Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Benfica e Sp.de Braga com perspetivas de bom arranque na Liga Europa

Encarnados viajam até à Polónia e os bracarenses recebem o AEK Atenas.

Benfica e Sp.de Braga com perspetivas de bom arranque na Liga Europa
Notícias ao Minuto

08:52 - 20/10/20 por Lusa

Desporto Liga Europa

O Benfica, que viaja à Polónia para defrontar o Lech Poznan, e o Sporting de Braga, anfitrião com público do AEK Atenas, têm perspetivas de bom arranque na fase de grupos da Liga Europa em futebol, na quinta-feira.

Os 'encarnados' deslocam-se ao reduto daquela que é, em teoria, a equipa mais frágil do Grupo D, enquanto os 'arsenalistas' recebem um conjunto grego que se afigura como o seu principal adversário na luta pelo segundo lugar do Grupo G.

Pelas 17:55 de Lisboa, o Benfica é o primeiro clube português a entrar em ação e vai a 'casa' de Pedro Tiba muito moralizado, depois do quarto triunfo em quatro jogos na I Liga, no reduto do Rio Ave (3-0), que lhe permitiu reforçar a liderança da prova.

Numa altura em que está a solidificar um 'onze', é uma incógnita se o treinador Jorge Jesus fará poupanças, até porque esta é a primeira de três semanas seguidas com Liga Europa, mas, mesmo com alterações, o Benfica terá sempre de assumir o favoritismo.

Os vice-campeões lusos enfrentam um adversário que segue no oitavo posto do campeonato polaco, após sete rondas, com metade dos pontos (oito contra 16) e menos um jogo do que líder Rakow, e acabado de perder por 2-1 no reduto do Jagiellonia.

Ainda assim, a história diz que o Benfica empatou nas duas visitas europeias à Polónia, sempre na segunda mão da primeira ronda da Taça das Taças: 1-1 com o Katowice em 1993/94, após 1-0 na Luz, e 0-0 com o Ruch Chorzow em 1996/97, depois de 5-1.

Quanto ao Lech, já conseguiu bater em casa o Sporting de Braga, em 2010/11, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, para cair em Braga por 2-0, e, em 2015/16, empatou com o Belenenses a zero nos dois jogos da fase de grupos da mesma prova.

No outro encontro do Grupo D, o Rangers, líder isolado do campeonato escocês, depois do 2-0 de sábado na casa do rival Celtic, viaja invicto a Liège, para defrontar um Standard que é quarto na Bélgica, mas a apenas um ponto do líder Clube Brugge, com o qual empatou no sábado (1-1 em casa).

Pelas 20:00, o Sporting de Braga tem o autêntico privilégio, nos tempos que correm, com a pandemia da covid-19 a não dar tréguas, de poder ter adeptos no Estádio Municipal, num total de 4.500, correspondentes a 15% da lotação.

É mais um incentivo para o conjunto comandado por Carlos Carvalhal, que, depois de entrar no campeonato com duas derrotas, encarrilou dois triunfos (4-0 em Tondela e 2-1 ao Nacional), o que lhe permitiu ganhar moral e subir a sexto da I Liga.

Os 'arsenalistas' têm ainda do seu lado o histórico de estreias na fase de grupos, já que, em cinco presenças, nunca perderam, somando quatro triunfos, todos fora, e um empate (1-1 com os belgas do Gent, em 2016/17).

O Sporting de Braga conta ainda com um registo 100% vitorioso face ao AEK de Atenas, precisamente a primeira equipa que defrontou nas taças europeias: na primeira ronda da Taça das Taças de 1966/67, venceu por 1-0 fora, com um histórico golo de Luciano, Silva, em 28 de setembro de 1966, e por 3-2 em casa.

Face a conjuntos gregos, os bracarenses só têm mais um registo, um 1-1 com o Aris Salónica na fase de grupos da Taça UEFA de 2007/08, enquanto o AEK já goleou o FC Porto (6-1 em 1978/79) e venceu uma vez o Benfica (1-0 em 2009/10), face ao qual também colecionou três desaires, dois em 2018/19.

Após cinco jornadas, o conjunto de Atenas, que conta com os portugueses Hélder Lopes, André Simões e Nélson Oliveira e no fim de semana empatou 1-1 com o PAOK, segue, com menos um jogo, no quinto lugar do campeonato grego, a seis pontos do Aris.

No Grupo E, o Leicester, com nove pontos em cinco jogos na 'Premier League', após o 0-1 com o Aston Villa, é favorito na receção ao Zorya, apenas nono no campeonato ucraniano, com seis pontos em seis jornadas.

Nos restantes agrupamentos, a Roma, de Paulo Fonseca, joga no reduto dos suíços do Young Boys, para o Grupo A, o PAOK, de Abel Ferreira, recebe os cipriotas do Omonoia, no E, e o Tottenham, de José Mourinho, é anfitrião dos austríacos do LASK, no J.

Destaque ainda para o embate entre os campeões europeus Celtic e AC Milan, do Grupo H, em Glasgow.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório