Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Juventude do Sporting pode levar a nervosismo e condicionar o Clássico"

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Domingos Paciência coloca o FC Porto como favorito à vitória no Clássico diante do Sporting, e recusa a ideia de que a equipa vai sentir as ausências de Alex Telles e Danilo.

"Juventude do Sporting pode levar a nervosismo e condicionar o Clássico"

O próximo sábado reserva-nos o jogo de maior cartaz deste início de temporada e coloca frente a frente Sporting e FC Porto, num encontro a contar para a quarta jornada do campeonato nacional.

Enquanto a equipa orientada por Rúben Amorim chega a este encontro depois de uma vitória diante do Portimonense, o FC Porto entra em campo depois de uma surpreendente derrota em casa com o Marítimo e que colocou os campeões nacionais a três pontos do líder Benfica.

Com um Clássico cheio de emoções à porta, o Desporto ao Minuto falou com Domingos Paciência, antigo jogador dos azuis e brancos e treinador dos leões, que colocou a equipa orientada por Sérgio Conceição como favorita à conquista dos três pontos no encontro do próximo sábado em Alvalade.

"Temos noção do que têm sido os resultados nos Clássicos, por vezes ha surpresas. Não quer dizer que a equipa que esteja melhor vá ganhar, mas o FC Porto parte com algum favoritismo em função do que foi a época passada, por ter sido campeão e a estrutura se manter. Mas sabemos que o Sporting é uma equipa que está a consolidar-se, tem um treinador novo, e a jogar em casa irá querer naturalmente criar essas dificuldades ao FC Porto e eles já mostraram esta época que tiveram jogos bem conseguidos e podem voltar a ter", começou por dizer o antigo internacional português, apontando ainda quem, na sua opinião, pode ser decisivo no desenrolar do encontro.

"No lado do FC Porto o Marega continua a ser o jogador mais perigoso, e agora da forma que está a jogar com maior liberdade na frente é natural que seja o jogador que crie mais perigo. No lado do Sporting, o Jovane se jogar é aquele jogador que pode fazer a diferença pela qualidade que tem, mas não sei se ele irá jogar", atirou aquele que é um dos avançados com mais golos marcados em Clássicos com o Sporting

O encontro com o Sporting em Alvalade surge depois da derrota com o Marítimo do Dragão, na jornada anterior à paragem para os compromissos de seleções. Domingos Paciência recusa a ideia de que o desaire tenha retirado confiança à equipa, mas acredita que o resultado pode pesar na cabeça dos jogadores do FC Porto.

"O FC Porto tem consciência de que perdeu três pontos com o Marítimo e foi algo inesperado. Apesar de ter perdido, e é preciso dar o mérito ao Marítimo pelo que fez, o FC Porto fez um bom jogo. Errou em poucos momentos do jogo e isso ditou a sua derrota. Os jogadores e o Sérgio tem consciência daquilo que fizeram. O jogo não retira confiança, mas foi uma derrota e isso pode pesar", salientou. 

O FC Porto viveu uma reta final de mercado frenética com as saídas de Alex Telles e do capitão Danilo, mas Domingos Paciência não acredita que a estrutura da equipa de irá alterar, apesar de admitir que a formação orientada por Sérgio Conceição irá sentir mais a falta do lateral brasileiro.

"Pesar não pesa porque tirando o Alex Telles, que era o jogador que fazia a diferença no FC Porto, o Danilo não estava a ser aquele jogador que nos habituou. Acho que o FC Porto perdeu um jogador que era fundamental em termos de assistências e bolas paradas que era o Alex Telles. O FC Porto mantém a estrutura. Jogaram muitas vezes com o Danilo, e bem, e ganharam. O Sérgio não vai alterar muito a estrutura" atirou.

Domingos Paciência salienta ainda que a juventude do Sporting poderá fazer a diferença na discussão pelo resultado final em Alvalade.

"O Sporting vive esse momento que é apostar em jovens da formação e integrar jovens que chegaram pela primeira vez. Em termos de abordagem ao jogo, o FC Porto, pela experiência e os jogadores que tem, é natural que o aborde de uma forma mais confiante e segura. A juventude da equipa do Sporting pode levar a algum nervosismo e ansiedade que por vezes pode condicionar o seu jogo. É aí que reside uma percentagem de favoritismo em relação ao FC Porto", frisou o antigo treinador dos leões, que prevê uma luta a três pela disputa do título de campeão nacional, apesar de reconhecer que Benfica e FC Porto têm um plantel mais rico para enfrentar essa luta.

"Esta saída da Liga Europa dá mais tempo para consolidar uma equipa e assimilar as ideias de um treinador. É evidente que o Sporting lutará contra duas equipas muito fortes que é o caso do FC Porto e do Benfica. Isso pode não chegar porque por muito tempo que se tenha para trabalhar requer que exista qualidade na equipa. O Benfica e o FC Porto têm um plantel mais rico que o Sporting", finalizou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório