Dragão "curto" na ala: "Não é todos os dias que aparece um Alex Telles"

O que perde o FC Porto com a saída de Alex Telles? Foi o que fomos procurar saber junto de César Peixoto, treinador e antigo lateral-esquerdo dos dragões.

Notícia

© Getty Images

Ruben Valente
23/09/2020 08:03 ‧ 23/09/2020 por Ruben Valente

Desporto

FC Porto

A continuidade de Alex Telles no Dragão parece cada vez mais incerta. A imprensa internacional continua a gastar muita tinta com uma possível transferência do lateral brasileiro e até mesmo Sérgio Conceição já abordou a saída do camisola 13 dos azuis e brancos.

Um dos jogadores mais influentes do plantel, indiscutivelmente, o que pode perder o FC Porto com a ausência de Telles? Foi o que procurámos saber junto de César Peixoto, treinador de futebol e antigo lateral-esquerdo dos dragões.

Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Peixoto enumerou todas as razões pelas quais o FC Porto sentirá falta de Alex Telles.

"Enquanto personalidade, ele é dos mais antigos e mais influentes dentro do balneário. Está lá há algum tempo, conquistou vários títulos pelo FC Porto, é campeão nacional, é um jogador batido que não treme, e essa é uma das coisas que a equipa perde. Depois, no campo, taticamente e no que diz respeito à qualidade individual, é um jogador que evoluiu bastante, até a nível defensivo. Tem também um bom timing de subida, vai quase sempre pela certa, o que é melhor ainda. O Alex tem também uma definição no último terço acima da média, no passe, no cruzamento, assiste muitas vezes e isso é das coisas mais difíceis de encontrar num jogador", começou por referir.

"São estes jogadores que valem dinheiro, que valem golos, que valem campeonatos. Além disto, é muito bom no remate de meia distância, nas bolas paradas laterais ou frontais e nos penáltis. Há tendência para desvalorizar e achar que é fácil, mas não é. Há muitos jogadores e craques que nunca bateram ou que bateram e falharam. Ele tem uma percentagem elevadíssima de sucesso, que também advém da competência e do carácter dele. É um jogador muito equilibrado e regular, dos mais cruciais da equipa do FC Porto", sublinhou César Peixoto.

Caso Telles abandone o Dragão, Zaidu será o único lateral esquerdo do plantel. Algo que, na opinião do ex-técnico do Desportivo de Chaves, vai obrigar o FC Porto a ir ao mercado.

“Não estou a duvidar do potencial, eu acho que o Zaidu tem potencial para se afirmar, mas acho que, no imediato, é exigir demais. Há sempre jogadores que nos surpreendem, mas jogar no Santa Clara não é a mesma coisa que jogar no FC Porto. Sem estar a menosprezar, não é a mesma coisa, a exigência não é a mesma. É aqui que ele tem de crescer e também aprender as ideias e nuances de jogo do treinador. Mas sinceramente, acho que só o Zaidu para substituir o Alex Telles é curto. O FC Porto terá de ir necessariamente ao mercado, até porque não tem mais lá ninguém. O FC Porto não pode abraçar uma época com tantos jogos só com um lateral esquerdo que ainda por cima está no seu primeiro ano no clube”, referiu, deixando ainda uma certeza: "Não é uma posição fácil de colmatar e não é todos os dias que aparece um Alex Telles”.

Rúben Vinagre, jovem lateral português do Wolverhampton, tem sido um dos nomes apontados ao FC Porto e segundo César Peixoto seria uma "ótima opção".

"Gosto das capacidades técnicas do Rúben Vinagre. Acho que é um jogador com muita qualidade, um jovem com muito para evoluir, internacional nas camadas jovens de Portugal, acho que com o Zaidu e com ele, o FC Porto ficava bem servido. Acho até que o Rúben podia ser um jogador que se podia afirmar muito mais rapidamente do que o Zaidu, até porque é um jogador que vem de um contexto de Primeira Liga inglesa, onde a exigência é enorme. Seria uma ótima opção, português ainda por cima, jovem e com um potencial enorme", concluiu o treinador de 40 anos.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Arábia Saudita

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Carros clássicos

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas