Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

"Félix? Não devemos colocar a pressão de ser o sucessor de Ronaldo"

Antigo treinador das águias concede entrevista ao jornal AS onde aborda o crescimento de João Félix, traçando-lhe uma reta de ascensão rumo ao topo do futebol mundial.

"Félix? Não devemos colocar a pressão de ser o sucessor de Ronaldo"
Notícias ao Minuto

08:20 - 29/10/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Bruno Lage

.Apesar de uma relativamente curta passagem pelo banco do Benfica, Bruno Lage guardará para sempre os títulos conquistados, mas também o facto de ter posto em campo e apostado num dos maiores talentos a surgir no panorama futebolístico português e internacional.

Com João Félix a parecer despontar no Atlético Madrid na sua segunda temporada, Lage foi ouvido pelo AS relativamente ao crescimento do jogador, perspetivando-lhe um futuro à medida de... João Félix.

"Não conhecia João Félix. Nunca o tinha visto jogar, mas já tinha ouvido falar dele. Disseram que ele era um menino com enorme talento. Tinha idade para jogar na filial, mas já começava a jogar na equipa principal. (...). Três meses antes de chegar ao banco do benfica, num clássico frente ao Sporting, João entrou e fez um grande golo de cabeça. Foi um cruzamento da direita e ele acertou em cheio. Isso ficou na minha cabeça. Foi um golo que levantou os adeptos no estádio. Ele também me fez levantar, pela qualidade do golo e pela altura que atingiu. Eu tenho isso gravado na minha memória", começou por referir o técnico ex-Benfica.

"Descobri um jogador extremamente talentoso e, depois de conhecê-lo, senti que deveria dar-lhe uma oportunidade e fazê-lo jogar uma série de jogos para ver se tinha nível. Todos sabem o que aconteceu. A equipa reencontrou-se com o seu jogo e com os adeptos. Fizemos história com uma segunda volta fantástica, graças aos golos e assistências de João Félix, e também ao seu talento", continuou Bruno Lage.

"Com seu talento, Félix será um dos grandes jogadores do futuro. Às vezes discutimos quem é o melhor, porque João Félix vai ser um dos grandes, uma das referências do futebol europeu e mundial. Nós em Portugal temos um grande exemplo como o Cristiano Ronaldo", perspetivou

Não precisamos estar a dizer se ele vai ser herdeiro de Cristiano ou deixar de sê-lo. O que Cristiano fez é extraordinário e João Félix tem um longo caminho a percorrer. O mais importante é que ele não tem ambição de ser o líder de nada, mas tem de continuar a evoluir para mostrar o seu potencial em todos os jogos. Se o fizer, essa questão de liderança ou de ser reconhecido mundialmente virá naturalmente. Com seu talento, a sua forma de trabalhar e sua humildade, ele tem tudo para ser uma grande referência mundial. Ele já tem a pressão de um grande clube, a de 120 milhões, a de vencer ... Não devemos colocar a pressão também de ser o sucessor do Cristiano Ronaldo", atirou Lage.

"Bola de Ouro? Claro, vendo tudo o que ele fez na terça-feira contra o Salzburg. O que ele fez é algo que somente grandes jogadores podem alcançar. E ainda tem a capacidade de continuar a evoluir no alto nível que já tem. É um grupo de dois, três, quatro jogadores que conseguem estar em um nível muito alto por muito tempo. É isso que acredito que João Félix pode fazer. Deve ter um rendimento muito alto por muito tempo. E eu insisto, creio que é isso que vai acontecer porque conheço a sua maneira de pensar. E eu sei como ele lida com a pressão. Conheço a sua forma alegre e divertida de treinar e jogar. Se aos 18 anos conseguiu ser o melhor jovem jogador do ano, em pouco tempo poderá ser candidato à Bola de Ouro", continuou o técnico luso, falando depois do preço pago pelo seu passe.

"A pressão pesa sobre ele desde que entrou para um clube profissional aos 14 ou 15 anos, quando se estreou pela primeira vez ou quando foi à seleção nacional ... O fato de custar 126 milhões não o afeta. A pressão do seu preço é a mesma que jogar pelo Benfica", sentenciou Lage..

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório