Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Leão afogou mágoa europeia no Algarve: As notas do Portimonense-Sporting

Sporting deu uma boa resposta à eliminação da Liga Europa e venceu o Portimonense, seguindo o percurso vitorioso no campeonato.

Leão afogou mágoa europeia no Algarve: As notas do Portimonense-Sporting
Notícias ao Minuto

07:50 - 05/10/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O Sporting 'vingou-se' da desilusão europeia de quinta-feira em casa diante dos austríacos do LASK Linz e alcançou na noite de domingo um triunfo fácil no terreno do Portimonense, por 2-0, decidido logo na primeira parte da partida de encerramento da terceira jornada da I Liga.

A formação orientada por Rúben Amorim não pareceu ter ficado emocionalmente afetada pela eliminação europeia e entrou a todo o gás no Algarve com uns minutos iniciais demolidores que, de certa forma, surpreenderam o adversário que se apresentou num esquema de três defesas, nunca utilizado por Paulo Sérgio até este encontro.

Os leões marcaram dois belos golos no espaço de sete minutos através dos estreantes a marcar Nuno Mendes, aos quatro, e Nuno Santos, aos 11, e desperdiçou outras jogadas de perigo na primeira parte, mas o resultado manteve-se inalterado até final.

O Portimonense nunca se rendeu aos dois golos de desvantagem e terminou o primeiro tempo a ameaçar a baliza de Adán com duas belas jogadas que poderiam ter dado em golo. A toada manteve-se na entrada para o segundo tempo, num lance em que Feddal fez um corte importantíssimo, mas à exceção de um 'tiro' de Vaz Té nos descontos, o Portimonense raramente incomodou o espanhol até ao apito final.

Mas vamos às notas do encontro:

Figura: Grande jogo do jovem Nuno Mendes que merecia ter público nas bancadas para aplaudir a sua exibição. Brilhou no lance do primeiro golo do encontro, passando por Anzai, Maurício e Willyan antes de finalizar com o pé direito. Depois, foi fundamental num corte quando Aylton se preparava para rematar para a baliza.

Surpresa: A experiência de António Adán garantiu a baliza inviolada em mais um encontro do campeonato. Foi autor de um par de boas defesas na parte final da etapa inicial e depois no segundo tempo, evitando que o Portimonense marcasse um golo que os recolocasse na corrida pelo resultado.

Desilusão: Tiago Tomás esteve em plano de destaque no encontro com o LASK Linz, com um golo marcado, mas nesta partida esteve apagado. É verdade que esteve envolvido no lance do segundo golo dos leões, mas pouco fez nos restantes minutos em que esteve em campo.

Treinadores:

Paulo Sérgio: O técnico apostou num esquema de três centrais, algo inédito nesta edição do campeonato, e deu-se mal, como o próprio admitiu após o encontro. O Portimonense acabou surpreendido pela entrada forte do Sporting e sofreu dois golos em apenas sete minutos e que até podiam ter sido mais dado os algarvios se terem apresentados muito apáticos e a dar muitos espaços no setor defensivo. A equipa reagiu bem na ponta final da primeira parte, mas foi incapaz de marcar um golo a Adán.

Rúben Amorim: Fez algumas mexidas no onze em relação à partida da Liga Europa, mas a equipa não deixou de responder bem às ideias do técnico e prova disso são os dois golos em apenas sete minutos, e que até podiam ter sido mais não fosse algum desacerto ofensivo dos leões. Com os 'leões' a diminuírem o ritmo e a jogarem com menor intensidade depois dos dois golos marcados, o técnico mexeu já no segundo tempo, reforçando o meio-campo com Daniel Bragança, e retomou o controlo do jogo numa altura em que o Portimonense espreitava o golo que pudesse relançar a equipa no encontro.

Arbitragem:

Boa atuação da equipa de arbitragem liderada por Manuel Oliveira, sem cometer erros que influenciassem o resultado final. Ficam algumas dúvidas no golo anulado a Coates.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório