Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Mick Schumacher: O percurso do filho de uma lenda que se estreará na F1

Filho do heptacampeão mundial de Formula 1 vai estrear-se nos treinos livres do próximo Grande Prémio do Eifel, em Nürburgring, ao volante de um monolugar da Alfa Romeo. Além disso, esta quarta-feira, o alemão da academia de jovens pilotos da Ferrari vai estar em Fiorano juntamente com Callum Ilott e Robert Shwartzman a testar no monolugar de 2018 da scuderia italiana.

Mick Schumacher: O percurso do filho de uma lenda que se estreará na F1
Notícias ao Minuto

09:23 - 30/09/20 por Ruben Valente

Desporto Fórmula 1

É alemão, mas nasceu na Suíça no dia 22 de março de 1999. Mick Schumacher veio ao mundo numa altura em que o seu pai, Michael, vivia os seus verdadeiros anos de ouro na Formula 1. Depois dos títulos de 1994 e 1995, Schumacher não deu hipótese aos seus rivais e, pela Ferrari, conquistou cinco Mundiais consecutivos: 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004.

Mick, portanto, era ainda muito novo para saborear da melhor forma os títulos do pai, mas o que é certo é que cresceu habituado ao sucesso. Um sucesso que transportou para a sua ainda jovem carreira.

Os primeiros passos no karting, em 2008

Dizem que filho de peixe sabe nadar, mas a verdade é que o apelido 'Schumacher' estará sempre associado a uma pressão que nem sempre é boa. 

Talvez, por isso, Mick tenha dado os primeiros passos no karting, com nove anos, sob o nome de Mick Betsch. Para evitar comparações, pressões e possíveis problemas, Michael Schumacher e Corinna decidiram que o filho iria correr com o apelido de solteira da mãe.

Notícias ao MinutoO jovem alemão ao serviço da equipa Tony Kart© Mick Schumacher website

Tal como aconteceu com o pai, o automobilismo sempre foi a paixão de Mick e o caminho para a profissionalização começou em 2015. Durante o processo, o jovem alemão viveu de perto o drama da família Schumacher, após o acidente de Michael em 2013. Algo que toda a família, e também Mick, sempre quis manter em privado até aos dias de hoje. 

Foi já sem o olhar atento do pai que Mick Schumacher se estreou na Fórmula 4 ADAC. No seu primeiro ano, o jovem conseguiu um modesto 10.º lugar. Porém, no ano seguinte na mesma categoria, Mick foi vice-campeão, feito que alcançou igualmente na Fórmula 4 italiana. 

A consistência foi sempre uma das características na condução de Mick Schumacher. E se muitos dizem que o jovem está longe do talento do pai, a verdade é que os títulos nas categorias que antecedem a entrada na Formula 1 falam por si.

Notícias ao MinutoMick Schumacher a celebrar uma vitória na Fórmula 4 ADAC© Mick Schumacher website

Num ano, Mick adapta-se... e no seguinte convence. Foi assim na Fórmula 4 e o mesmo aconteceu na Fórmula 3. Em 2017, o jovem germânico estreou-se na categoria, que ainda se designava de Fórmula 3 europeia, e alcançou um 12.º lugar com 94 pontos.

Neste ano de 'rookie', Mick Schumacher conseguiu uma ida ao pódio, mas foi em 2018 que alcançou o seu maior feito até aqui. A correr pela equipa Prema, Mick conquistou o seu primeiro triunfo na F3 em Spa-Francorchamps. Os bons resultados continuaram a aparecer e no final foram coroados com a conquista do campeonato, dando depois o salto, em 2019, para a Fórmula 2.

Notícias ao MinutoMick foi campeão de F3 com 19 anos© Mick Schumacher website

Mais um título para coroar a entrada na F1?

Como foi hábito em grande parte do seu percurso, Mick Schumacher estreou-se na Fórmula 2 em 2019 e nesse primeiro ano sentiu algumas dificuldades, alcançando um modesto 12.º lugar com 53 pontos, apesar da vitória no Grande Prémio da Hungria.

No ano de 2020 as coisas mudaram e a sua qualidade e consistência vieram ao de cima. Em representação da equipa Prema, Mick Schumacher é neste momento o líder do campeonato com 191 pontos, mais 22 que Callum Ilott, e mais 44 que Yuki Tsunoda.

O alemão foi conseguindo bons resultados ao longo da época, vários pódios e esteve sempre à espreita da liderança do Mundial de F2. No entanto, Mick ainda não tinha conseguido uma vitória em 2020 e essa só chegou em Monza. O seu esforço e dedicação foram premiados e o jovem passou a liderar o campeonato, sendo que no último GP da Rússia voltou a saborear um triunfo que ampliou a sua vantagem nas contas gerais.

Mick tem assim nas suas mãos a capacidade de conquistar mais um importante título, antes da entrada para a Formula 1, que já parece ser cada vez mais inevitável em 2021. Ainda para mais se o alemão conquistar mesmo o título na Formula 2. A sua estreia num monolugar de F1 vai acontecer já no próximo dia 11, na Alemanha, no Grande Prémio do Eifel, em Nürburgring.

O jovem de 21 anos da Academia de pilotos da Ferrari vai conduzir o monolugar da Alfa Romeo na primeira sessão de treinos livres e a entrada para o 'grande circo' pode estar mesmo, mesmo aí à porta. E para os tempos que estão para vir, é bom que Mick não se esqueça das suas próprias palavras para que possa seguir o seu próprio trilho na categoria rainha do automobilismo.

"Correr é aquilo com que sempre sonhei. Atualmente, competir está constantemente na minha mente. É exaustivo, difícil, desafiante, complicado. É simplesmente incrível".

Notícias ao MinutoMick Schumacher em ação na F2© Getty Images

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório