Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Gilberto: O que nos dizem os números das 'estreias' do reforço de Jesus

Lateral brasileiro tem sido opção desde a lesão, frente ao Rio Ave, de André Almeida. Mas o que nos dizem os números do reforço das águias?

Gilberto: O que nos dizem os números das 'estreias' do reforço de Jesus
Notícias ao Minuto

08:02 - 24/10/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Gilberto foi um dos muitos reforços pedidos e recebidos por Jorge Jesus no seu regresso ao Benfica. O jogador canarinho estava identificado pelo treinador luso desde a sua passagem pelo Flamengo, mas a sua afirmação na Luz foi tudo menos fácil.

Com André Almeida dono e senhor da lateral-direita, com o luso a receber, inclusivamente, rasgados elogios de Jorge Jesus, foi apenas com o azar do 'senhor ala direita' que o brasileiro teve os primeiros minutos oficiais.

Com 77 jogados frente ao Rio Ave, quando entrou para o lugar de Almeida, Gilberto foi esta quinta-feira, frente ao Lech Poznan, chamado para a sua primeira titularidade e para os primeiros 90 minutos completos. 

Olhado com alguma desconfiança após não se ter conseguido afirmar na pré-temporada, o jogador deu alguns sinais positivos, mostrando, contudo, debilidades defensivas que podem ser explicadas pela ainda notória falta de entrosamento da defensiva encarnada.

É que, se olharmos com atenção, da 'base' da temporada passada pouco resta. Rúben Dias saiu, André Almeida está lesionado, Ferro não conta e Grimaldo está a viver uma 'segunda vida' segurando a titularidade mas já a 'abanar' a caminho do banco. 

Os números de um crescimento proporcionado pelo... azar alheio

Com apenas duas partidas oficiais com a camisola das águias, o ex-Fluminense contabiliza agora um total de 167 minutos com o clube encarnado. Depois da 'estreia' inesperada frente ao Rio Ave, alinhou a totalidade do encontro da Liga Europa, somando, neste último jogo, uma assistência.

A sua percentagem de passe melhorou significativamente. No primeiro encontro tinha acertado 77,4 dos passes para companheiros, sendo que contra os polacos subiu de rendimento apresentando uma média de acerto de 83,6. 

Frente ao Rio Ave, somou três desarmes, duas faltas, uma interceção e fez dois bloqueios de remate/cruzamento, sendo, contudo, driblado em cinco ocasiões. Frente ao Lech, foi menos 'testado', fazendo dois desarmes, duas faltas e sendo ultrapassado apenas duas vezes. 

Já em termos ofensivos, como já referimos, assistiu na partida da Liga Europa, sofreu uma falta e perdeu, segundo o site WhoScored, a bola em uma ocasião. Frente aos vilacondenses, foi mais 'determinante', mas menos concreto: fez cinco dribles e sofreu dois desarmes faltosos.

Com um total de 31 passes na Liga e 37 passes na Liga Europa, apenas no encontro europeu mostrou mais vertigem vertical, conseguindo completar um cruzamento e um passe longo, algo que não tinha feito nos 77 minutos disputados nas competições nacionais. 

Concorrência ainda está a ser preparada, mas... cuidado

Agora sem concorrente direto num momento em que se espera que André Almeida demore vários meses a regressar à competição, o lateral-direito de 27 anos tem apenas Diogo Gonçalves para lutar por um lugar.

O jovem jogador encarnado, como já o admitiu o seu novo treinador, é um jogador que está a ser preparado para 'voltar atrás' no campo, estando a ganhar rotinas de defesa e a esquecer 'vícios' de extremo. 

Com Diogo Gonçalves à espera de oportunidade, o jovem jogador luso poderá ser 'arma' a lançar quando o calendário aperta, ou quando, por exemplo, o adversário pouco quer atacar e há espaço para menos preocupações defensivas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório