Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Leão 'come' galo à ceia e já é segundo sem companhia

Golos de Sporar, Tiago Tomás e Pedro Gonçalves à beira do apito final permitiram ao Sporting derrotar o Gil Vicente, por 3-1, em Alvalade.

Leão 'come' galo à ceia e já é segundo sem companhia
Notícias ao Minuto

23:42 - 28/10/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Ao fim de cinco jornadas, o Sporting permanece invicto na I Liga, mas não sem sofrimento. Esta quarta-feira, os leões derrotaram o Gil Vicente, por 3-1, em Alvalade, mas estiveram em desvantagem até bem perto do final.

Lucas Mineiro inaugurou o marcador no arranque do segundo tempo, e a reviravolta apenas começou a desenhar-se aos 82 minutos. Após Andraz Sporar repor a igualdade, coube a Tiago Tomás e Pedro Gonçalves selar o resultado final.

‘Congestionamento’ no eixo de Alvalade

O Gil Vicente chegou a Alvalade com a ‘lição’ bem estudada e, depois de ‘entupir’ as vias no Dragão, diante do FC Porto, onde perdeu pela margem mínima, voltou a aplicar a mesma receita contra o Sporting, em Alvalade.

A equipa orientada por Rui Almeida causou um autêntico ‘congestionamento’ no meio-campo, obrigando os homens de Rúben Amorim a jogar longo no ataque ou a explorar as faixas. Mas, nem de uma maneira, nem de outra, estes se sentiram confortáveis.

Não escassearam momentos de causar bocejo durante o primeiro tempo. De tal maneira que a melhor ocasião de perigo foi mesmo uma ameaça de… auto-golo, quando, logo ao terceiro minuto de jogo, Denis teve de se aplicar após desvio de Ygor Nogueira.

Se a produção ofensiva dos leões foi dececionante, a dos gilistas não foi muito melhor, que, com exceção de um ou outro ‘frisson’ causado por perdas de bola da defesa caseira, nunca se conseguiu aproximar da baliza à guarda de Adán.

Rúben Amorim tinha o segredo guardado no banco

A segunda parte arrancou, praticamente, com o Gil Vicente a deitar um ‘balde de água fria’ sob a cabeça dos jogadores do Sporting. Logo aos 52 minutos, Talocha cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Lucas Mineiro a desviar para o fundo das redes.

Daí em diante, os gilistas recuaram ainda mais as linhas, mas os leões, apesar de dominarem a posse da bola, não se mostraram capaz de conseguir romper a autêntica ‘teia’ montada por Rui Almeida.

Um cenário que só mudou de figura já depois dos 80, quando Andraz Sporar e Tiago Tomás, acabadinhos de sair do banco, marcaram dois golos no espaço de dois minutos e consumaram a reviravolta no marcador. Já na compensação, Pedro Gonçalves selou as contas.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 13 pontos e isola-se no segundo lugar da I Liga, a apenas dois do Benfica, que permanece líder. Já o Gil Vicente, permanece com cinco pontos e é 12.º, em igualdade com Paços de Ferreira, Belenenses SAD e Tondela.

Momento do jogo: O golo que consumou a reviravolta, aos 84 minutos, teve a assinatura de Tiago Tomás, mas parte significativa do mérito tem de ir para Daniel Bragança, que descobriu o companheiro de equipa com um passe sensacional.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting derrota o Gil Vicente, por 3-1, graças aos golos tardios de Sporar, Tiago Tomás e Pedro Gonçalves.

95+6' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting! Pedro Gonçalves sela as contas em Alvalade com um belo golo.

84' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Tiago Tomás bate Denis após um excelente passe de Daniel Bragança e completa a reviravolta em Alvalade.

82' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Sporar, foi às alturas e, depois de desvio de Nuno Santos, cabeceou para o fundo das redes e repôs a igualdade em Alvalade.

71' - Hora de os dois treinadores mexerem no jogo. Rúben Amorim troca Pedro Porro por Daniel Bragança, ao passo que Rui Almeida aposta em Claude Gonçalves por Lucas Mineiro.

As imagens do lance que gerou protestos em Alvalade

68' - Lance polémico em Alvalade! Andraz Sporar cai na grande área após lance dividido com Rodrigão. No entanto, André Narciso entendeu que o avançado procurou 'cavar' uma grande penalidade e mostrou-lhe o cartão amarelo.

67' - Rui Almeida mexe de imediato. Sai Miullen, entra Lourency.

66' - Continua o 'desfile' de cartões amarelos. Agora para Miullen, por atingir Nuno Santos na face.

64' - André Narciso mostra o cartão amarelo a Feddal e Pedro Gonçalves. O primeiro por falta sobre Samuel Lino, e o segundo por pisar Lucas Mineiro.

61' - Rúben Amorim coloca a 'carne toda no assador'. Entra Sporar e Tiago Tomás para o lugar de Luís Neto e Matheus Nunes.

60' - Mais um cartão amarelo. Agora para Luís Neto, por falta dura sobre João Afonso.

Assim foi o golo que quebrou o nulo em Alvalade

52' - GOOOOOOLOOOOOO do Gil Vicente! Após bola bombeada por Talocha para o coração da grande área, Lucas Mineiro desviou, de cabeça, para o fundo das redes à guarda de Adán.

46' - Recomeça a partida. Já se joga a segunda parte do Sporting-Gil Vicente. Rui Almeida aproveitou para mexer e lançou Leautey para o lugar de Kanya Fujimoto.

45' - Intervalo em Alvalade. Sporting e Gil Vicente recolhem aos balneários com um 'teimoso' nulo no marcador.

40' - Voltou a cheirar a golo em Alvalade! Após canto cobrado a partir da ala direita do ataque leonino, Feddal encheu o pé e 'disparou' por cima da baliza gilista.

37' - Mais um cartão amarelo. Agora, para João Afonso, por tentar retardar a cobrança de um pontapé-livre.

35' - André Narciso exibe um novo cartão amarelo. É para Denis, pelo atraso na cobrança de um pontapé de baliza.

33' - Mais uma tentativa dos leões! Agora de Pedro Gonçalves, que encheu o pé e atirou por cima do alvo.

31' - O Sporting tenta a sorte de longe. Matheus Nunes investiu no ataque e deixou a bola em Jovane Cabral, que se virou o rematou para as mãos de Denis.

25' - Primeiro minutos de muito pouco futebol em Alvalade... O Gil Vicente sobrepovoa o centro do terreno, obrigando o Sporting a jogar longo ou a sair através das alas. No entanto, nem de uma, nem de outra forma, os homens da casa conseguem criar perigo.

10' - Responde o Gil Vicente! Miullen penetrou pelo lado direito da defesa leonina e cruzou rasteiro para o coração da grande área, onde apareceu Sebastian Coates a tirar o 'pão da boca' a Kanya.

3' - O Sporting ficou à beira do primeiro golo da noite! Após canto cobrado por Nuno Mendes, um defesa gilista desviou na direção da própria baliza. Valeu uma grande estirada de Denis.

1' - O primeiro cartão amarelo do jogo demorou menos de... 40 segundos. É para João Palhinha, por 'pisão' sobre um jogador do Gil Vicente.

0' - Rola a bola em Alvalade. Já se joga o Sporting-Gil Vicente, encontro em atraso da primeira jornada da I Liga.

'Onzes'

Sporting: Adán; Pedro Porro, Luís Neto, FeddalCoates, Nuno Mendes; João Palhinha, Matheus Nunes; Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Jovane Cabral.

Gil Vicente: Denis; Joel, Nogueira, RodrigãoRúben Fernandes, Talocha; João Afonso, Lucas Mineiro; Samuel Lino, Miullen e Kanya.

Antevisão

Mais de um mês depois da data originalmente fixada (e numa escala horária particularmente tardia), Sporting e Gil Vicente medem, esta quarta-feira, forças na partida em atraso da jornada inaugural da I Liga.

Um encontro que se afigura como especialmente aliciante para os homens de Rúben Amorim, que já sabem que, pontuando, ultrapassarão o FC Porto e ascenderão à vice-liderança do campeonato nacional.

Do outro lado estará, no entanto, uma equipa orientada por Rui Almeida empenhada em colocar ponto final numa série de três jogos consecutivos sem qualquer vitória, depois de, no fim de semana passado, terem perdido pela margem mínima na visita ao FC Porto.

O Sporting-Gil Vicente joga-se em Alvalade, será apitado por André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 21h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório