Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Tiago Tomás e Porro deram 'gás' ao leão: As notas do Sporting-Aberdeen

Leões estrearam-se na nova época em circunstâncias muito especiais, mas conseguiram o mais importante: a vitória e a qualificação para o playoff.

Tiago Tomás e Porro deram 'gás' ao leão: As notas do Sporting-Aberdeen
Notícias ao Minuto

07:55 - 25/09/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Sporting entrou na nova época com o pé direito. Depois de o jogo com o Gil Vicente, referente à 1.ª jornada da I Liga, ter sido adiado devido ao surto de Covid-19 que abalou o plantel, eis que os leões foram a jogo na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Sem Rúben Amorim e nove jogadores ausentes, por estarem infetados, os leões receberam e venceram o Aberdeen (1-0), ao mesmo tempo que marcaram duelo com LASK Linz para a próxima quinta-feira. 

Tiago Tomás, aos oito minutos, marcou o único golo do encontro no primeiro remate enquadrado do Sporting na partida em Alvalade. 

O tento solitário acaba por contar bem aquilo que se passou no jogo: os leões ficaram confortáveis na dianteira do marcador e os escoceses não tiveram arte nem engenho para fazerem estragos no último terço do terreno. 

Sem algumas figuras de relevo em campo, os protagonistas acabaram por ser algo... inesperados. Vamos a eles. 

A figura 

Tiago Tomás causou surpresa ao ser a aposta para jogar de início. Sporar ficou no banco de suplentes e aos oito minutos percebeu-se o porquê. Na primeira oportunidade para marcar, o jovem avançado de 18 anos não teve medo de encarar Lewis e assinou uma finalização de classe, colocando o Sporting na frente do marcador. 

Depois de ter dado bons sinais na pré-época, TT parece ter ganho pontos junto de Rúben Amorim e diante do Aberdeen deixou nova dose de boas indicações além do golo. Tiago Tomás é rápido, sabe fugir à marcação e até esteve perto de bisar. 

A surpresa 

Depois de uma pré-temporada abaixo das expectativas, Pedro Porro mostrou-se a bom nível na noite de ontem em Alvalade. O lateral emprestado pelo Manchester City foi uma das unidades do Sporting que melhor condição física apresentou e na retina ficaram alguns cruzamentos tensos que pediam um melhor desfecho. Poderá ter agarrado o lugar na lateral direita. 

A desilusão 

Ryan Hedges era apontado como o melhor jogador do Aberdeen, mas ficou longe de ser preponderante na partida. Em Alvalade, o médio galês esteve 'ausente' durante quase todo o encontro e só nos últimos minutos é que conseguiu assustar verdadeiramente a defensiva do Sporting com um remate fulminante que não passou longe da baliza de Adán. De resto, foram várias as más decisões tomadas ao longo do jogo e ficou evidente que, por vezes, se agarra demasiado à bola. 

Rúben Amorim/Emanuel Ferro 

A preparação do jogo terá sido da autoria de Rúben Amorim, ainda que à distância, mas o desempenho do Sporting também terá a responsabilidade de Emanuel Ferro. Foi o adjunto que esteve sempre a dar indicações aos jogadores e a decisão de querer agarrar a vantagem numa altura de quebra física não foi obra do acaso. Os escoceses tinham mais andamento, por conta dos oito jogos oficiais já disputados anteriormente, e os leões estavam apenas a fazer o primeiro. Desempenho positivo e prometedor para a nova época

Derek McInnes

Derek McInnes apenas poderá queixar-se de si próprio. O Aberdeen chegou a Alvalade com um plano e não teve outra alternativa quando o Sporting passou para a dianteira do marcador numa fase muito madrugadora. A equipa escocesa parece não ter grandes argumentos, mas a verdade é que McInnes só arriscou mais perto do apito final. 

O árbitro 

Nikola Dabanović tentou tomar as rédeas da partida e na maioria das vezes decidiu bem. O jogo também não foi fácil, diga-se, devido ao elevado número de faltas por parte das duas equipas. Noite com muito trabalho mas sem casos. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório