Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"O Benfica prejudicou-me e continua a prejudicar gravemente"

Presidente do Benfica falou dos processos judiciais em que está envolvido e recusou ter cometido atos ilícitos em troca de favores judiciais.

"O Benfica prejudicou-me e continua a prejudicar gravemente"
Notícias ao Minuto

11:39 - 19/10/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Luís Filipe Vieira

Na entrevista que concedeu à RTP3, o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira foi questionado sobre os diversos processos judiciais em que está envolvido.

O líder do clube da Luz garantiu que nunca cometeu atos ilícitos em troca de favores judiciais, sublinhando mesmo que o facto de estar na presidência do clube encarnado o tem prejudicado.

"Bem recentemente, por causa de tudo o que se passa na Justiça, perguntaram-se se criei um lóbi. Não criei nada, não falo com pessoas que estão no poder. A única vez que me apresentei às pessoas foi para dar a camisola do Eusébio. Nunca mais apareci. O meu poder é zero. Tenho boa relação com o presidente da Federação e com o primeiro-ministro, mas nunca me fez favor algum. É proibido dizer que sou amigo de António Costa? Qual foi o favor que o Benfica pediu? A única coisa que há é a credibilidade e trabalho", começou por dizer o líder dos encarnados, antes de falar sobre o processo Lex, em que é acusado de recebimento indevido de vantagem.

"Não ofereci nada a Rangel, vamos ser claros. Acho que a justiça funciona em Portugal. Nunca vou ser julgado por nenhum jornal ou televisão. Se não fosse presidente do Benfica, não estava metido naquilo. Nunca pedi nada ao juiz Rui Rangel. Até há uma escuta que se ouve a dizer-lhe que o acompanho ao tribunal. Não era eu que devia ao Estado, era o Estado a mim. O que se devia dizer é como é que o Estado português demora tanto a pagar. Demorei nove anos para ser ressarcido do dinheiro que lhe dei e tratei de lhe pedir. O que é que eu tinha mais para pedir ao juiz Rui Rangel? Ajudas em quê?", prosseguiu, abordando também o caso dos emails.

"Há quantos anos dura esse caso? A justiça já devia ter apresentado alguma coisa. Hoje até me disseram que os e-mails iam ser destruídos. Não deve haver nada. Acham que o Benfica não teve dos melhores planteis dos últimos anos em Portugal? Ganhámos quatro campeonatos seguidos... Era preciso pedir favores a árbitros? Os e-mails deram possibilidades a outras coisas muito mais graves. Todos os que se diziam benfiquistas foram afastados da arbitragem. O caso dos e-mails prejudicou o Benfica. Sofri 12 anos com um caso chamado Mantorras. Eu falava do Apito Dourado, aparecia o Mantorras. 12 anos depois, o caso foi arquivado. Tenho a minha consciência completamente tranquila. Os meus filhos e a minha mulher conhecem-me. Sou incapaz de subornar quem quer que seja. A justiça vai julgar-me, já que me acusaram. Até o meu filho foi envolvido. Já me viraram ao contrário 10 vezes seguidas", atirou.

Luís Filipe Vieira recusou ainda a ideia de que o Benfica é escudo protetor nos casos judiciais em que está envolvido.

"O Benfica nunca me protegeu em nada, pelo contrário. O Benfica prejudicou-me e continua a prejudicar gravemente. A inveja neste país é tramada. Um indivíduo com a quarta classe revolucionou aquele clube, até o futebol português. Há gente que tem inveja daquilo que eu fiz. Se eu não tivesse aparecido no Benfica, não tinha havido a construção do estádio. Eu sei do que falo", concluiu.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório