Procurar

Etíope Letensebet Gidey bate recorde do mundo dos 5.000 metros

A etíope Letensebet Gidey bateu hoje em Valência o recorde do mundo dos 5.000 metros, completando a légua em pista em 14.06,62 minutos, quase cinco segundos abaixo do anterior máximo, que durou 12 anos.

Etíope Letensebet Gidey bate recorde do mundo dos 5.000 metros
Lusa
07/10/2020 23:49 ‧ há 4 anos por Lusa

Desporto

Atletismo

O anterior recorde pertencia a outra etíope, Tirunesh Dibaba, e era de 14.11,55 minutos.

No estádio Túria, de Valência, tudo estava preparado para um 'ataque' consistente ao recorde do mundo, nomeadamente a presença de 'lebres' de excelente qualidade, como a espanhola Esther Guerrero, responsável pelo ritmo aos 1.500 metros, e a queniana Beatrice Chepkoech, a recordista mundial dos 3.000 metros obstáculos.

Desde cedo se percebeu que a corrida poderia ir mesmo para recorde do mundo, já que a passagem aos 3.000 metros foi feita sete segundos abaixo da referência.

Gidey, de apenas 22 anos, é a atual vicecampeã mundial de 10.000 metros e foi bronze no Mundial de corta-mato. É ainda a titular do recorde do mundo de 15 km em estrada.

Das outras atletas em pista, apenas a ugandesa Winnie Nanyondo concluiu a prova, quase a duas voltas da nova recordista.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si