Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

"Sporting reforçou-se bem, já alguns reforços do Benfica são assim assim"

Romeu, ex-médio de Benfica e Sporting, fez uma análise à situação atual do campeonato e à maneira como os dois clubes de Lisboa se reforçaram no último mercado de verão.

"Sporting reforçou-se bem, já alguns reforços do Benfica são assim assim"

O Sporting lideram o campeonato nacional, de forma isolada, ao cabo de seis jornadas, com 16 pontos, mais um do que o rival Benfica.

Para fazer uma análise do que está a suceder no topo da classificação, o Desporto ao Minuto decidiu partir à conversa com Romeu, ex-médio de águias e leões, que começou por dizer que "ninguém ganha ou perde campeonatos com apenas seis jornadas e as contas só se fazem no fim".

Para depois deixar uma ressalva das críticas que começam a surgir na direção do timoneiro do Benfica: "Se Jesus for campeão vai dizer-se que tudo foi bem feito e programado da melhor forma. É muito cedo para tirar ilações seja de quem for", acrescentou o ex-internacional português, atualmente com 66 anos.

"Este início de campeonato tem sido bastante atípico até porque estamos a atravessar uma pandemia o que tem prejudicado imenso o trabalho das equipas. Tem havido altos e baixos, por isso não é muito fácil fazer uma análise competente do que os clubes têm feito, daí que assistimos a resultados menos esperados", complementou Romeu, antes de falar sobre o impacto negativo da ausência de adeptos no estádio, nomeadamente na casa dos três 'grandes'. 

"A massa adepta dá uma consistência diferente aos jogadores, quer a nível de incentivo, como também nos níveis de concentração. O jogador dispersa-se mais. Não deixa de ser verdade que as equipas ditas mais pequenas conseguem fazer resultados que, com adeptos nos estádios, provavelmente, não atingiram na casa dos ditos 'maiores'".

Já noutra parte da conversa, Romeu começou por enumerar algumas das razões que ajudam a explicar, para já, a liderança verde e branca deste campeonato.

"Há uma maior compreensão e uma ação de intervenção junto dos seus jogadores mais adequada. O Sporting tem lidado melhor com esta situação pandémica e Rúben Amorim tem sido bastante perspicaz nas suas análises. Ele própria aconselha os seus jogadores a não ler jornais e tem a inteligência de os retirar dos holofotes mediáticos. O sucesso deste Sporting começa no treinador e os resultados estão à vista". E Romeu não retira os leões da 'pole position' pelo título nacional.

"O Sporting será sempre um candidato ao título, apesar de já não se apresentar com esse propósito, de uns anos a esta parte, todavia tem sempre de ser levado em linha de conta. A excelência do trabalho de Rúben Amorim e a fórmula da juventude em que ele aposta tem criado uma filosofia de vitória no clube". 

O ex-futebolista explanou depois a sua análise para os reforços que chegaram neste verão a Alvalade. "O Sporting fez aquisições muito bem conseguidas e foi buscar reforços que acrescentaram um enorme 'plus' à equipa. O clube de Alvalade está a montar uma grande equipa para o futuro". Todavia, e comparando com o outro clube da Segunda Circular, Romeu já deixa algumas críticas na política de contratações. 

"O facto de ir buscar o Jesus implica automaticamente um forte investimento na contratação de jogadores. Jesus para onde vai tem de contratar e tem de servir para o modelo de jogo que ele quer implementar. Mas Jesus teve uma ajuda soberana: as eleições no clube permitiram que Luís Filipe Vieira investisse mais do que o esperado. As contratações almejadas trouxeram muito mais votos ao vigente presidente. Acredito que o Benfica fez boas contratações, outras 'assim assim', porém olho para este plantel e vejo um enorme excedente. O Benfica foi contratar jogadores para posições que já estavam ocupadas", rematou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório