Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Dragão fez o que não conseguiu em 2019/20 e entra a ganhar na I Liga

Após uma época onde não conseguiu vencer o Sp. Braga, o FC Porto entra na I Liga em 2020/21 com um triunfo sobre a equipa minhota. Os golos de Sérgio Oliveira e Alex Telles garantiram os três pontos dos azuis e brancos.

Dragão fez o que não conseguiu em 2019/20 e entra a ganhar na I Liga
Notícias ao Minuto

22:58 - 19/09/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto I Liga

Resumo

Foi com vontade de mandar no jogo que o FC Porto entrou nesta primeira jornada frente ao Sp. Braga. Num sistema já habitual, Sérgio Conceição foi igual a si mesmo e repetiu uma fórmula já muito utilizada na temporada passada, com a diferença que Marega jogou mais isolado na frente de ataque dos dragões. Quanto ao Sp. Braga alinhou num 3-4-3, com Sequeira e Esgaio mais subidos, e com Abel Ruiz na frente, a fazer o papel de Paulinho, que não recuperou de lesão.

O FC Porto, como dissemos, entrou mais forte, com mais bola e a querer causar perigo desde cedo. Otávio até chegou a fazer balançar as redes, mas o golo foi anulado por posição irregular de Tecatito Corona. A equipa azul e branca dominou o primeiro quarto de hora, mas a verdade é que o Sp. Braga aprecia estar expectante e à espera da altura certa para atacar. E essa altura chegou.

Na primeira vez que Marchesín foi colocado à prova, Castro… inaugurou o marcador. Aos 21 minutos, o médio formado nos dragões finalizou uma jogada da equipa arsenalista, onde Esgaio e Sequeira também têm o seu mérito. Logo no minuto seguinte, Abel Ruiz nem deixou o FC Porto respirar e bateu Marchesín novamente. Desta feita, João Pinheiro anulou, por posição irregular do avançado do Sp. Braga.

Os comandados de Carvalhal estavam por cima e o FC Porto foi atrás do prejuízo. Conceição incentivava a equipa a chegar ao golo, que chegou já em tempo de compensação. Perdão, chegaram. Alex Telles assistiu Sérgio Oliveira para o empate e três minutos depois foi ele a consumar a reviravolta no marcador ainda antes do intervalo. Marega foi derrubado na grande área do Sp. Braga por Raúl Silva e o brasileiro não vacilou da marca dos 11 metros.

No segundo tempo, a equipa bracarense entrou determinada a chegar ao empate, mas a pontaria não era a mais afinada. Ricardo Horta perdeu a melhor oportunidade para fazer o 2-2 logo aos 49 minutos. Só com Marchesín pela frente, o camisola 21 dos minhotos atirou… para as nuvens.

Uns minutos depois, aos 53’, Abel Ruiz podia ter feito melhor depois de uma boa transição do Sp. Braga que conseguiu colocar-se em superioridade numérica em relação à defesa do FC Porto (três para dois). O conjunto orientado por Carlos Carvalhal não marcou cedo e o jogo começou a complicar-se. O técnico dos arsenalistas quis mexer e promoveu três alterações de uma assentada: Entraram André Horta, Galeno e Schettine. Era o tudo por tudo do Sp. Braga, que aos 74 minutos viu Raúl Silva ser expulso do banco de suplentes. O central já tinha sido substituído, mas viu o vermelho por protestos.

O relógio foi continuando a rodar e os campeões nacionais foram gerindo o encontro até ao final dos 90 minutos. O Sp. Braga não marcou e o FC Porto aproveitou. Mesmo antes do final ainda houve tempo para Telles sentenciar o resultado. Taremi foi derrubado na grande área bracarense por Tormena e o internacional brasileiro bisou, novamente da marca dos 11 metros. Os três pontos ficaram no Dragão com este 3-1 final.

_______________________________________________________________________________________

90+4'- FINAL DO JOGO!

90+2'- Fábio Vieira entra para o lugar de Otávio na equipa do FC Porto.

89'- GOLOOOOOO DO FC PORTO! Novamente Alex Telles a cobrar e a marcar! Está feito o 3-1 e estão praticamente garantidos os três pontos para os azuis e brancos.

88'- PENÁLTI PARA O FC PORTO! Tormena faz falta sobre Taremi e João Pinheiro assinala grande penalidade.

86'- Dupla substituição no FC Porto: Saem Marega e Uribe, entra Taremi e Loum. O avançado iraniano estreia-se com a camisola azul e branca.

79'- Cartão amarelo para David Carmo.

79'- Esgotadas as substituições no Sp. Braga: Saem Sequeira e Al Musrati, entram Iuri Medeiros e Tormena.

75' - Cartão vermelho para Raúl Silva.

74' - O FC Porto continua a tentar chegar ao terceiro e o Sp. Braga corre atrás do empate. A partida está com muita intensidade e os jogadores das duas equipas estão a dar tudo.

71'- Substituição no FC Porto: Entra Zaidu e sai Sérgio Oliveira. O ex-Santa Clara estreia-se com a camisola dos dragões.

69'- Ricardo Horta enche o pé, mas o remate de fora da área sai por cima da baliza do FC Porto.

68'- Sérgio Oliveira vê o cartão amarelo.

66'- Lance perigoso para o FC Porto! Marega aparecia isolado na área, mas valeu Matheus a sair dos postes e a afastar.

63'- O Sp. Braga tem agora mais bola e procura o empate. O FC Porto está mais retraído e a tentar utilizar a velocidade de Marega nas costas da defensiva minhota.

60'- Tripla substituição no Sp. Braga: Saem Raúl Silva, Castro e Abel Ruiz. Entra André Horta, Galeno e Schettine.

60'- Cartão amarelo para Esgaio.

56'- Pepe! Canto de Sérgio Oliveira e cabeceamento do central do FC Porto ligeiramente por cima da baliza defendida por Matheus.

53'- Boa transição do ataque do Sp. Braga que fica em superioridade númerica em relação à defesa do FC Porto (3 para 2). Abel Ruiz, no entanto, perde ligeiramente o ângulo e atira de pé esquerdo muito torto... Perde-se outra boa oportunidade.

49'- QUE PERDIDA DE RICARDO HORTA! Com tudo para marcar, no frente a frente com Marchesín, o extremo arsenalista faz o mais difícil e atira por cima da baliza do FC Porto.

46'- Recomeça a partida! Nenhum dos treinadores fez alterações nas equipas.

45+4'- Intervalo no Dragão.

45+4'- GOLOOOOOO DO FC PORTO! Alex Telles não desperdiça e consuma a cambalhota no marcador. Está feito o 2-1 para os azuis e brancos!

45+3'- PENÁLTI PARA O FC PORTO! Marega é derrubado por Raúl Silva.

45+1'- GOLOOOOOOO DO FC PORTO! SÉRGIO OLIVEIRA! Cruzamento de régua e esquadro de Alex Telles e o médio português faz o empate para os dragões. Está feito o 1-1!

41'- Sérgio Conceição é avisado por João Pinheiro. O árbitro do encontro pediu calma ao técnico portista.

37'- TECATITO! Cruzamento de Alex Telles e o mexicano no coração da área atira por cima.

35'- Remate de Sequeira, Marchesín afasta para canto!

27'- Sérgio Oliveira abre na direita em Tecatito que cruza, mas Bruno Viana faz o corte.

25'- E se o FC Porto estava por cima nos primeiros minutos, rapidamente começou a passar por dificuldades. O golo do Sp. Braga afetou, e desnorteou, a equipa de Sérgio Conceição.

22'- Abel Ruiz aparece na cara de Marchesín, remata para o fundo das redes, mas João Pinheiro invalida o lance por posição irregular do avançado arsenalista.

22'- GOLO ANULADO AO SP. BRAGA!

Fique com as imagens do 1-0

21'- GOLOOOOOO DO SP. BRAGA!!! CASTRO!! Remate potente do médio do emblema minhoto sem hipótese para Marchesín. Castro nem festejou, ele que que foi formado no FC Porto.

18'- Vai chovendo com muita intensidade no Dragão.

14'- Tecatito trabalha bem na direita, tira Raul Silva do caminho e cruza para Marega. O maliano amortece e Otávio, em esforço, atira a contar. No entanto, Corona estava em posição irregular no início do lance e João Pinheiro anula aquele que seria o primeiro golo do FC Porto na I Liga em 2020/21.

Fique com as imagens do lance

13'- GOLO ANULADO AO FC PORTO!

11'- Cartão amarelo para Bruno Viana por falta sobre Marega.

11'- Responde o Sp. Braga por Ricardo Horta. Remate do camisola do 21 dos arsenalistas por cima da baliza de Marchesín.

10'- Novamente Marega a rematar às malhas laterais! O FC Porto melhor nestes primeiros minutos.

9'- MAREGA! Avançado maliano recebe bem na área minhota, roda e atira à figura de Matheus.

8'- Livre batido por Alex Telles com Pepe a cabecear muito ao lado da baliza do Sp. Braga. Sem perigo para Matheus.

5'- Remate de Otávio esbarra em Al Musrati e Matheus agarra com relativa facilidade.

2'- Tecatito para Otávio que, já na área, toca de calcanhar para Marega, mas o maliano não consegue o remate.

1'- COMEÇA A PARTIDA!

0'- As equipas já estão no relvado do Dragão e está tudo a postos para o apito inicial do árbitro João Pinheiro.

0'- Do lado dos dragões, Sérgio Conceição apostou num onze inicial sem reforços. Já Carlos Carvalhal viu-se obrigado a abdicar de Paulinho na frente de ataque, por este se encontrar lesionado. Abel Ruiz será o titular esta noite.

0'- FC Porto e Sp. Braga já recolheram aos balneários. Faltam poucos minutos para o apito inicial.

0'- Confira os onzes de FC Porto e Sp. Braga

Antevisão: É, talvez, o jogo de maior carta desta primeira jornada. FC Porto, campeão nacional em título, e Sp Braga, terceiro classificado da época passada, defrontam-se este sábado no Estádio do Dragão a partir das 21h00.

As duas equipas querem começar da melhor maneira, ou seja, com um triunfo, mas a verdade é que o confronto do ano passado nos mostra uma clara tendência a favor dos minhotos. Foram três jogos e três vitórias para os arsenalistas.

No entanto, esta é uma nova temporada, o Sp Braga tem um novo treinador, novos jogadores, tal como o FC Porto também tem vários novos reforços, que podem já ser lançados no pontapé de saída para o campeonato. Taremi é um deles e, recorde-se, é um avançado que Carvalhal bem conhece da época passada.

FC Porto e Sp. Braga arrancam a caminhada nesta I Liga mais logo à noite, às 21h00, e poderá acompanhar as principais incidências da partida aqui em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório