Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Eleições? O que nos falta são títulos, é para isso que estamos cá"

O Benfica recebe esta segunda-feira, pelas 20h15, a equipa azul e Jorge Jesus fará, a partir das 14h00, a antevisão do encontro da 5.ª jornada.

"Eleições? O que nos falta são títulos, é para isso que estamos cá"
Notícias ao Minuto

14:32 - 25/10/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Acompanhamento

Jorge Jesus, treinador do Benfica, anteviu este domingo a partida de amanhã frente ao Belenenses SAD, prevendo uma partida difícil para a sua equipa. 

Numa longa conversa com os jornalistas, o técnico admitiu poder mudar algumas peças do seu onze para amanhã, falou sobre a braçadeira de capitão de Otamendi e ainda falou sobre as equipas que usam um sistema de três centrais, lembrando que é um dos seus sistemas preferidos.

oJá tem onze base?/ Pizzi ou Rafa: Há vários jogos em que jogaram os dois. Têm a vantagem de ser jogadores que já faziam parte do grupo. Nos primeiros jogos não mexi muito nos jogadores que já cá estavam. São jogadores que podem jogar na mesma posição. O Pizzi pode jogar na posição do Rafa, o Rafa não pode jogar na posição do Pizzi

Taarabt: Fico feliz pelo Adel ter prolongado o seu contrato. É um jogador com caracteristicas diferenciadas como segundo médio. Aqueles jogadores que jogam de área a área. Tem uma capacidade técnica muito evoluída. Está à procura do seu caminho, esteve lesionado. Amanhã vai jogar de certeza.  

Tática com três centrais: Fico contente dessas perguntas do que é o jogo e o futebol. Cresci muito nisto no que é o futebol. Lá só falam de futebol. Isso é que... Falar do jogo. Uma estrutura de três defesas foi o que fiz durante os meus primeiros anos como treinador. Sou apaixonado por esse sistema. Não é fácil de o trabalhar. Já o fizemos em cinco minutos ou dez com a entrada do Jardel. Uma das grandes percas dessa minha ideia foi a lesão do André Almeida.

BelenensesJá tive oportunidade de ver o Belenenses este ano. São muito organizados. Jogam em 3-4-3 que hoje, em Portugal, muitos treinadores estão a pôr em prática nas suas equipas. É uma equipa bem trabalhada defensivamente, o Belenenses só tem dois golos sofridos. O Petit é um antigo jogador... Vê as coisas com outros olhos. Vai ser um jogo difícil

Semana antes das eleições - Fica à porta do balneário: Eleições não tem nada que ver com o jogo. O que me parece é que quanto mais rápido acabarem as eleições melhor é para o clube. Para a equipa não muda nada, não nos falta nada. Este presidente e estrutura não nos deixa faltar nada. O que nos falta são títulos, é para isso que estamos cá. 

Calendário ajuda a criar dinâmicasNão ajuda a criar dinâmicas, mas ajuda a melhorá-las. Com os jogos conseguimos tirar lições do que podemos fazer melhor ou do que fizemos bem. Na teoria podemos desenvolver essas ideias. Se ajuda a melhorar dinâmicas, sim, mas na prática não ajuda.

Poupanças: A minha forma de pensar é nunca olhar para as minhas decisões como fazer descansar os jogadores. Os 14 meses que estive no Brasil estiveram sempre atentos à minha carreira e uma das coisas que lhes consegui ver foi que jogar de três em três dia é bom. Eles mudavam de equipa de um jogo para outro. Eu consegui mudar isso porque ganhei. Não é preciso mudar os jogadores todos. Com tantos jogos, depois do terceiro jogo, já há fatores de fadiga e já temos de ver isso. Aí vou ver um, dois ou três jogadores que estão mais carregados. O departamento médico também é muito importante para as decisões do treinador. Se amanhã mudarmos mudamos dois ou três jogadores no máximo.

Jesus diferente: Também sinto que sou diferente. A minha saída de Portugal deu-me outros conhecimentos. Não estou a falar do plano técnico e tático. Também aprendi. Abriu-me outros horizontes e perspetivas de olhar para o futebol, tanto na Arábia Saudita como no Brasil. Qualquer treinador cresce ano após ano. Houve a ideia dos treinadores com mais idade não poderem mudar. Quanto mais anos tiver de futebol melhor é. Se for bom quando é jovem, será melhor quando for mais velho. Um treinador tem de ser bom para lá do plano técnico e tático. Os anos fora de Portugal fez-me olhar para o futebol de outra maneira. Sempre vivi o futebol dia a dia. Tudo muda de um momento para outro. Todos sabemos isto. A minha chegada ao Benfica... O presidente quis um contrato de quatro anos, eu queria um... ficou em dois. O futebol é ganhar ou não ganhar, não me iludo. No momento certo vamos ver o que vai acontecer.

Críticas OtamendiÉ uma decisão minha que foi um pouco polémica, não percebo bem porque. Os adeptos têm um contexto mais emocional, eu olho para os interesses do que é a equipa de uma maneira diferente. Tenho que ver outras coisas que desportivamente são muito importantes. O Benfica tem cinco capitães de equipa. Dos cinco, dois... André Almeida saiu e o Rúben também. Fiquei com três. Tinha de incluir um capitão de equipa. Se são três eu escolho quatro. Se são cinco eu escolho mais um. Olhei para o perfil desportivo... Vertonghen foi capitão do Tottenham e da seleção. O Otamendi foi capitão do City e sub-capitão da Argentina, só. São jogadores com estatuto. Vamos jogar com o Standard Liège, se o capitão for o Otamendi, o árbitro diz assim... Um jogador do City, um jogador da seleção argentina. Tem estatuto. Tem experiência de balneário. O capitão de equipa, hoje, fala-se muito que passa muito pelos anos que tem de clube, mas não há um, há vários. Há jogadores que estão muitos anos num clube e não são capitães. Ficámos muito contente com o Bruno Fernandes ser capitão do United... está lá há dois meses. Ele é líder dentro e fora do jogo. Um capitão de equipa não é só escolhido por ter anos de clube. Isso era no tempo do Dom Afonso Henriques. Tens de ter argumentos de passado no clube, mas também outros que são muito importantes.

LuisãoO Luisão foi um dos grandes capitães que tive. Hoje trabalha na estrutura técnica da equipa, porque era um líder. Isto fala ao sentimento de todos os clubes e benfiquista, percebo que não gostem. O Otamendi já foi de outro clube rival, mas isso é uma coisa que já não existe. Temos que saber acompanhar as novas experiências de vida. Temos de estar preparados para tudo. É sempre bom ter coração. É isso que distingue, na minha opinião, as pessoas. Luisão está todo os dias com o grupo, todos os dias ao lado do meu gabinete. Estamos lado a lado. Está com os jogadores, está comigo,... Se foi escolhido para fazer parte da equipa técnica alguém o escolheu. Quem é que o escolheu? Eu. Não é para estar afastado de mim.

Benfica a crescer: Vamos para mais uma jornada, a quinta. É natural que todas as equipas vão estando mais forte. O Benfica não vai fugir à regra. O Benfica vai estar mais forte, sendo que num ou outro jogo possa não estar tão bem. É por isso que trabalhamos todos os dias. Estamos a demonstrar isso com resultados. Temos de crescer mais defensivamente. É um ponto em que me bato muito com os jogadores. É tão importante não sofrer como marcar golos. Este linha do Benfica em três semanas tudo mudou. Rúben Dias fora, André Almeida fora... tivemos de mudar os centrais e o lateral. Mexeu com os automatismo que já vínhamos a ter. Este jogo na Polónia já se notou que tenho de trabalhar a última linha.

Aniversário do estádio - momento marcante - Felizmente tive momentos muito felizes. No futebol não há só momentos felizes... Aquele que mais me marcou como treinador do Benfica foi a meia-final, o jogo que nos deu o direito de estar na final da Liga Europa, frente ao Fenerbahce, ganhámos 3-1. Estádio lotado, ambiente incrível... de tantos jogos talvez seja esse que mais me marcou.

Antevisão: Depois de somar por triunfos todos os jogos que fez na I Liga, com uma 'pausa' nas competições nacionais para vencer o Lech Poznan na Liga Europa, o Benfica recebe amanhã o Belenenses SAD em partida da 5.ª jornada.

Este domingo, pelas 14h00, Jorge Jesus fará a antevisão do dérbi lisboeta, certamente respondendo a algumas questões importantes sobre a sua equipa e que onze irá lançar.

Num encontro que se perspetiva de dificuldade para os encarnados, as águias procurarão recuperar a vantagem pontual para FC Porto e Sporting, isto depois de os rivais terem vencido as respetivas partidas de ontem frente a, respetivamente, Gil Vicente e Santa Clara.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe a conferência de imprensa do técnico.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório