Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

BBC junta Abramovich, Sporting e Carrilo em caso de conflito de interesse

Investigação coloca o milionário russo como estando por detrás da Leiston Holdings, uma empresa sediada nas Ilhas Virgens Britânicas.

BBC junta Abramovich, Sporting e Carrilo em caso de conflito de interesse
Notícias ao Minuto

17:54 - 21/09/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Polémica

A estação televisiva britânica BBC publica, esta segunda-feira, o resultado de uma investigação que aponta Roman Abramovich como estando por detrás da Leiston Holdings, uma empresa sediada nas Ilhas Virgens Britânicas.

A empresa em causa foi responsável pela aquisição de parte dos direitos económicos de diversos jogadores (uma prática que, entretanto, acabou por ser proibida a nível internacional em 2015), entre eles de André Carrillo.

A entidade avançou, em 2011, para a compra de 50% do passe do internacional peruano ao Alianza Lima, tendo, de seguida, "emprestado um milhão de euros ao Sporting", clube que acabaria por contratá-lo nesse mesmo ano.

O acordo em causa contemplava várias cláusulas, uma delas que obrigaria o clube de Alvalade a reembolsar a Leiston Holdings em 45% de qualquer proposta acima dos seis milhões de euros que fosse rejeitada.

Este é, de resto, apontado como o caso mais polémico, uma vez que, recorda a publicação, André Carrillo acabaria por defrontar o Chelsea, equipa detida, precisamente, por Roman Abramovich, na fase de grupos da edição 2014/15 da Liga dos Campeões.

Leiston Holdings detinha percentagens de outros jogadores do Sporting, como é o caso de Gael Etock e Valentim Viola, mas a BBC aponta o caso de André Carrillo como um de possível "conflito de interesses".

No entanto, uma porta-voz de Roman Abramovich nega qualquer tipo de "transgressão": "O facto de as transações terem sido confidenciais não significa que tivessem sido ilegais ou que houvesse uma violação das regras ou regulamentos aplicáveis na altura".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório