Powered bySolverde
Disclaimer

Mick Schumacher: O percurso do filho de uma lenda que se estreará na F1

Filho do heptacampeão mundial de Formula 1 vai estrear-se nos treinos livres do próximo Grande Prémio do Eifel, em Nürburgring, ao volante de um monolugar da Alfa Romeo. Além disso, esta quarta-feira, o alemão da academia de jovens pilotos da Ferrari vai estar em Fiorano juntamente com Callum Ilott e Robert Shwartzman a testar no monolugar de 2018 da scuderia italiana.

Notícia

© Getty Images

Ruben Valente
30/09/2020 09:23 ‧ 30/09/2020 por Ruben Valente

Desporto

Formula 1

É alemão, mas nasceu na Suíça no dia 22 de março de 1999. Mick Schumacher veio ao mundo numa altura em que o seu pai, Michael, vivia os seus verdadeiros anos de ouro na Formula 1. Depois dos títulos de 1994 e 1995, Schumacher não deu hipótese aos seus rivais e, pela Ferrari, conquistou cinco Mundiais consecutivos: 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004.

Mick, portanto, era ainda muito novo para saborear da melhor forma os títulos do pai, mas o que é certo é que cresceu habituado ao sucesso. Um sucesso que transportou para a sua ainda jovem carreira.

Os primeiros passos no karting, em 2008

Dizem que filho de peixe sabe nadar, mas a verdade é que o apelido 'Schumacher' estará sempre associado a uma pressão que nem sempre é boa. 

Talvez, por isso, Mick tenha dado os primeiros passos no karting, com nove anos, sob o nome de Mick Betsch. Para evitar comparações, pressões e possíveis problemas, Michael Schumacher e Corinna decidiram que o filho iria correr com o apelido de solteira da mãe.

Notícias ao MinutoO jovem alemão ao serviço da equipa Tony Kart© Mick Schumacher website

Tal como aconteceu com o pai, o automobilismo sempre foi a paixão de Mick e o caminho para a profissionalização começou em 2015. Durante o processo, o jovem alemão viveu de perto o drama da família Schumacher, após o acidente de Michael em 2013. Algo que toda a família, e também Mick, sempre quis manter em privado até aos dias de hoje. 

Foi já sem o olhar atento do pai que Mick Schumacher se estreou na Fórmula 4 ADAC. No seu primeiro ano, o jovem conseguiu um modesto 10.º lugar. Porém, no ano seguinte na mesma categoria, Mick foi vice-campeão, feito que alcançou igualmente na Fórmula 4 italiana. 

A consistência foi sempre uma das características na condução de Mick Schumacher. E se muitos dizem que o jovem está longe do talento do pai, a verdade é que os títulos nas categorias que antecedem a entrada na Formula 1 falam por si.

Notícias ao MinutoMick Schumacher a celebrar uma vitória na Fórmula 4 ADAC© Mick Schumacher website

Num ano, Mick adapta-se... e no seguinte convence. Foi assim na Fórmula 4 e o mesmo aconteceu na Fórmula 3. Em 2017, o jovem germânico estreou-se na categoria, que ainda se designava de Fórmula 3 europeia, e alcançou um 12.º lugar com 94 pontos.

Neste ano de 'rookie', Mick Schumacher conseguiu uma ida ao pódio, mas foi em 2018 que alcançou o seu maior feito até aqui. A correr pela equipa Prema, Mick conquistou o seu primeiro triunfo na F3 em Spa-Francorchamps. Os bons resultados continuaram a aparecer e no final foram coroados com a conquista do campeonato, dando depois o salto, em 2019, para a Fórmula 2.

Notícias ao MinutoMick foi campeão de F3 com 19 anos© Mick Schumacher website

Mais um título para coroar a entrada na F1?

Como foi hábito em grande parte do seu percurso, Mick Schumacher estreou-se na Fórmula 2 em 2019 e nesse primeiro ano sentiu algumas dificuldades, alcançando um modesto 12.º lugar com 53 pontos, apesar da vitória no Grande Prémio da Hungria.

No ano de 2020 as coisas mudaram e a sua qualidade e consistência vieram ao de cima. Em representação da equipa Prema, Mick Schumacher é neste momento o líder do campeonato com 191 pontos, mais 22 que Callum Ilott, e mais 44 que Yuki Tsunoda.

O alemão foi conseguindo bons resultados ao longo da época, vários pódios e esteve sempre à espreita da liderança do Mundial de F2. No entanto, Mick ainda não tinha conseguido uma vitória em 2020 e essa só chegou em Monza. O seu esforço e dedicação foram premiados e o jovem passou a liderar o campeonato, sendo que no último GP da Rússia voltou a saborear um triunfo que ampliou a sua vantagem nas contas gerais.

Mick tem assim nas suas mãos a capacidade de conquistar mais um importante título, antes da entrada para a Formula 1, que já parece ser cada vez mais inevitável em 2021. Ainda para mais se o alemão conquistar mesmo o título na Formula 2. A sua estreia num monolugar de F1 vai acontecer já no próximo dia 11, na Alemanha, no Grande Prémio do Eifel, em Nürburgring.

O jovem de 21 anos da Academia de pilotos da Ferrari vai conduzir o monolugar da Alfa Romeo na primeira sessão de treinos livres e a entrada para o 'grande circo' pode estar mesmo, mesmo aí à porta. E para os tempos que estão para vir, é bom que Mick não se esqueça das suas próprias palavras para que possa seguir o seu próprio trilho na categoria rainha do automobilismo.

"Correr é aquilo com que sempre sonhei. Atualmente, competir está constantemente na minha mente. É exaustivo, difícil, desafiante, complicado. É simplesmente incrível".

Notícias ao MinutoMick Schumacher em ação na F2© Getty Images

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas