Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Eleições no Benfica: Quase quatro mil sócios já votaram

Um total de 3.734 sócios do Benfica já votaram hoje nas eleições para eleger o presidente e restantes elementos dos órgãos sociais do clube, duas horas após a abertura das urnas, que ocorreu às 08:00.

Eleições no Benfica: Quase quatro mil sócios já votaram
Notícias ao Minuto

10:29 - 28/10/20 por Lusa

Desporto Sufrágio

Os dados, cuja última atualização foi feita às 10:00, duas horas após o começo da votação, foram publicados no sítio oficial do Benfica na Internet, que está a divulgar informação atualizada do ato eleitoral.

Em 2016 foram 13.257 os sócios que votaram e deram a reeleição a Luís Filipe Vieira, num ato eleitoral a que se apresentou sozinho, enquanto o recorde foi registado em 2012, num ano em que votaram 22.676 sócios e em que, além de Vieira, também Rui Rangel se apresentou a votação.

O Benfica elege hoje o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva.

As eleições, que decorrem no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, em Lisboa, entre as 08:00 e as 22:00, e em 24 casas do clube, vão definir os órgãos sociais para o quadriénio de 2020/2024, e estão entre as mais concorridas de sempre.

Na história do clube é apenas a sétima vez que concorrem três listas à liderança, e apenas não existe o recorde de quatro porque a candidatura da lista C, encabeçada por Luís Miguel David, e proposta por Bruno Costa Carvalho, se retirou.

Hoje, os benfiquistas vão escolher entre a lista A, de Luís Filipe Vieira, de 71 anos, o presidente em exercício e a pessoa com mais tempo na liderança do Benfica, há 17 anos, desde 2003, e os antigos vice-presidentes Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva.

João Noronha Lopes, de 54 anos, gestor, iniciou a participação ativa no clube ainda em 2000, quando fez parte de um movimento que impulsionou a chegada de Manuel Vilarinho à liderança, então numa fase crítica na vida do emblema lisboeta e derrotando Vale e Azevedo.

O candidato da lista B foi 'vice' de Vilarinho, e Rui Gomes da Silva (lista D), advogado e antigo ministro, de 62 anos, ex-hoquista do clube, foi 'vice' de Luís Filipe Vieira, entre 2009 e 2016, mas do qual se tornou crítico.

O sufrágio de hoje - que manterá Luís Filipe Vieira como 33.º presidente ou elegerá um 34.º, entre Noronha Lopes e Gomes da Silva - será feito por voto eletrónico, num ato antecipado em dois dias, devido à proibição de circulação de pessoas entre concelhos, como medida de combate à pandemia de covid-19.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório