Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Dragão "curto" na ala: "Não é todos os dias que aparece um Alex Telles"

O que perde o FC Porto com a saída de Alex Telles? Foi o que fomos procurar saber junto de César Peixoto, treinador e antigo lateral-esquerdo dos dragões.

Dragão "curto" na ala: "Não é todos os dias que aparece um Alex Telles"
Notícias ao Minuto

08:03 - 23/09/20 por Ruben Valente

Desporto FC Porto

A continuidade de Alex Telles no Dragão parece cada vez mais incerta. A imprensa internacional continua a gastar muita tinta com uma possível transferência do lateral brasileiro e até mesmo Sérgio Conceição já abordou a saída do camisola 13 dos azuis e brancos.

Um dos jogadores mais influentes do plantel, indiscutivelmente, o que pode perder o FC Porto com a ausência de Telles? Foi o que procurámos saber junto de César Peixoto, treinador de futebol e antigo lateral-esquerdo dos dragões.

Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Peixoto enumerou todas as razões pelas quais o FC Porto sentirá falta de Alex Telles.

"Enquanto personalidade, ele é dos mais antigos e mais influentes dentro do balneário. Está lá há algum tempo, conquistou vários títulos pelo FC Porto, é campeão nacional, é um jogador batido que não treme, e essa é uma das coisas que a equipa perde. Depois, no campo, taticamente e no que diz respeito à qualidade individual, é um jogador que evoluiu bastante, até a nível defensivo. Tem também um bom timing de subida, vai quase sempre pela certa, o que é melhor ainda. O Alex tem também uma definição no último terço acima da média, no passe, no cruzamento, assiste muitas vezes e isso é das coisas mais difíceis de encontrar num jogador", começou por referir.

"São estes jogadores que valem dinheiro, que valem golos, que valem campeonatos. Além disto, é muito bom no remate de meia distância, nas bolas paradas laterais ou frontais e nos penáltis. Há tendência para desvalorizar e achar que é fácil, mas não é. Há muitos jogadores e craques que nunca bateram ou que bateram e falharam. Ele tem uma percentagem elevadíssima de sucesso, que também advém da competência e do carácter dele. É um jogador muito equilibrado e regular, dos mais cruciais da equipa do FC Porto", sublinhou César Peixoto.

Caso Telles abandone o Dragão, Zaidu será o único lateral esquerdo do plantel. Algo que, na opinião do ex-técnico do Desportivo de Chaves, vai obrigar o FC Porto a ir ao mercado.

“Não estou a duvidar do potencial, eu acho que o Zaidu tem potencial para se afirmar, mas acho que, no imediato, é exigir demais. Há sempre jogadores que nos surpreendem, mas jogar no Santa Clara não é a mesma coisa que jogar no FC Porto. Sem estar a menosprezar, não é a mesma coisa, a exigência não é a mesma. É aqui que ele tem de crescer e também aprender as ideias e nuances de jogo do treinador. Mas sinceramente, acho que só o Zaidu para substituir o Alex Telles é curto. O FC Porto terá de ir necessariamente ao mercado, até porque não tem mais lá ninguém. O FC Porto não pode abraçar uma época com tantos jogos só com um lateral esquerdo que ainda por cima está no seu primeiro ano no clube”, referiu, deixando ainda uma certeza: "Não é uma posição fácil de colmatar e não é todos os dias que aparece um Alex Telles”.

Rúben Vinagre, jovem lateral português do Wolverhampton, tem sido um dos nomes apontados ao FC Porto e segundo César Peixoto seria uma "ótima opção".

"Gosto das capacidades técnicas do Rúben Vinagre. Acho que é um jogador com muita qualidade, um jovem com muito para evoluir, internacional nas camadas jovens de Portugal, acho que com o Zaidu e com ele, o FC Porto ficava bem servido. Acho até que o Rúben podia ser um jogador que se podia afirmar muito mais rapidamente do que o Zaidu, até porque é um jogador que vem de um contexto de Primeira Liga inglesa, onde a exigência é enorme. Seria uma ótima opção, português ainda por cima, jovem e com um potencial enorme", concluiu o treinador de 40 anos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório