Powered bySolverde
Disclaimer

Volta a Portugal: João Rodrigues preparado para defender amarela

O ciclista João Rodrigues (W52-FC Porto) acredita estar preparado para defender o 'cetro' na Volta a Portugal, num "ano atípico", em que chegou a pensar que a prova não sairia para a estrada devido à pandemia de covid-19.

Volta a Portugal: João Rodrigues preparado para defender amarela em ano atípico

©

Lusa
26/09/2020 13:36 ‧ 26/09/2020 por Lusa

Desporto

Ciclismo

Em entrevista à agência Lusa, o vencedor da Volta a Portugal de 2019 assumiu que revalidar o título na edição especial da prova, que arranca no domingo, em Fafe, e termina em 05 de outubro, em Lisboa, será uma tarefa ainda mais difícil do que em anos anteriores.

"Este tem sido um ano atípico, a nossa preparação sofreu bastantes alterações deste ano para outros anos na Volta a Portugal. Este ano, a Volta a Portugal também é diferente, apesar de continuar com a mesma dureza, mas acho que nos conseguimos preparar da melhor forma possível, acho que estou bem preparado e todos estamos em igualdade, as forças estão boas entre nós e os rivais. No [Troféu Joaquim] Agostinho, acho que foi tudo discutido ali até ao último dia, [as forças] estão bem repartidas e acho que vai ser um bonito espetáculo", prognosticou.

Foi precisamente na prova disputada no fim de semana passado que o ciclista da W52-FC Porto sofreu uma queda, que "felizmente" não passou de um susto.

"Tenho algumas mazelas ainda no corpo, algumas escoriações, o que me dificultou bastante dormir nos primeiros dias. O ombro ainda está um pouco massacrado, tenho alguma dificuldade ainda em movê-lo, mas acho que está tudo bem. O mais importante é não ter nada partido e dar para alinhar e defender o título", descreveu, confessando que, assim que caiu, se desligou "logo da corrida" e começou "a pensar noutras coisas, porque tinha bastantes dores do impacto".

Ultrapassado o percalço pré-Volta, João Rodrigues não esconde a sua satisfação por estar de regresso, com o dorsal número 1, à prova que o consagrou como um dos talentos mais promissores do pelotão nacional, até porque, admite, houve momentos em que pensou mesmo que a Volta a Portugal iria ser adiada para 2021.

"Sinceramente, depois de a pandemia começar a aumentar, nós já estávamos à espera que pudesse vir a ser cancelada ou adiada, porque aconteceu assim noutras corridas lá fora. Claro que é frustrante depois de tanto trabalho. Aliás, isto foi o ano todo assim, porque não foi só a Volta que foi adiada, foram outras corridas. Nós preparávamo-nos para a corrida, três, quatro dias antes [diziam-nos] 'vai ser adiada'. É frustrante, porque trabalhamos, estamos longe da família, em estágios, e depois custa bastante chegar ali e não poder mostrar aquilo que trabalhamos. Torna-se duro", assumiu.

O algarvio, de 25 anos, destacou o "excelente esforço" da Federação Portuguesa de Ciclismo para que a corrida fosse para a estrada, defendendo que a realização da edição especial "vai ser mesmo importante não só este ano, mas para o ano, para a sobrevivência de algumas equipas".

Com o número de casos diários de covid-19 a aumentar em Portugal, o 'dragão' disse estar "bastante tranquilo", até porque a equipa está concentrada numa unidade hoteleira de Guimarães desde o início da semana, e a "respeitar minimamente todas as regras".

João Rodrigues reconhece, porém, que sentirá a falta de público na edição de 2020.

"Acho que é o pior desta Volta. Está a ser já bastante estranha, porque não temos o dia da apresentação, que é um espetáculo em que toda a gente gosta de estar. Mesmo quando ainda estamos no hotel, já estamos a ver as equipas e todos os atletas lá. Está a fugir um pouco do espetáculo, daquela volta a Portugal calorosa e com o público todo que costumamos ter. vai ser estranho no início, mas é assim, é a nova realidade", completou, notando que, o mais importante, é estar na prova para discuti-la e poder fazer o seu melhor.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Redes Sociais

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas