizado por Hugo Miguel.

Treinadores em discurso direto

João Henriques

Sporting é líder: Não estamos só preocupados com travar o Sporting, mas com o crescimento do Vitória, temos vindo a crescer e com pontos. Essa é nossa preocupação, sermos uma equipa mais consistente durante os 90 minutos, se o formos será mais difícil ao Sporting continuar a fazer o seu percurso.

Rúben Amorim: Não tenho dúvidas nenhumas do trabalho do treinador, já é algo que está bem identificado, dois clubes diferentes, dinâmicas e ideias muito próprias. Não há dúvidas sobre as individualidades no Sporting, com os reforços que vieram. É uma equipa forte, não sei se o Sporting mais forte dos últimos anos, vamos ver no fim.

Ricardo Quaresma: É um jogo especial, é o clube onde ele iniciou a sua carreira profissional e fez a sua formação, mas tirando isso, com 37 anos e a sua experiência, é mais um jogo na carreira dele. Ele está comprometido com o projeto e tem sido muito importante na integração dos jovens para eles crescerem. Desde que aqui cheguei, tem sido um exemplo a liderar, jogar, ajudar.

Rúben Amorim

Vitória SC: É uma equipa completamente diferente na sua forma de jogar. No ano passado o Vitória SC era muito forte ofensivamente e menos forte na defesa. Agora, parece que trocou. Tem um novo treinador que já conhecíamos a sua qualidade no Santa Clara. É uma equipa muito forte e com individualidades como o Quaresma ou Edwards que podem fazer a diferença. Vejo um jogo difícil, num campo difícil, mas o Sporting está preparado.

Até onde este Sporting pode chegar: Como é que podemos manter o primeiro lugar? Vencendo o Vitória SC. O nosso objetivo é sempre melhorar. Vamos tratar as coisas com naturalidade, seja o grupo jovem ou experiente.

Quatro vitórias fora de casa: Isso passa um pouco ao lado aos jogadores. Isso não vai mexer com a atitude da equipa. Estamos bem classificados à sexta jornada, mas ainda estamos no início.

Últimos 'onzes'

Vitória SC: Bruno Varela; Ouattara, Suliman, Mumin, Mensah; Poha, André André; Maddox, Quaresma e Bruno Duarte.

Sporting: Adán; Pedro Porro, Feddal, Coates, Luís Neto, Nuno Mendes; João Palhinha, João Mário; Pedro Gonçalves, Tiago Tomás e Sporar.

Últimos resultados

Vitória SC: E-V-V-D-V

Sporting: V-E-V-V-V

Ausências

Vitória SC: Matheus Mascarenhas, Bisseck, Wakaso, Amoah e Lyle Foster (lesionados).

Sporting: Antunes e Bruno Tabata (lesionados).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório