Powered bySolverde
Disclaimer

Bayern encabeça lista de candidatos em prova só para 'gigantes'

Campeão europeu e alemão em título, vencedor da Supertaça Europeia e ainda da Taça e da Supertaça da Alemanha, o conjunto bávaro é o 'alvo a abater', numa prova que, ano após ano, tem acentuado a tendência de ser só para 'gigantes'.

Notícia

© Reuters

Lusa
17/10/2020 08:49 ‧ 17/10/2020 por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

A edição 2020/21 da Liga dos Campeões de futebol arranca na terça-feira sem grandes novidades no lote dos favoritos, desta vez encabeçados pelos alemães do Bayern Munique, detentores de 'todos' os troféus.

Campeão europeu e alemão em título, vencedor da Supertaça Europeia e ainda da Taça e da Supertaça da Alemanha, o conjunto bávaro é o 'alvo a abater', numa prova que, ano após ano, tem acentuado a tendência de ser só para 'gigantes'.

Os candidatos estão todos em Inglaterra, que apresenta o mais temível dos contingentes, Espanha, Itália e Alemanha, sendo exceção o vice-campeão em título Paris Saint-Germain, o líder do quinto país do 'ranking' da UEFA, a França.

Nas últimas 16 épocas, depois da inusitada final entre FC Porto e Mónaco, que deu o segundo título europeu aos 'dragões', o domínio dos quatro 'grandes' é absoluto (16 troféus) e, em finais, o registo é de 31 em 32, mas a exceção é o PSG.

Mesmos as meias-finais, são, praticamente, interditas para os outros clubes: em 64 presenças, 58 foram divididas entre espanhóis (21), ingleses (19), alemães (11) e italianos (sete), sendo exceções quatro gauleses (PSG, duas vezes Lyon e Mónaco) e dois holandeses (PSV Eindhoven, em 2004/05, e Ajax, em 2018/19).

Em 2020/21, prevê-se mais do mesmo e, olhando os oito grupos, é possível que nos 'oitavos' o registo seja de 16 em 18. As exceções poderão ser o PSG e um conjunto do Grupo C, o do FC Porto, único que só tem um dos quatro 'grandes', o Manchester City.

De todos, o Bayern, pelo enorme poderio mostrado até há bem pouco tempo -- a época 2019/20 só fechou em 23 de agosto, na Luz, por culpa da pandemia da covid-19 -, apresenta-se como o principal favorito à revalidação do cetro.

O treinador Hans-Dieter Flick perdeu um jogador muito importante, o médio Thiago Alcântara (rumou ao Liverpool), mas reforçou-se, nomeadamente com Leroy Sané, mas também com o regressado Douglas Costa, Bouna Sarr ou Maxim Choupo-Moting.

O polaco Robert Lewandowski, melhor marcador da última edição, com 15 golos, é a grande referência da equipa, que continua a ter Neuer, Pavard, Alaba, Davies, Kimmich, Goretzka, Tolisso, Coman, Gnabry ou o 'eterno' Müller.

A lista de candidatos a 'roubar' a 'orelhuda' aos bávaros é, porém, longa, e volta a incluir o Paris SG, que, depois da primeira final, vai querer mais: quem tem Neymar, Mbappé, Di Maria, Icardi, Marquinhos, Navas, e agora também Danilo, pode ter esse objetivo.

Entre os outros concorrentes, o principal será o Liverpool, que, depois de conseguir acabar na época passada com uma 'seca' na 'Premier League' que durava desde 1989/90, vai apostar, certamente, em recuperar o título europeu arrebatado em 2018/19.

Os 'reds' mantiveram todas as suas 'estrelas', de Alisson a Salah, passando por Alexander-Arnold, Van Dijk, Robertson, Wijnaldum, Mané ou Firmino, e acrescentaram Thiago Alcântara e também Diogo Jota, a mais recente 'estrela' do futebol luso.

O Manchester City, com Guardiola a comandar Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, o Real Madrid, de Zidane e Sergio Ramos, o FC Barcelona, de Koeman e Messi, e também de Trincão, e a Juventus, de Pirlo e Cristiano Ronaldo, estão igualmente na lista.

De fora, não podem ficar ainda o Atlético Madrid, de João Félix e Suárez, o Inter de Milão, de Conte, Lautaro e Lukaku, o Chelsea, de Lampard, Havertz e Werner, o Sevilha, de Lopetegui, o Dortmund, do prodígio Haaland, o Manchester United, de Bruno Fernandes, Cavani e Alex Telles, ou o Leipzig, de Nagelsmann e Sabitzer.

Definitivamente, tem de haver ainda 'espaço' para a Atalanta, a cativante 'squadra' de Gian Piero Gasperini, uma 'máquina' de ataque, 'movida' a Muriel, Zapata, De Roon, Pasalic, 'Papu' Gómez ou Freuler. Um conjunto que dá gosto ver jogar.

Quanto às equipas fora do 'top 4' -- mais PSG -, são 15, incluindo o campeão português FC Porto, três conjuntos da Rússia, mais dois gauleses, dois ucranianos e ainda um representante de Áustria, Grécia, Países Baixos, Dinamarca, Bélgica, Hungria e Turquia, sendo que poucos poderão sonhar com os 'oitavos'.

A edição 2020/21 vai começar um mês mais tarde do que o habitual, por culpa da pandemia de covid-19, que pode vir a ter grande influência no decorrer da prova, seja por culpa de jogadores infetados -- Cristiano Ronaldo é já vítima para a ronda inaugural - ou de eventuais jogos perdidos na 'secretaria'.

A fase de grupos decide-se no espaço de oito semanas: três consecutivas, duas de interregno e mais três de 'rajada': terça e quarta-feira (primeira jornada), 27 e 28 de outubro (segunda), 03 e 04 de novembro (terceira), 24 e 25 de novembro (quarta), 01 e 02 de dezembro (quinta) e 08 e 09 de dezembro (sexta e última).

Em relação ao formato, nenhuma alteração: oito grupos de quatro equipas, com as duas primeiras a seguirem para os oitavos e a terceira a ser relegada para a Liga Europa. A quarta diz adeus.

 

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas