Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Crise do FC Porto resolvida à boleia do 'bom gigante' Evanilson

Avançado brasileiro marcou o único golo do encontro, na sua estreia a marcar pelos campeões nacionais.

Crise do FC Porto resolvida à boleia do 'bom gigante' Evanilson
Notícias ao Minuto

22:28 - 24/10/20 por Rodrigo Querido

Desporto 5.ª Jornada

O FC Porto colocou, este sábado, um ponto final na série de três jogos seguidos sem vencer, ao derrotar, em casa, o Gil Vicente pela margem mínima, em encontro válido para a quinta jornada do campeonato.

O único golo da partida foi marcado pelo reforço de verão Evanilson, que se estreou a marcar pelos azuis e brancos.

Filme do jogo:

O encontro começou com um FC Porto a repetir o esquema tático apresentado diante do Manchester City na quarta-feira, mas sem grandes oportunidades de perigo durante os primeiros 25 minutos.

A primeira oportunidade digna de registou foi mesmo para os forasteiros aos 26 minutos. uma situação de contra-ataque gilista, de quatro contra dois, Samuel Lino perdeu-se em fintas e atirou contra Pepe. Na recarga, Léautey rematou froxo para as mãos de Marchesín.

O FC Porto respondeu de seguida por Toni Martínez. Grande trabalho de Corona na esquerda a passar por três adversários, cruzou para o cabeceamento do espanhol, mas Denis correspondeu com uma grande defesa.

De seguida, Evanilson cabeceou à trave, depois de um canto batido por Fábio Vieira, antes do brasileiro colocar mesmo a bola no fundo das redes dos gilistas aos 41 minutos. Depois de uma boa jogada de Nakajima, o japonês, que voltou a ser titular no dragões, cruzou tenso para o segundo poste onde estava o brasileiro para marcar aquele que foi o seu primeiro golo com a camisola portista.

Foi já no segundo tempo, e com os campeões nacionais a alinharem num esquema tático diferente daquele com que tinham começado o encontro, que o FC Porto teve uma oportunidade de ouro para aumentar a contagem da marca da grande penalidade.

O remate de Romário Baró bateu na mão de Ygor Nogueira, e foi marcada uma grande penalidade depois de Hélder Malheiro recorrer ao vídeo árbitro. Na cobrança do castigo máximo, Uribe atirou para defesa do brasileiro Dénis.

Minutos depois o FC Porto dispôs de duas grandes oportunidades para aumentar a contagem. Nakajima remata colocado para boa defesa de Denis, para na recarga Fábio Vieira atirar contra as pernas do adversário. Dois lances que aconteceram minutos antes dos dragões ficaram reduzidos a dez unidades.

Corria o minuto 74 do encontro quando Zaidu fez uma falta mais dura sobre Zaidu. Hélder Malheiro não teve dúvidas em mostrar o segundo amarelo ao internacional nigeriano e respetivo cartão vermelho. Até final, os campeões nacionais foram-se aguentando com menos uma unidade, e o Gil Vicente não conseguiu chegar ao golo que lhe permitisse sair com pontos do Dragão.

Com este resultado, o FC Porto aproxima-se do líder Benfica, que ainda não jogou, e reforça a segunda posição com 10 pontos, a dois do primeiro lugar. O Gil Vicente é décimo classificado, com menos um jogo realizado, e soma cinco pontos conquistados.

Momento do jogo: Bela jogada de Nakajima que cruzou tenso para o cabeceamento certeiro de Evanilson - já havia atirado à trave - e que deu os três pontos aos campeões nacionais.

Minuto a minuto:

90+8' - Termina o encontro.

90+6' - Cartão amarelo para Sérgio Conceição por protestos.

90+1' - Marega lançado em jogo para os minutos finais. Sai Corona.

90' - Sete minutos de compensação.

85' - Cartão amarelo para João Afonso.

84' - Gil Vicente faz alterações. Sai Joel e entra Fujimoto.

83' - Nova mudança no FC Porto Sai Fábio Vieira e entra Sérgio Oliveira.

80' - Perigo para o FC Porto. Canto batido por Talocha, e Lucas Mineiro aparece a desviar perto da baliza de Marchesín.

78' - Dupla alteração no FC Porto. Saem Evanilson e Nakajima e entram Sarr e Taremi.

74' - Pepe vê amarelo por protestos.

74' - Zaidu vê o segundo amarelo por falta dura sobre Joel e é expulso.

73' - Cartão amarelo para Nakajima.

70' - Dupla alteração no Gil Vicente. Saem Claude Gonçalves e Léautey para as entradas de Lucas Mineiro e Renan.

68' - Duas grandes oportunidades para o FC Porto aumentar a contagem. Nakajima remata colocado para boa defesa de Denis, para na recarga Fábio Vieira atirar contra as pernas do adversário.

67' - Outra vez Fábio Vieira. Remate de longa distância do médio passa perto do poste.

66' - Nakajima faz o passe atrasado para Fábio Vieira, mas o remate do médio é desviado por Rúben Fernandes.

62' - Alteração no Gil Vicente. Sai Lourency e entra Baraye.

Confira o vídeo do lance

59' - Defende Denis a grande penalidade! Guardião adivinha o lado para o qual vai bater Uribe e afasta a bola.

58' - Cartão amarelo por Ygor Nogueira pela mão na bola dentro da área.

57' - Confirma-se a grande penalidade para o FC Porto.

56' - Hélder Malheiro vai ver as imagens do VAR.

55' - Lance de possível penálti para o FC Porto. Remate de Baró no interior da área desvia na mão de Ygor Nogueira dentro da área.

52' - FC Porto mudou o esquema com que se apresentou no ínicio do jogo. Dragões jogam agora em 4x2x3x1, com Romário Baró (direita), Corona (esquerda) e Nakajima ao meio.

47' - Lourency tentou servir Leautey na área, mas Marchesín estava atento  e interceptou.

46' - Começa a segunda parte no Dragão.

45' - Romário Baró entra ao intervalo. Sai Toni Martínez.

45' - Termina a primeira parte!

Confira o golo de Evanilson

41' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO FC PORTO! MARCA EVANILSON! Boa jogada de Nakajima que cruza tenso para o segundo poste onde estava o brasileiro para marcar aquele que é o seu primeiro golo com a camisola portista.

34' - Gil Vicente volta a ameaçar. Samuel Lino, em boa posição, rematou acima da baliza de Marchesin.

33' - Evanilson cabeceia à trave. Fábio Vieira bate o canto, e o brasileiro surge a desviar de cabeça à barra dos gilistas.

32' - Rodrigão desvia um remate de Manafá que levava selo de golo.

30' - Uribe punido com cartão amarelo.

29' - Responde o FC Porto por Toni Martínez. Grande trabalho de Corona na esquerda a passar por três adversários, cruza para o cabeceamento do espanhol, mas Denis corresponde com uma grande defesa.

27' - Cartão amarelo para Zaidu.

26' - Grande oportunidade para o Gil Vicente inaugurar o marcador! Numa situação de contra-ataque gilista, de quatro contra dois, Samuel Lino perdeu-se em fintas e atirou contra Pepe. Na recarga, Léautey rematou froxo para as mãos de Marchesín.

19' - Manafá cruza na esquerda, mas a bola vai  diretamente para as mãos de Denis.

16' - Partida sem grandes oportunidades de golo até ao momento.

3' - Léautey testou a atenção de Marchesín com um remate de longe, mas o guarda-redes defendeu.

1' - Hélder Malheiro apita para o início do encontro.

Equipas iniciais:

Onze do FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Uribe, Fábio Vieira, Corona, Nakajima; Evanílson e Toni Martínez.

Onze do Gil Vicente: Denis; Joel, Rodrigo, João Afonso e Talocha; Samuel Lino, Lourency Rodrigues, Gonçalves e Ruben Fernandes; Leauty e Nogueira.

Antevisão: O FC Porto procura este sábado regressar às vitórias no campeonato nacional e aproximar-se do líder Benfica na receção ao Gil Vicente, em partida válida para a quinta jornada.

Com um registo de três jogos seguidos sem vencer (dois para o campeonato e um para a Liga dos Campeões), os campeões nacionais voltam a jogar no Estádio do Dragão, três semanas depois do surpreendente desaire com o Marítimo, e diante de uma equipa que ainda não perdeu no campeonato, juntamente com Benfica e Sporting, apesar de ter um jogo em atraso.

O FC Porto-Gil Vicente tem apito inicial marcado para as 20h30 e terá arbitragem Hélder Malheiro. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, em direto, todas as incidências do encontro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório