Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Uma dupla que promete: As notas do Rio Ave-Benfica

Clube da Luz somou a quarta vitória seguida em outros tantos jogos e lidera de forma isolada o campeonato nacional, com cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado FC Porto.

Uma dupla que promete: As notas do Rio Ave-Benfica
Notícias ao Minuto

08:04 - 19/10/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

O Benfica foi a Vila do Conde mostrar o porquê de ser o atual líder (isolado) da I Liga. Um triunfo por 3-0 sobre o Rio Ave não deixou dúvidas quanto à superioridade da equipa encarnada nos Arcos. Waldschmidt (2) e Gabriel marcaram os golos do conjunto orientado por Jorge Jesus, que referiu no final do jogo que estava satisfeito, mas que ainda é preciso melhorar.

É verdade que o Rio Ave foi presa fácil durante toda a partida e é verdade também que o primeiro golo logo aos seis minutos condicionou, e muito, a estratégia da equipa de Mário Silva. Contudo, o que é certo é que o Benfica foi dono e senhor do jogo, em praticamente todos os momentos, e alcançou algo que nos últimos 20 anos só tinha acontecido uma vez: quatro vitórias nas quatro primeiras jornadas. Desde 2002/03, com Jesualdo Ferreira, que as águias não alcançavam este registo.

Além disso, há que salientar um outro registo: o Benfica é líder isolado com 12 pontos e tem o melhor ataque do campeonato. São já 13 golos marcados o que dá uma média de 3,25 golos por jogo.

Quanto ao Rio Ave não tem tantos motivos para sorrir. Os vilacondenses somam apenas 3 pontos na I Liga e igualou o pior arranque de campeonato dos últimos nove anos.

Figura do jogo: Luca Waldschmidt marcou os dois primeiros golos e já leva quatro na sua conta pessoal. Darwin Nuñez não marcou, mas ofereceu um ao avançado alemão, e já leva quatro assistências de águia ao peito. Foram dois jogadores importantes no resultado final da partida e parecem cada vez mais funcionar melhor na frente de ataque. Destacamos Waldschmidt como a figura pelos tentos apontados, mas realçamos também o trabalho desta dupla que promete fazer a cabeça em água dos defesas adversários durante toda a temporada.

Surpresa: Gabriel alinhou ao lado de Pizzi no meio-campo do Benfica e foi ele o elemento do 'miolo' mais defensivo. Cinco ações defensivas no meio-campo do Rio Ave,  quatro intercepções e oito recuperações de bola, alias, uma delas deu origem ao primeiro golo da equipa encarnada. Muito bem também na circulação de bola. É deste Gabriel que o Benfica precisa e, para coroar a exibição, o médio fez o terceiro e último golo do encontro.

Desilusão: Erros atrás de erros para Aderllan Santos. O defesa do Rio Ave quererá esquecer rapidamente esta exibição frente ao Benfica. Ou melhor... lembrá-la para não a repetir nos próximos tempos. Teve ainda sorte de ver o VAR reverter a grande penalidade cometida sobre Darwin.

Jorge Jesus: Lançou Vertonghen e não mexeu na restante equipa em relação ao último jogo. Os frutos da estratégia viram-se desde cedo e pouco há a apontar ao Benfica depois do jogo deste domingo. O técnico era um homem satisfeito no final do encontro, falou numa vitória "convincente", mas deixou claro que há ainda muito espaço a melhorar, principalmente a nível individual. 

Mário Silva: Foi provavelmente o jogo menos bem conseguido dos vilacondenses esta temporada. Nunca se percebeu muito bem qual a estratégia da equipa, até porque a mesma foi 'engolida' pelo Benfica desde cedo. Perante a superioridade do adversário, os vilacondenses não conseguiram mostrar argumentos e soube a pouco, depois da excelente exibição diante do AC Milan.

Arbitragem: Jogo marcado por vários golos anulados e um penálti revertido. O VAR quando chamado aos golos esteve bem ao anular os tentos de Waldschmidt e Darwin por fora de jogo, mas a grande penalidade cometida por Aderllan sobre Darwin deveria ter sido marcada.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório