Luis Suárez já não vai rumar à Juventus, mas a até há bem pouco tempo esse era um cenário em cima da mesa e o uruguaio teve, inclusive, de pedir passaporte italiano para não ser um jogador extracomunitário.
No entanto, a imprensa italiana refere, esta terça-feira, que Luis Suárez pode ter obtido a cidadania italiana por meio de um esquema de fraude internacional.
Segundo as informações prestadas pelo jornal La Reppiblica, a Guardia di Finanza encontrou irregularidades no teste de certificação de língua italiana do internacional uruguaio. A publicação destaca que o dianteiro já sabia as perguntas do teste mesmo antes de o realizar. "Basicamente, a cidadania italiana de Luis Suárez foi obtida por meio de um golpe", enfatiza a publicação.
O jornal espanhol Marca vai mais longe e cita documento oficial da polícia para garantir que foi aberta uma investigação "por irregularidades na prova de certificação da língua italiana, realizada a 17 de setembro, pelo futebolista Luis Alberto Suarez Diaz, necessária para obter a cidadania italiana".
A fraude terá sido descoberta depois de uma investigação da Guardia di Finanza e dao Ministério Público de Perugia em conjunto com os soldados da Fiamme Gialle, secção desportiva da força policial italiana, que estão a investigar a documentação na universidade da capital da Úmbria e a notificar uma série de garantias.
As investigações revelaram que as questões do exame de passaporte de Luis Suárez já tinham sido acertadas anteriormente e que as pontuações já tinham sido atribuídas antes mesmo da realização do teste.
"Das atividades investigadas depreende-se que os temas abordados no exame já eram do conhecimento do candidato e que a pontuação foi-lhe inclusivamente atribuída ainda antes da realização do teste", pode ler-se ainda no documento citado pelo jornal Marca.
*Notícia atualizada às 11h00 com novas informações
Leia Também: Pirlo fecha a porta a Suárez: "Não há tempo para conseguir passaporte"