Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Santa Clara? Temos de chegar lá com uma arrogância positiva"

Leões viajam aos Açores, amanhã, para defrontar o Santa Clara em confronto da 5.ª jornada da I Liga.

"Santa Clara? Temos de chegar lá com uma arrogância positiva"
Notícias ao Minuto

17:19 - 23/10/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim, treinador do Sporting, fez esta sexta-feira a antevisão do jogo de amanhã frente ao Santa Clara, partida a contar para 5.ª jornada da I Liga.

Numa conferência pautada por várias questões sobre a possível saída de Vietto, o técnico verde e branco lembrou que o argentino é um jogador importante, mas que, se tiver de sair, é porque é o melhor para o clube o atleta.

Sobre o Santa Clara, o técnico anteviu uma partida difícil para os leões, dizendo que os seus jogadores precisam de melhorar alguns aspetos em termos da sua atitude em contexto de 'clube grande'.

Confira o essencial da Conferência de Imprensa do técnico.

Vietto - subida de mais um jogador jovem?: Para já, o Vietto ainda é jogador do Sporting. Todos os jogadores do Sporting em todos os escalões estão a ser avaliados. Não é fácil substituir o Vietto. A porta da equipa A está sempre aberta, mas os jogadores têm de crescer ao nível da equipa do Sporting. Esse é o requisito, não a saída de alguém.

Balanço do mercado: Era o plantel desejado? Comportamento de jogadores que não saíram e estão na B?: Já fiz a avaliação do mercado.

Excedentários: O foco é no Santa Clara e sobre esse assunto não tenho nada a acrescentar.  

Santa Clara das defesas menos batidas do campeonato: Temos, como disse, de entrar da mesma forma, ser consistentes. Temos os mesmos pontos e isso diz muito. Vai jogar sem responsabilidade, no seu estádio... É uma equipa atrevida. Tem um guarda-redes que é dos melhores a jogar com os pés. Temos de ter empenho e assumir o jogo. Temos de chegar com uma arrogância positiva. O que não pode faltar é empenho e determinação da equipa, não depende de estarmos inspirados ou não.

Nuno Mendes: Foi uma surpresa muito grande. Quando cá cheguei e olhei para eles... vi o Matheus mais maduro, o Quaresma também e pensei que o Nuno Mendes estava mais atrasado. Enganei-me. É muito adulto a jogar e agora nota-se algum cansaço. Não está habituado a este ritmo, mas é um talento. Penso que vai ser o titular da nossa seleção por muitos anos.

Vietto de saída?: O que posso confirmar é que Vietto não está na convocatória. Até ser oficial é jogador do clube. Todos os jogadores da equipa do Sporting são importante, mas por vezes levantam-se outros valores. Posso afirmar que não estará para este jogo.

Adán a substituir Max - o que sente o jogador: Eu tenho cuidado com todos os jogadores. O que fizemos foi trazer um jogador com muita experiência e para ajudar o Max e a equipa. Não damos nada de mão beijada. O que fizemos no mercado foi complementar a juventude que tínhamos. O futebol é o momento. O Adán está muito bem desde o início, o Max também... mas esteve privado de treino 15 dias. Na altura era muito cedo para perceber quem iria ser titular. Adán tem estado bem e o Max tem de fazer o trabalho dele. Tem grande nível mas ainda tem muita coisa a melhorar e será um grande guarda-redes português.

Críticas à arbitragem. 'Revolta' pelo empate é fator de motivação?: Em relação a isso, temos de a seguir ao jogo falar a quente. Na altura, falámos que nos sentimos prejudicados, mas já passou. Agora só pensamos no Santa Clara, transmiti isso aos jogadores. O resto é passado e faz parte do jogo. Se não estivermos no máximo das nossas forças e empenho, não vamos fazer um bom resultado.

Sem competições europeias, há melhores indices físicos?: As equipas estão preparadas de três em três dias. A competição ajuda, dá dinâmica ao grupo. Em termos de trabalho, podemos trabalhar o processo. O que dá vantagem, no aspeto tático. Apesar de os jogadores não estarem habituados a esse ritmo de três em três dias, os jogadores vão crescer.

Santa Clara - melhorias um mês depois?: Na parte física, tivemos a pré-época, depois tivemos alguns dias sem treinar e metade com Covid. Tivemos tempo para trabalhar e melhorámos. Com o infortúnio da Liga Europa tivemos mais tempo. Para dominar jogos ainda temos de trabalhar muito... Temos coisas boas, boas dinâmicas e bom espírito de grupo. Há um longo caminho, mas estamos no bom caminho.

Antevisão: Depois de um empate com o FC Porto na jornada passada, o Sporting viaja este sábado até aos Açores para defrontar o Santa Clara.

Após um jogo marcado por críticas à arbitragem, com um castigo para Rúben Amorim que foi expulso no último encontro, o técnico dos leões fará a antevisão do jogo, mas também abordará, certamente, algumas notícias que têm vindo a público.

Com Vietto a ser determinante no empate a dois golos com o campeão nacional, esta sexta-feira diz-se que o argentino está de saída, isto num momento em que os verde e brancos ainda tentam assentar o seu modelo de jogo fruto da chegada de diversos reforços.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe a conferência do técnico leonino.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório