Com apenas um treinador estrangeiro entre 17 portugueses -- o Tondela volta a ser exceção, virando-se agora para o espanhol Pako Ayestarán, depois do compatriota Natxo González -, a nova época conta, à semelhança dos últimos anos, com um pleno de técnicos lusos entre os três 'grandes' e somente uma novidade, embora com um certo 'déjà vu': Jorge Jesus retorna ao comando do Benfica, clube que orientou entre 2009 e 2015.
De regresso a Portugal na sequência de uma experiência de sucesso no Flamengo, onde sobressaíram as conquistas do Brasileirão e da Taça Libertadores, Jorge Jesus tem a missão de recuperar para a Luz o título nacional perdido na última época para o FC Porto. Aos 66 anos, o técnico dos 'encarnados' é o mais veterano da competição e o mais titulado, com três campeonatos no currículo (2009/10, 2013/14 e 2014/15).
No FC Porto, Sérgio Conceição inicia a quarta temporada ao comando dos 'dragões', numa experiência já coroada com dois títulos nacionais, além da Taça de Portugal. O técnico portista, de 45 anos, foi treinado por Jorge Jesus no Felgueiras, na já distante época de 1995/96, e tem agora a ambição de defender o título com êxito, após ter falhado a defesa do seu primeiro campeonato de 'azul e branco', em 2018/19.
A longa sombra de Jorge Jesus estende-se ainda a Rúben Amorim, outro antigo jogador orientado pelo experiente técnico e que carrega sobre os ombros o alto preço pago pela sua contratação e a responsabilidade de quebrar o maior jejum de sempre de títulos para o Sporting. A última vitória 'leonina' no campeonato remonta a 2002, com o romeno Lázsló Bölöni, e na temporada transata já foi igualado o hiato de 18 anos igualmente registado entre 1982 e 2000.
Outra aposta forte para a nova época é a do Sporting de Braga, que recrutou Carlos Carvalhal na sequência de uma excelente passagem pelo Rio Ave. Nascido e criado em Braga, o técnico de 54 anos tem a oportunidade de deixar uma verdadeira marca nos 'arsenalistas' -- apenas visível numa curta passagem pelo banco de suplentes em 2006/07 -, tentando elevar a ambição do clube para outro patamar.
A renovação é mesmo um dos traços mais vincados desta edição da I Liga, já que metade (nove) dos 18 clubes entram com um novo treinador nos quadros: Benfica, Sporting de Braga, Rio Ave, Vitória de Guimarães, Santa Clara, Gil Vicente, Marítimo, Boavista e Tondela.
Nesta 'dança de cadeiras' sobressaem os cinco estreantes no escalão maior do futebol português. Pako Ayestarán, de 57 anos, antigo adjunto de Quique Flores no Benfica, é o mais velho dos estreantes, ao assumir o Tondela, enquanto Luís Freire, 34 anos, é o mais jovem treinador da prova, restando ainda Rui Almeida, no Gil Vicente, Mário Silva, ao comando do Rio Ave, e Tiago Mendes, que, aos 39 anos, tem a primeira experiência como treinador principal no escalão sénior.
Em sentido inverso, FC Porto, Sporting, Famalicão, Moreirense, Paços de Ferreira, Belenenses SAD, Portimonense, Nacional e Farense mantiveram as respetivas equipas técnicas.
Contudo, a maior novidade da temporada 2020/21 estende-se a todos os clubes, literalmente, como um vírus e é um desafio inédito para os treinadores que agora iniciam uma época nestas condições.
A pandemia de covid-19 teve já um impacto significativo no calendário, atrasando sensivelmente um mês o arranque da competição, e poderá ainda ditar mais suspensões ou interrupções, em caso de degradação da situação epidemiológica em Portugal.
- Lista dos treinadores da I Liga 2020/21:
Clube Treinador
------------------------------------------------------------
FC Porto Sérgio Conceição
Benfica Jorge Jesus (ex-Flamengo, Bra)
Sporting de Braga Carlos Carvalhal (ex-Rio Ave)
Sporting Rúben Amorim
Rio Ave Mário Silva (ex-Almería, Esp)
Famalicão João Pedro Sousa
Vitória de Guimarães Tiago Mendes (ex-seleção portuguesa de sub-15)
Moreirense Ricardo Soares
Santa Clara Daniel Ramos (ex-Boavista)
Gil Vicente Rui Almeida (ex-Caen, Fra)
Marítimo Lito Vidigal (ex-Vitória de Setúbal)
Boavista Vasco Seabra (ex-Mafra)
Paços de Ferreira Pepa
Tondela Pako Ayestarán (ex-Pachuca, Mex)
Belenenses SAD Petit
Portimonense Paulo Sérgio
Nacional Luís Freire
Farense Sérgio Vieira