Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Sonho jogar em Inglaterra ou Espanha mas estou focado no Belenenses SAD"

Bruno Ramires reforçou o Belenenses SAD no verão e prepara-se para defrontar o Moreirense, no próximo domingo, precisamente a primeira equipa que representou em Portugal. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o médio de 26 anos revela as ambições futuras e desvenda a origem da alcunha Ramires, que começou... no Cruzeiro.

"Sonho jogar em Inglaterra ou Espanha mas estou focado no Belenenses SAD"
Notícias ao Minuto

07:59 - 16/10/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Bruno Ramires revela-se muito entusiasmado com a chegada ao Belenenses SAD e o consequente regresso ao máximo escalão do futebol português. Depois de ter estado ao serviço do Feirense na última época, o médio brasileiro rumou até ao Jamor para voltar a ser orientado por Petit, treinador com quem já se havia cruzado em Moreira de Cónegos. 

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o jogador de 26 anos não esconde a ambição de chegar a outros palcos, ao mesmo tempo que revela a origem da alcunha Ramires. E, sim, está relacionada com o internacional brasileiro Ramires, que vestiu a camisola do Benfica durante a época 2009/10 e que tantas saudades deixou por entre os adeptos encarnados.

No próximo domingo, o Belenenses SAD defronta o Moreirense, em jogo da 4.ª jornada da I Liga, e Bruno Ramires admite que se tratará de um jogo especial. Afinal de contas, o médio nascido em Salvador, no Brasil, vai defrontar a primeira equipa que representou no futebol português.

Era um sonho regressar a Portugal e fiz de tudo para que pudesse acontecer

Que balanço faz destes primeiros três jogos do Belenenses SAD, tanto a nível coletivo como individual?

Acho que fizemos um bom primeiro jogo, contra o Vitória SC, no qual estivemos bem e obtivemos um grande resultado em Guimarães. No segundo jogo também jogámos bem, mas o resultado não foi positivo. Nem sempre quem joga melhor é o vencedor. Contra o Nacional… Foi muito difícil, é sempre complicado jogar na Madeira, mas acho que estivemos bem. Acho que nestes três jogos foram muitos equilibrados em termos físicos e técnicos. As equipas estiveram muito iguais.

O Bruno já tinha estado na I Liga em 2018, com o Moreirense. Era um objetivo regressar ao máximo escalão do futebol português?

Era um objetivo, sim. Regressar a Portugal era já um objetivo antigo porque é um país do qual gosto. Gosto das pessoas, do clima, da Liga… Era um sonho regressar e fiz de tudo para que pudesse acontecer. Estou muito feliz e espero fazer uma grande época

Curiosamente, no próximo domingo, defronta o Moreirense. Será um jogo especial para si? 

Claro que sim! Vai ser um jogo especial contra um clube onde joguei e onde fiz amigos. É um clube do qual gosto e vou ter a oportunidade de reencontrar alguns dos amigos que fiz lá, mas hoje defendo outras cores, as do Belenenses SAD, e vou fazer isso com unhas e dentes. Quero conquistar os três pontos. 

Petit passa-me muitos detalhes no posicionamento e explica-me como devo gerir e conduzir o jogoComo tem sido trabalhar com o míster Petit

Trabalhar com o míster Petit está a ser muito bom. É alguém que nos ajuda bastante e que nos dá conselhos. É um míster que é aberto ao diálogo e que nos tenta ensinar um bocadinho mais todos os dias. Eu já tinha trabalhado com ele no Moreirense, onde aprendi muito. Está a ser bom trabalhar novamente com ele. Ele já foi jogador e sabe muito.

O míster Petit, tal como o Bruno, também era médio defensivo. Ele dá-lhe alguns conselhos especiais?

Como ele já foi médio defensivo, passa-me muitos detalhes no posicionamento e explica-me como devo gerir e conduzir o jogo. Eu tento sempre ouvir o que ele tem para me dizer. Ele jogou ao mais alto nível e em grandes equipas. Dá-me alguns pormenores que são importantes e que me ajudam a melhorar em cada fase do jogo. Tento guardar tudo na cabeça para fazer mais e melhor quando estou dentro de campo. 

Quais os objetivos que quer alcançar no Belenenses SAD? 

Os objetivos que eu quero alcançar é conseguir o mais rápido possível a permanência. Depois disso, quero ajudar o clube a ficar na melhor posição possível na tabela classificativa.

O que o convenceu a assinar pelo clube?

Foi, sobretudo, o projeto que me apresentaram. Também as coisas que me ofereceram para vir para aqui. Também tenho alguns amigos que já jogaram aqui e que me falaram muito bem do clube e da cidade. Gosto de desafios e aceitei. Também gostei da forma como me trataram, de como tudo foi conduzido e o facto de o mister Petit estar aqui também pesou muito na minha decisão. Fiquei muito empolgado ao vir para aqui e estou entusiasmado por ajudar o clube nesta época.

 Fico feliz por ter esta alcunha porque o Ramires é um grande jogador

No mundo do futebol é conhecido por Ramires, mas talvez nem todos saibam que Ramires é uma alcunha...

A alcunha do Ramires já vem da formação. O Ramires era um jogador que chegou ao Cruzeiro, o mesmo clube onde estava, e era um médio que fazia muitos golos na equipa A. Eu também ia fazendo alguns golos na formação e, depois, pela passada larga, pelo estilo de jogo e pela força física, deram-me essa alcunha. Nunca tive qualquer problema com isso. Aceitei, aliás, com muito carinho e ainda hoje me tratam assim. Fico feliz por ter esta alcunha porque o Ramires é um grande jogador.

Que planos e ambições tem para o futuro? 

A minha ambição começará sempre pelo Belenenses SAD em fazer uma grande época. Quero fazer grandes jogos e ter muitos minutos. A partir do momento em que um jogador está na I Liga e faz uma grande temporada, certamente todos os clubes do mundo vão estar atentos. A partir daí podem surgir algumas sondagens ou propostas. Mas primeiro, quero fazer uma grande época aqui no Belenenses SAD e depois, no futuro, sonho pisar os grandes palcos e irei em busca disso.

Imagina-se a ficar em Portugal ou pretende regressar ao Brasil dentro de alguns anos?

Neste momento só penso em ficar em Portugal e não penso em regressar ao Brasil. Ainda tenho muitos sonhos… Jogar em Inglaterra ou em Espanha, mas primeiro estou focado em ajudar o Belenenses SAD para que esta seja uma época de sucesso. Individualmente vou trabalhar muito, em cada jogo e em cada treino, para ajudar e realizar os meus sonhos.

Notícias ao MinutoBruno Ramires participou nos três jogos disputados pelo Belenenses SAD até ao momento. © Getty Images

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório